O Instagram é uma das redes sociais mais populares do mundo. Ele também é uma das mais utilizadas pelos brasileiros, tornando-se, então, um espaço muito promissor para o marketing digital. Mas como promover uma marca nesta plataforma? Para fazer isso de forma eficiente, é preciso entender quais são as especificidades do Instagram e as vantagens que ele oferece sobre outros recursos de publicidade online. Por isso, neste artigo, vamos explicar como fazer marketing digital no Instagram. Continue com a leitura para aprender mais sobre o assunto!
Aprenda como fazer marketing digital no Instagram com essas dicas simples
A coisa mais importante que você precisa saber sobre o Instagram é que se trata uma plataforma feita para o compartilhamento de conteúdo visual. Por conta disso, é um site muito efetivo para uma empresa se autopromover e ganhar a atenção dos usuários.
Antes mesmo de planejar uma estratégia de marketing para o Instagram, é importante fazer uma análise do próprio aplicativo e buscar entender o que os usuários do mesmo preferem consumir, qual tipo de conteúdo. Feita essa análise, pode ser perceptível que o Instagram é uma rede social voltada amplamente para o visual, ou seja, o investimento em artes gráficas é fundamental para ter sucesso neste aplicativo.
Artes com extensos conteúdos textuais tendem a não ser bem reconhecidos pelo público, o que abre espaço para mais uma discussão: Como transmitir a mensagem da marca com uma imagem bem atrativa e com poucos elementos visuais? Por isso, é essencial investir em profissionais capacitados para este trabalho ou em uma agência de marketing digital, por exemplo, como a IMMA.
No entanto, esse imenso potencial faz com que existam muitas marcas brigando por espaço no site. Sendo assim, para ganhar destaque, é preciso montar uma estratégia de marketing cuidadosa, levando em conta o que funciona melhor no Instagram. A seguir, então, vamos apresentar algumas dicas que vão ajudar você nesta tarefa. Confira!
Crie uma identidade visual coerente
Como o Instagram funciona com base no conteúdo visual, ter uma identidade visual é fundamental para ter sucesso na plataforma. Isso significa que é necessário investir em recursos de design gráfico que possam, aos poucos, ir construindo uma imagem que transmita o que você quer transmitir com a sua marca.
Um bom exemplo é ter uma paleta de cores que esteja presente em todos os seus posts. Isso faz com que, apesar de nem todas as suas postagens serem parecidas, todas elas tenham um senso de coerência e coesão que é atrativo para os usuários. Dessa maneira, a sua página se torna mais interessante para o público.
Para conseguir criar uma identidade visual bem montada e harmoniosa, é necessário investir em profissionais qualificados para esta tarefa, como os designer gráficos. Eles serão responsáveis de, junto ao criador da marca, desenvolver uma identidade visual bem montada e que seja de acordo com as cores mais usadas no segmento. A partir daí, o mesmo profissional trabalhará para criar artes seguindo essa identidade, o que tornará fará com que as pessoas assimilem qualquer arte sua já à empresa.
Use o recurso dos stories
O Instagram Stories é um ótimo recurso para ter contato com os seus seguidores de forma mais informal. Como são posts efêmeros, é mais aceitável postar stories múltiplas vezes por dia, o que permite uma interação mais direta e frequente com os usuários.
É possível, por exemplo, fazer perguntas nos seus stories, o que convida os seus seguidores a se comunicarem com a sua marca. Outra boa ideia é mostrar os bastidores da sua empresa, o que ajuda a humanizá-la aos olhos da sua audiência.
Os Stories também são ótimos para fazer uma espécie de pesquisa de satisfação a respeito de determinada campanha ou produto. Dessa maneira, é possível se mostrar uma empresa preocupada com as opiniões dos clientes, o que é mais um passo para fidelizá-los.
Utilize as hashtags com moderação
As hashtags são usadas no Instagram por pessoas que queiram buscar por imagens relacionadas a tópicos específicos. Por isso, usá-las é uma boa forma de fazer com que os seus posts sejam encontrados por usuários com interesse neles.
No entanto, é preciso usar esse recurso com moderação. Encher as suas postagens de hashtags é algo esteticamente desagradável, o que é péssimo em uma plataforma de conteúdo visual. Além disso, usar hashtags irrelevantes para a postagem passa uma imagem de desespero. Por isso, procure se limitar a um número específico de hashtags que realmente tenham a ver com o que você está postando.
O Instagram, por exemplo, indica que o uso ideal de hashtags seja de, no máximo, 3 por postagem. Ou seja, Não adianta colocar inúmeras hashtags em uma postagem, até porque, este é um recurso que serve para direcionar o conteúdo e quanto mais dele tiver, menos direcionado seu material será. Além disso, o uso abusivo de hashtags atrapalha no visual do conteúdo escrito, fazendo com que o mesmo pareça muito extenso.
Contrate uma agência de marketing digital para cuidar do perfil do Instagram da sua empresa
Se você não sabe como fazer marketing digital no Instagram, a melhor opção é contratar alguém que saiba. E, para isso, não há nada mais adequado do que uma agência de marketing digital. A Agência IMMA, por exemplo, é uma ótima possibilidade, contando com uma equipe altamente qualificada com experiência na gestão de mídias sociais para empresas de qualquer tipo.
Apenas quando se pode contar com profissionais qualificados que um plano de comunicação para redes sociais pode ir para frente. Por serem muito complexas e de objetivos diferentes, as mídias sociais precisam de muita análise e estudo das mesmas e dos seus usuários para que as estratégias de comunicação e produção de conteúdo sejam bem assertivas. Por isso, conte com a Agência IMMA para te ajudar nessa gestão e fazer sua empresa crescer no ramo digital.
E aí, tem interesse? Quer saber mais? Então não perca tempo. Entre em contato com a IMMA e faça já um orçamento para a sua marca!