Como equilibrar design e conteúdo

Uma das coisas mais difíceis quando se trabalha com marketing digital é encontrar uma empresa que compreenda a importância de investir tanto no design quanto no conteúdo de um site. A verdade é que a maioria das organizações ignora essa combinação de estratégias. Isso as leva a ser só mais uma no universo da internet. Por isso, é preciso saber como equilibrar design e conteúdo. Aproveite o artigo da Agência IMMA e saiba mais.

Como equilibrar design e conteúdo

Fonte: Freepik

Proporcionar uma experiência do usuário satisfatória é uma das coisas mais importantes que uma marca pode fazer online. Um site claro, estruturado, fácil de navegar e que apresenta coesão e consistência em todas as seções é o que fará com que os usuários permaneçam nele e retornem. Afinal, esses são alguns dos fatores que levam diretamente à fidelização do cliente.

Porém, sem um orçamento reservado para conteúdo novo, original, atualizado e que atenda às necessidades dos usuários, fica bem difícil cativar as pessoas. Isso tende a levar a perda de oportunidades que poderiam aumentar a autoridade online, prejudicando a capacidade de crescimento da empresa.

Importância de equilibrar design e conteúdo

Se o desenvolvedor do seu site não pensar na ligação entre design e conteúdo, sua empresa não conseguirá obter destaque na internet. Isso porque as duas áreas devem trabalhar em conjunto. Enquanto o conteúdo passa as mensagens de marca e contribui com as estratégias mais clássicas de SEO, o design fornece suporte visual para que essas mensagens se destaquem e fiquem na cabeça dos usuários.

Um bom design ajuda a chamar a atenção dos usuários, conectando a marca com o público-alvo. Isso é possível pois cada forma, cor, fonte e estilo comunica uma mensagem subconsciente. Assim, evocando diferentes emoções humanas e levando a conexões e sentimentos em relação à marca. Uma vez que um cliente se conecta com uma marca em um nível emocional, sua confiança é conquistada. Dessa forma, você passa a se envolver com ele em um nível intelectual.

O conteúdo leva as pessoas ao seu site, mas é o design que ajuda a aprimorar a experiência do usuário. O web design, quando bem feito, ajuda os usuários a encontrar o conteúdo de maneira rápida e fácil. Um design simples, funcional e com conteúdo organizado proporciona aos visitantes uma experiência agradável, mantendo-os no seu site por mais tempo.

Um botão de chamada para ação, por exemplo, é uma parte importante de qualquer site. Uma ótima chamada pode direcionar os usuários. Ou seja, pode levá-los a realizar uma ação desejada, melhorar as taxas de conversão e, inclusive, ajudar o negócio a alcançar objetivos mais amplos. Mas ela também precisa de suporte visual para se destacar e não se perder no meio de tantas outras informações.

Equilibrar design e conteúdo é importante para qualquer site

Equilibrar design e conteúdo é importante para qualquer site (Freepik)

Muita atenção aos detalhes

Porém, muitas vezes, designers e desenvolvedores ficam envolvidos com a aparência do site e esquecem quais produtos ou serviços a empresa realmente fornece ao usuário. É claro que ter um site atraente é uma vantagem. Mas, se o usuário não conseguir encontrar rapidamente as informações de que precisa, tudo isso será um desperdício.

Veja também  4 dicas para maximizar as ferramentas do LinkedIn

Isso não significa que design não seja importante, pois um site bonito tende a ser bem mais convidativo. Entretanto, se ele não apresentar algum conteúdo interessante para os usuários, é provável que suas visitas sejam muito breves. É por isso que os departamentos de design e conteúdo devem trabalhar em conjunto, combinando estratégias que caminham para o mesmo objetivo.

Tanto a equipe de desenvolvimento quanto a de conteúdo estão encarregadas de contar uma história, que passa por reunir ou criar o conteúdo que o usuário está procurando e garantir que cada material seja fácil de ler para envolver o cliente final.

Saiba como manter o equilíbrio entre design e conteúdo

Fonte: Freepik

A equipe de conteúdo tem um papel muito importante na criação de conteúdos de alto nível para seus clientes. Isso é feito incluindo palavras-chave populares para o tópico em discussão, o que aumenta a classificação e visa, essencialmente, fazer com que sua página apareça no topo dos rankings de busca. Por esse motivo, a equipe de conteúdo trabalha em conjunto com o SEO. Essas práticas causam um enorme impacto no site e fazem com que os usuários convertam ainda mais.

Equilibrar design e conteúdo não precisa ser difícil. O mais comum é que ambas as equipes se equilibrem perfeitamente. Um design excelente ajuda a criar uma ótima primeira impressão dos usuários, enquanto um conteúdo forte atrai mecanismos de busca, mantém o público interessado e ajuda a gerar resultados.

Veja também

Como melhorar seu estilo de escrita

Como melhorar seu estilo de escrita

By | Marketing de Conteúdo

Ter um estilo de escrita é fundamental quando se trata de ter um blog. Afinal, é isso que dará personalidade aos seus conteúdos, fazendo com que as pessoas se aproximem e busquem criar um relacionamento com a marca. Confira no artigo dicas de como melhorar seu estilo de escrita.

Veja também  5 dicas para dar personalidade ao conteúdo da sua marca
Read More
Conteúdo duplicado: saiba o que é

Conteúdo duplicado: saiba o que é

By | Marketing de Conteúdo

No mundo do SEO, sempre nos dizem para evitar conteúdo duplicado porque isso tende a gerar resultados indesejados. Mas por quê? Como isso afeta o SEO e o ranqueamento do site? Você sabia que até mesmo blocos de conteúdo semelhantes podem ser considerados conteúdos duplicados pelos mecanismos de busca? Leia o artigo e saiba mais.

Read More
Rodrigo Darzi

Sobre Rodrigo Darzi

Pai de 2 filhos. Especialista em Marketing Digital. MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.

E-book de Mídias Sociais
A Agência IMMA preparou um material exclusivo para você começar entender como funciona a gestão de mídias sociais e como utilizá-las.

Insira o seu e-mail para receber o nosso e-book
QUERO MEU E-BOOK