Como fazer seu conteúdo se destacar na internet

Criar conteúdo para internet se tornou estratégia de marketing digital para grandes marcas. Mas e para uma pequena empresa? Como fazer seu conteúdo se destacar na internet?

O marketing de conteúdo é um dos tópicos mais discutidos no mundo dos negócios hoje. Embora o seu conceito não seja nada novo, a quantidade de informação disponível na internet é praticamento infinita.

Como fazer seu conteúdo se destacar na internet

Fonte: Freepik.

Um estudo realizado em 2016 pela empresa Curata descobriu que 75% dos profissionais de marketing estão aumentando seus investimentos em conteúdo para os próximos anos. Embora pareça que todas as marcas estejam buscando criar conteúdos excepcionais, a verdade é que apenas uma pequena porcentagem deles conseguem destaque e todos estão sempre se perguntando: como fazer seu conteúdo se destacar na internet.

6 dicas de como fazer seu conteúdo se destacar na internet

1. Defina sua marca: existem milhões de empresas do mundo inteiro trabalhando para alcançar os mesmos objetivos que você. Por isso, ao fazer marketing de conteúdo, o foco deve ser mostrar o nível superior da sua empresa. Mostre que sua marca é única e porquê é melhor para os consumidores fazer negócios com você.

Antes de começar a construir sua marca junto ao seu público, é preciso ter uma ideia de como exatamente você deseja que ela seja visualizada. É importante ter uma identidade!

Uma história de marca forte, por exemplo, ajuda na identificação de princípios orientadores que afetarão todos os aspectos da sua organização, bem como o conteúdo produzido. No final das contas, sua história como marca é a base para cada novo conteúdo que você produz. Certifique-se de que esteja devidamente refletida em toda a sua estratégia de marketing digital.

Como destacar seu conteúdo na Internet

Imagem: Storyblocks

2. Escolha os canais certos: uma das regras fundamentais em marketing de conteúdo de alto desempenho é posicionar sua mensagem na frente dos olhos mais receptivos. Em outras palavras, trata-se de estar no lugar certo no momento certo. E, nos dias de hoje, há uma incrível quantidade de canais disponíveis para distribuição, cada um com sua própria rede de usuários e métodos de consumo.

Crie conteúdo especificamente orientado para os locais que seu público frequenta. Durante os estágios iniciais, isso exigirá uma boa quantidade de pesquisas e testes. Leve em conta a natureza do seu negócio e procure saber onde exatamente seus clientes-alvo estão gastando seu tempo.

Comece olhando seus concorrentes. Onde a maior parte do conteúdo deles está sendo publicado? Vale a pena experimentar vários canais de distribuição de conteúdo para encontrar os que funcionam melhor, mas fique atento quanto as fontes que lhe enviam o tráfego.

Se as redes sociais desempenham um papel importante na distribuição de conteúdo, busque por ferramentas que ajudem a acompanhar o envolvimento dos usuários em cada uma das plataformas. Ter a capacidade monitorar tudo o que está acontecendo em suas diversas contas sociais em tempo real num único lugar é fundamental para descobrir aquelas que estão funcionando melhor.

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Métricas para analisar nas mídias sociais no marketing de conteúdo

Imagem: FreePik

3. Comece educando, não vendendo: um dos princípios do marketing de conteúdo é que o objetivo não é tanto empurrar promoções e negócios, mas criar valor real para o público. A chave para conquistar uma comunidade dedicada é mostrar sua experiência e provar por quê você merece ser visto como uma autoridade.

Depois de fazer isso com sucesso, as pessoas estarão mais confortáveis em gastar dinheiro com seus produtos ou serviços. Felizmente, criar conteúdo educacional é mais fácil do que nunca. Webinars, por exemplo, são veículos incrivelmente poderosos para conectar-se com o seu público e ainda ajudar a transformar leads em clientes.

Infelizmente, a maioria dos comerciantes pensa que produzir esse tipo de conteúdo é tedioso e caro. “Educar” a clientela não é uma tarefa fácil, porém é essencial em qualquer estratégia de marketing na internet. Por isso, procure ter as melhores ferramentas e recursos para compartilhar conteúdos em todos os formatos e em todas as plataformas significativas.

Embora o aspecto de venda sempre seja uma parte crucial do mix de marketing, tudo se torna muito mais fácil quando o público confia em você e acredita que a marca está se concentrando mais em melhorar a vida dos clientes do que em fazer dinheiro.

Como fazer seu conteúdo se destacar na internet: content marketing

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4. Desenvolva uma voz única: independentemente do negócio em que você estiver e do nicho de seus produtos ou serviços, erros em sua mensagem serão mais ou menos os mesmos de seus concorrentes. Afinal, todos estão no mesmo campo e oferecendo soluções semelhantes para problemas comuns dos consumidores.

Sua capacidade de separar-se do resto, portanto, depende muito de uma voz única que você deseja desenvolver para sua marca. E desenvolver uma voz não é algo que acontece do dia para a noite: você precisará descobrir o que toca o coração do seu público e fazer um brainstorming de maneiras criativas para alcançá-los. Em última análise, a voz da sua marca é o que diferencia o seu conteúdo dos outros e pode ser decisivo em como fazer seu conteúdo se destacar na internet.

Transmissões ao vivo online para amplificar eventos offline

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5. Não jogue com segurança: quando se trata de marketing de conteúdo, é improvável que jogar com segurança possa impulsionar sua popularidade. Se você está pensando como fazer seu conteúdo se destacar na internet, você precisa sair de sua zona de conforto de vez em quando e assumir riscos. Se você não tem certeza de como fazer isso, precisa se familiarizar com a regra 70/20/10.

70% de conteúdo seguro, 20% de conteúdo surpreendente e 10% de conteúdo experimental. E é neste contexto que uma marca se torna mais ousada. Embora alguns especialistas possam argumentar que é melhor evitar problemas controversos, outros dirão que é uma maneira interessante de exibir os valores da marca e aumentar a exposição.

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Esteja consciente de que, independente da direção a tomar, é preciso ser inteligente e tático sobre isso. O objetivo é criar conteúdo que atraia a atenção das pessoas com o potencial de ser viral. Compreenda que você provavelmente receberá uma quantidade razoável de reações e precisa ter um plano de ação para lidar com isso.

Nunca se arrisque apenas para causar comoção. Certifique-se sempre de que a sua mensagem pode ser (predominantemente) interpretada a partir de um ângulo positivo. Em outras palavras, tenha cuidado, mas não seja um peso morto.

Marketing de conteúdo com um público mais próximo a você

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6. Envolva seu público pessoalmente: os consumidores de hoje (especialmente os millennials) querem marcas que se envolvam e se relacionem com eles em um nível pessoal. E, neste sentido, o marketing de conteúdo, especialmente aquele que usa as mídias sociais, pode ajudar, levando a uma maior interação com o público em tempo real.

De acordo com uma pesquisa da Hootsuite sobre gestão de redes sociais , 59% dos americanos com contas sociais acreditam que se comunicar com empresas através destas plataformas ajudam a obter respostas mais rápidas ou ter seus problemas resolvidos.

Uma das pedras angulares de qualquer estratégia de conteúdo deve trazer um elemento humano para o jogo. Além de responder rapidamente, escrever respostas personalizadas é uma maneira fenomenal de mostrar ao mundo que existem pessoas reais por trás da empresa. Isso também abre mais oportunidades para revelar a identidade da sua marca e mostrar os valores que você defende.

Seus clientes são a razão pela qual seu conteúdo (e todo o negócio) existe em primeiro lugar. Engajá-los é uma das maneiras mais inteligentes de fazer avançar seus esforços, criando valor e tornando-os leitores fiéis. Por isso, interaja com eles sempre que possível de forma personalizada e tome muito cuidado com conteúdos automatizados.

Agora que você já sabe como fazer seu conteúdo se destacar na internet, comece hoje mesmo a traçar sua nova estratégia!

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Sobre Rodrigo Darzi

Pai de 2 filhos. Especialista em Marketing Digital. MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.