Como fazer inbound marketing para Instagram? Essa é uma pergunta crucial para qualquer empresário que queira criar uma presença online para a sua marca. Isso porque o inbound marketing é uma parte integral do marketing digital, e a maior parte desse tipo de marketing se dá em espaços como as mídias sociais.
Desse modo, o Instagram é um veículo de muita importância, que pode ser de grande ajuda para acumular mais clientes para uma empresa. Por isso, neste artigo, vamos explicar como funciona o inbound marketing no Instagram e dar algumas dicas para você usar essa estratégia a seu favor. Continue com a leitura para saber mais sobre o assunto!
Entenda como fazer inbound marketing para Instagram com essas dicas simples
O termo inbound marketing vem do inglês e significa “marketing da atração”. O objetivo dessa modalidade publicitária é fazer com que o cliente vá até a marca e não o contrário. Sendo assim, é importante pensar em estratégias de marketing digital que efetivamente despertem o interesse do usuário sem tentar, necessariamente, vender um serviço ou um produto.
E o Instagram é uma ótima plataforma para isso, sendo uma das redes sociais mais populares no mundo e no Brasil. Podemos até mesmo classificar essa rede social como uma das maiores vitrines do mundo, pois a mesma conta com 1 bilhão de usuários ativos mensais, sendo meio bilhão ativo por dia na plataforma.
Diferentemente do Facebook, o Instagram é uma rede social em ascensão e a taxa de usuário não para de subir. Por isso, ter sua empresa na plataforma e gerar engajamento é fundamental para o sucesso em vendas e em clientes.
A seguir, então, vamos apresentar algumas dicas para fazer inbound marketing para Instagram. Confira!
Diversifique o seu conteúdo
O Instagram é uma plataforma voltada para o compartilhamento de conteúdo visual. Mas não é por isso que você não pode diversificar a sua estratégia de marketing de conteúdo neste espaço, por exemplo: você pode utilizar recursos como o IGTV, no qual é possível criar vídeos para postar na plataforma. Esses vídeos são uma possibilidade promissora para diversificar a sua produção de conteúdo. Isso porque um vídeo é um conteúdo visual mais dinâmico, que, às vezes, chama mais a atenção de um usuário do que uma imagem.
Essa também é uma possibilidade de gerar engajamento e interação com seus seguidores. Assim como o IGTV, a ferramenta de Live também é uma ótima opção para manter proximidade do seu cliente. Dessa forma você humaniza sua empresa e cria um laço emocional com os consumidores.
Outra ferramenta bem nova que proporciona uma oportunidade de atrair leads é o Instagram Reels. Por meio dessa ferramenta é possível fazer vídeos curtos, quase todos contendo material bem humorado (mas não é uma regra). Utilizar o Reels, por ser novo, mostra o quão engajada está sua empresa e dá mais variedade de conteúdo para os seguidores.
Mas é importante salientar que manter o Instagram ativo com conteúdos de diversas ferramentas pode ser uma estratégia perigosa. É ótima se for bem executada, mas perigosa pelo fato de que muitas ferramentas necessitam de uma variedade de conteúdos de qualidade. Se seu conteúdo for repetitivo e irrelevante, o uso de todas as ferramentas será em vão.
Faça uso das hashtags
Além de gerar engajamento entre os trend topics, as hashtags são usadas no Instagram para facilitar a busca por imagens relacionadas a um determinado assunto. Assim, se você quer atrair mais usuários para o perfil da sua marca, é fundamental utilizar essa ferramenta, que é ótima para direcionar o conteúdo de acordo com as tendências, necessidades e desejos de determinados seguimentos relacionados a sua marca.
Isso não significa que você precisa encher todos os posts que você fizer de inúmeras hashtags. Ao invés disso, procure dar prioridade para hashtags que sejam relevantes para o assunto da postagem, e colocá-las em um comentário, ou no final da legenda do post. Dessa forma, a sua legenda não fica lotada de hashtags aleatórias, o que pode gerar uma poluição visual no post.
O Instagram recomenda que se use entre duas e três hashtags por postagem, justamente porque a ideia é direcionar o conteúdo para um nicho específico e muitas hashtags atrapalham esse direcionamento. Além disso, o uso exagerado da ferramenta deixa a postagem poluída e nada agradável aos olhos do consumidor, como dito anteriormente.
Poste imagens de qualidade
Este ponto pode parecer básico, mas é importante frisá-lo mesmo assim: Para atrair usuários em uma plataforma visual como o Instagram, você precisa ter conteúdo visual de qualidade para destacar. Isso significa que as suas postagens devem ser esteticamente agradáveis e coerentes com a imagem que você quer passar da sua marca. Sendo assim, é fundamental investir em um bom serviço de design gráfico para a criação dos posts de Instagram da sua empresa.
De nada vai adiantar bom direcionamento, conteúdo relevante e um plano de comunicação bem estruturado se a informação visual não for agradável, pois é ela quem vai captar o interesse do lead e uma boa arte precisa ser convidativa e levar o público até a sua página para gerar interação. Afinal, essa é a vertente do inbound marketing, atrair e gerar uma relação emotiva com o consumidor com o objetivo de fidelizar o mesmo.
Contrate uma agência de marketing digital para montar uma estratégia de inbound marketing
Se você não sabe como fazer inbound marketing para Instagram, é melhor não tentar dar conta dessa tarefa sozinho. Às vezes, contratar especialistas para ajudar na montagem de uma estratégia pode produzir resultados muito melhores.
Desse modo, é uma boa ideia contratar uma agência de marketing digital para criar uma estratégia de inbound marketing direcionada ao Instagram da sua marca. Não sabe que agência contratar? A Agência IMMA é uma boa opção, contando com uma equipe altamente qualificada que oferece diversos serviços de marketing online. E aí, quer saber mais? Então não perca tempo: Entre em contato e faça já um orçamento para a sua empresa! Os resultados são incríveis quando o planejamento está em boas mãos.