Você já deve ter ouvido falar sobre a importância do marketing digital para o sucesso de uma empresa na atualidade. E talvez já tenha visto o blog sendo citado como uma ferramenta útil para alcançar esse sucesso. Mas como se dá essa relação? Em outras palavras, como fazer marketing digital com um blog? Neste artigo, vamos responder a essa pergunta e ajudar você a entender mais sobre o assunto. Continue com a leitura para obter mais informações!
O blog como veículo de marketing digital
Em primeiro lugar, é preciso pontuar o que faz do blog um importante veículo de marketing digital. Afinal, às vezes pensamos no blog como algo um tanto obsoleto, não tão atraente como outras ferramentas disponíveis na internet, como vídeos ou redes sociais.
No entanto, essa percepção não poderia estar mais errada. De acordo com um artigo postado pelo site Kapost, blogs em sites de empresas resultam em um aumento de visitantes de até 55%. Isso significa que ter um blog corporativo pode aumentar o tráfego do seu site em mais do que a metade.
E por que isso ocorre? Bem, o principal atrativo de um blog é o seu conteúdo, e o marketing de conteúdo é uma das táticas mais efetivas de marketing digital. Nesse tipo de marketing, o conteúdo tem a função de atrair o usuário até a marca, fornecendo informações úteis e relevantes.
Desse modo, além de aumentar muito o alcance do seu site, o conteúdo de um blog também contribui positivamente para a construção da imagem da sua empresa. Isso porque o usuário vê com bons olhos uma empresa que fornece conteúdo de qualidade de forma gratuita. Sua marca passa, então, a ganhar mais autoridade e respeito por parte dos internautas, que podem até começar a vê-la com uma certa atenção. Tudo isso é muito positivo para o crescimento de uma empresa na internet.
Saiba como fazer marketing digital com um blog
Diante disso, fica claro que o blog é um veículo de marketing digital que oferece um imenso potencial. Mas como utilizá-lo a seu favor? A seguir, vamos citar algumas dicas que podem ajudar você nessa tarefa. Confira!
Invista em um bom trabalho de SEO
Para fazer marketing digital com um blog, você precisa garantir que o seu conteúdo seja encontrado pelos usuários que podem ter interesse nele. E a melhor forma de fazer isso é com um bom trabalho de otimização que siga as técnicas de SEO. Dessa maneira, você torna o seu blog mais atraente para o algoritmo do Google, obtendo uma posição melhor nos resultados de pesquisas.
Faça textos fáceis de ler
A leitura na internet costuma ser rápida e desatenta. Os usuários têm muitas outras coisas a fazer e não se sentem inclinados a passar muito tempo em uma única página. Por isso, é importante que os seus textos sejam objetivos e fáceis de ler, permitindo uma compreensão rápida e a famosa “leitura dinâmica”. Invista, então, em textos com imagens e parágrafos curtos.
Escolha bem os seus temas
Aborde assuntos que sejam relevantes para o seu público-alvo. Para isso, é uma boa ideia fazer uma pesquisa para entender melhor quais tópicos podem prender o interesse da sua audiência.
Contrate profissionais especializados
Se você não sabe como fazer marketing digital com um blog, é melhor deixar isso para profissionais da área. Assim, contratar uma agência de marketing digital pode ser uma boa solução para os seus problemas. A Agência IMMA, por exemplo, tem experiência produzindo conteúdo para diversos tipos de empresas e poderia ajudar você nessa questão. Quer saber mais? Entre em contato e faça já um orçamento para a sua marca!