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Como divulgar na internet gastando pouco

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Ter uma enorme verba para gastar com publicidade e marketing é o sonho de muitas empresas. Porém, esta não é a realidade da maioria delas, principalmente no Brasil, em que o mercado está passando por uma profunda recessão. No entanto, parar de anunciar pode ser a pior das opções. Mas como divulgar na internet gastando pouco?

Como divulgar na internet gastando pouco

Fonte: Freepik.

É claro que colocar propagandas em sites famosos e grandes portais de notícias pode ser absurdamente caro. Muitos desses espaços publicitários são vendidos por pequenas fortunas, mas geram muitas impressões e visualizações, mas poucos cliques e vendas, não surtindo tanto efeito quanto as empresas anunciantes gostariam.

Mas existem outras formas de fazer anúncios na internet sobre uma empresa ou um produto gastando uma quantidade relativamente pequena de dinheiro. Veja como divulgar na internet gastando pouco:

E-mail marketing: apesar do que se possa pensar, o e-mail marketing ainda é uma forma simples, prática e econômica para divulgar na internet gastando pouco. Existem ferramentas de e-mail marketing que são gratuitas e disparam uma quantidade considerável de mensagens antes de realmente cobrar alguma coisa.

A maioria das pessoas acessa seu e-mail diariamente, o que faz com que a probabilidade de verem sua mensagem seja enorme. Além disso, se o usuário gosta da sua marca e se identifica com ela, é bem provável que ele abra suas mensagens sempre. Vale ressaltar que, segundo uma pesquisa divulgada pelo Database Marketing Institute, a taxa de abertura das mensagens é mais alta quando as empresas enviam 2 e-mails por mês.

É claro que, para isso, você precisa ter uma lista de contatos, que podem ter se inscrito através do seu site, redes sociais e outros espaços. Jamais compre uma lista de contatos. Você não vai querer chatear as pessoas com mensagens que elas não solicitaram receber. Essa é uma das práticas mais condenadas por usuários e servidores de e-mail.

Além disso, se um número muito grande de pessoas marcar seus e-mails como spam isso pode levar ao bloquei do endereço eletrônico do qual você faz os disparos das mensagens, o que pode causar grandes transtornos. Imagine não poder enviar e-mails nem para os contatos que se cadastraram para recebê-los e você verá como isso é prejudicial.

Google AdWords: a plataforma de publicidade do Google também pode ser uma opção para quem quer divulgar na internet gastando pouco. Ao utilizar o Google AdWords, a plataforma irá mostrar seus anúncios para todas as pessoas que fizerem pesquisas sobre as palavras-chave do seu negócio. O Google também conta com uma rede de displays que aparece em milhares de sites pelo mundo todo.

A proposta do Google é incrível, pois mostra suas propagandas para pessoas que já estão interessadas no que você tem a oferecer no momento exato em que elas estão procurando por aquilo. Além disso, como os anúncios são apresentados como resultados de pesquisa, muita gente clica sem perceber que é uma publicidade.

O Google AdWords funciona no sistema pay-per-click (PPC – pague por clique) em que o anunciante diz quanto quer investir por dia e entra em um leilão de palavras-chave. Uma das maiores vantagens do PPC é poder saber o valor exato do investimento. Porém, palavras muito concorridas tendem a ser caras, o que pode fazer com que sua propaganda apareça poucas vezes.

Divulgação em redes sociais: as redes sociais estão em alta e parece que todo mundo está nelas. E pensando nisso, muitas empresas e marcas começaram a investir em mídia social para estarem mais próximas de seus clientes sempre, criando um relacionamento mais profundo com eles e mantendo novos canais para comunicação.

Isso deu muito certo e, atualmente, as redes sociais são bastante utilizadas para que as pessoas possam se manter atualizadas não só sobre empresas e marcas, como também em relação a notícias de uma forma geral. A possibilidade de interações e compartilhamentos de todo tipo de material faz com que esses sejam canais bastante ricos para divulgar na internet gastando pouco.

Porém, diante das últimas atualizações do algoritmo do Facebook e do Instagram, muitas empresas sentiram que o alcance de suas mensagens tem caído. Isso porque ambas as plataformas não costumam mostrar todas as mensagens, tão pouco em ordem cronológica, mas as principais publicações numa ordem de importância que depende do comportamento de casa usuário.

Isso significa dizer que mesmo um post espetacular, construído pensando em cada aspecto do seu público-alvo pode não chegar a maior parte de sua comunidade por causa dessa diminuição no alcance das postagens comerciais. No entanto, muitas publicações ainda caem no gosto popular, tornando-se viral em pouco tempo.

Facebook Ads: outra opção de publicidade paga é o Facebook Ads, em que é possível colocar posts patrocinados no ar, que acabam atingindo um número maior de pessoas. A ferramenta de publicidade do Facebook é famosa entregar bons resultados devido ao poderoso trabalho de segmentação do público que pode ser desenvolvido na plataforma.

Com o Facebook Ads, é possível realizar uma rigorosa seleção de público em relação a sexo, idade, localização e vários outros fatores. Desta forma, o post patrocinado acaba atingindo um público realmente interessado, o que não só gera mais vendas, mas também leads, e tornando marcas e empresas mais conhecidas no Facebook.

Como a publicidade no Facebook está se tornando muito popular, muitas pessoas que já fazem anúncios na plataforma há algum tempo têm verificado que o alcance das mensagens tem diminuído, o que faz com que seja necessário investir um pouco mais. Porém essa ainda continua sendo uma forma bem inteligente de divulgar na internet gastando pouco.

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