Como escolher a agência de marketing digital certa

Muitas empresas e marcas que estão buscando formas de ingressar no universo online contratam agências de marketing digital para auxiliá-las neste trabalho. A demanda é enorme, mas a oferta também é gigantesca. Uma rápida busca online pode revelar a quantidade de agências que prestam este tipo de serviço por todo o mundo. Mas como escolher a agência de marketing digital certa?

Como escolher a agência de marketing digital certa

Fonte: Freepik.

O mais importante é encontrar uma agência que ofereça o que você está procurando e se alinhe rapidamente com sua empresa. O trabalho de marketing digital é um processo longo e, por isso, encontrar uma equipe que logo entenda as necessidades do seu negócio e ofereça boas soluções e estratégias é fundamental.

Se você está tentando descobrir como escolher a agência de marketing digital certa, confira as melhores dicas:

Conheça as suas necessidades: muito antes de começar sua busca por uma agência de marketing digital, você precisa saber o que deseja. Você está procurando alguém para fazer criação de conteúdo e aprimorar o SEO? Quer ter uma presença maior nas redes sociais? Ou você está mais interessado em pesquisas e estudos demográficos?

Agência digital

Fonte: Freepik.

Faça uma lista de tudo o que você gostaria que a agência de marketing digital fizesse pela sua empresa. Esta lista pode incluir desde otimização de site, produção de textos e e-mail marketing a produção de vídeos e desenvolvimento de campanhas online. Leve o tempo que for preciso para criar sua lista e seja o mais específico possível.

Conheça as agências: nem todas as agências de marketing digital são iguais e apenas porque uma é grande isso não significa que elas sejam melhores. Se sua empresa se dedica a um determinado segmento, você pode procurar por agências que já trabalhem para este nicho pois elas já conhecem o mercado e o público que você está tentando alcançar.

Claro que existem outras agências que ficariam entusiasmadas em conseguir sua conta mesmo não sabendo muito sobre seus produtos ou nicho. Talvez você não queira que agência que trabalha com você também possa estar trabalhando para um concorrente. Se este é o caso, verifique se ela é criativa e se já realizou algum trabalho que, mesmo estando fora do seu escopo, você gostou.

Agência digital

Fonte: Freepik.

Faça uma pesquisa para conhecer as agências de marketing digital que estão mais próximas, assim como seus preços e serviços que oferecem. Nem toda agência vai oferecer todo tipo de serviço e, se você deseja algo muito específico, provavelmente terá que procurar mais e estar preparado para negociar valores.

Veja também  3 formas de usar a mídia social para impulsionar o SEO

Veja o que a empresa faz por si mesma: veja se a agência está trabalhando o seu próprio marketing digital. Afinal, se uma empresa não faz por si mesma, por que ela faria pela sua? Muitas empresas de marketing digital acabam renegando suas próprias necessidades em prol dos clientes, mas isso não é uma atitude muito inteligente.

É comum que uma agência comece testando tendências em suas próprias páginas e redes. Se você deseja saber de a empresa está antenada com o que está acontecendo no universo do marketing digital, acompanhe-a online durante um tempo que logo você perceberá esses pequenos detalhes que fazem toda a diferença.

Agência de marketing digital

Fonte: Freepik.

Considere o preço: muitas agências trabalham com uma tabela de preços e pacotes, mas também há a possibilidade de o preço final ser determinado através de uma negociação. Essa é uma prática desconfortável, especialmente para aqueles que não são grandes negociadores, mas podem gerar resultados interessantes e valores mais acessíveis.

Porém, desconfie de ofertas muito generosas. Se você fez realmente uma boa pesquisa, sabe que os preços praticados pelas agências de marketing têm pequenas variações, mas são geralmente parecidos. Portanto, se um valor está muito abaixo do mercado e não há uma boa explicação para isso, você pode acabar contratando uma agência aquém do que você precisa.

Não tenha medo de ser franco: é do dinheiro da sua empresa de que estamos falando. Mesmo que você tenha chegado ao processo de negociação, não tenha medo de desistir do negócio. Se você não conseguir estabelecer uma comunicação clara com a agência, dificilmente conseguirá manter uma boa parceria com ela.

Como escolher a agência de marketing digital certa

Fonte: Freepik.

No final, ficar firme com suas convicções e encontrar uma agência de marketing digital que esteja disposta a trabalhar levando em conta seu plano de negócios vai gerar um resultado melhor para todas as partes envolvidas do que contratar uma agência só por causa de seu nome ou dos clientes que ela já atende.

Como você notou, escolher a agência de marketing digital certa para o seu negócio é um processo longo. Mas lembre-se que você não construiu sua empresa em um instante, então não espere encontrar a agência certa num piscar de olhos. Aproveite o seu tempo, faça a sua pesquisa e seja flexível, mas demonstre firmeza no que você acredita. Dessa forma, será muito mais fácil encontrar a parceria certa para o seu negócio.

Veja também

Dicas para criar ótimos conteúdos em vídeo

Dicas para criar ótimos conteúdos em vídeo

By | Marketing Digital
Read More
Marketing digital para pequenas empresas

Marketing digital para pequenas empresas

By | Marketing Digital

Quando falamos de um pequeno negócio, muitas dificuldades podem surgir Entretanto, mesmo com todos os obstáculos que podem aparecer, é possível que um micro empreendimento seja muito bem-sucedido. É aí que entra o marketing digital para pequenas empresas, pois é ele quem vai ajudar a alcançar esse êxito.

Read More
Por que contratar micro-influenciadores

Por que contratar micro-influenciadores

By | Marketing Digital

Quando você ouve a palavra influenciador, o que vem a sua cabeça? Provavelmente, uma celebridade ou estrela de cinema com milhões de seguidores nas redes sociais. Certamente, eles são influenciadores, mas não são os únicos. Existem macro e micro-influenciadores, estes últimos um grupo no qual as marcas vêm investindo muito. Mas por que contratar micro-influenciadores?

Read More
Rodrigo Darzi

Sobre Rodrigo Darzi

Pai de 2 filhos. Especialista em Marketing Digital. MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.

One Comment