Como criar uma imagem positiva para a marca

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
19/03/2021
Marketing Digital

Como criar uma imagem positiva para a marca com o marketing digital? Essa pergunta é crucial para começar a montar uma estratégia de marketing online.

Afinal, parte de qualquer plano de publicidade tem a ver com a imagem que será construída da empresa para o público, sempre com o objetivo de obter mais clientes. Por isso, neste artigo, vamos explicar tudo que você precisa saber sobre o assunto. Continue com a leitura para entender mais!

Como criar uma imagem positiva para a marca

Fonte: freepik.

Entenda como criar uma imagem positiva para a marca com o marketing digital

A imagem de uma marca pode ser influenciada por muitas coisas. A qualidade dos serviços e produtos que ela apresenta, por exemplo, é significativa neste aspecto. No entanto, parte dessa imagem também deve ser construída de forma ativa através de estratégias conscientes de marketing digital.

Para que essas estratégias sejam efetivas, a imagem criada deve ser positiva. Mas como fazer isso? Felizmente, existem muitas maneiras. A seguir, então, vamos apresentar algumas dicas que podem ajudar você a construir uma boa imagem para a sua empresa com o marketing online. Confira!

Agência de Gestão e Marketing de Conteúdo

Construa uma identidade visual

Na internet, uma das principais formas de comunicação é a comunicação visual. Essa é a comunicação que se estabelece através dos recursos gráficos utilizados por uma marca.

Esse tipo de comunicação pode ser muito benéfico para a imagem da empresa. Isso porque os recursos visuais podem ser usados para a formação de uma identidade, ou seja, uma impressão sólida da empresa aos olhos dos usuários. Dessa forma, a marca se torna memorável, destacando-se de sua concorrência.

Há muitos jeitos de construir uma identidade visual para melhorar a imagem de uma empresa. Uma boa ideia é utilizar sempre imagens de alta qualidade, para passar a impressão de profissionalismo. Além disso, é interessante escolher uma paleta de cores para dar um ar de coerência às iniciativas de marketing visual da marca.

Existe também a questão de uma identidade visual

Fonte: Freepik

Peça o feedback dos clientes

Como já foi dito anteriormente, uma parte considerável da imagem de uma empresa vem das experiências que o público tem com ela. Por conta disso, é crucial garantir a qualidade de atendimento para os seus clientes.

Desse modo, é preciso estar disposto a melhorar constantemente. E, para fazer isso, é bom pedir o feedback dos consumidores. Disponibilize um formulário para que clientes da empresa possam falar suas opiniões, apresentar reclamações ou fazer sugestões para a marca. Isso pode ser determinante para a criação de futuras estratégias.

Como lidar com o feedback do cliente

Fonte: Freepik

Crie perfis nas mídias sociais

As redes sociais são espaços de socialização online ideais para administrar a imagem da sua marca. O que você posta em plataformas como o Twitter, o Facebook ou o Instagram pode fazer toda a diferença em termos da percepção que o público tem da sua empresa. 

Portanto, vale a pena explorar isso. Crie perfis para a sua marca nas mídias sociais e faça postagens de acordo com a essência que você quer transmitir. O marketing de conteúdo é uma excelente escolha para essa estratégia: Postar conteúdo informativo e de qualidade é muito positivo para a imagem da empresa.

Crie perfis nas mídias sociais

Fonte: Freepik

Contrate uma agência de marketing digital

Se você não sabe como criar uma imagem positiva para a sua marca com o marketing digital, a melhor opção é contratar uma agência de marketing especializada na área para ajudar com isso.

A Agência IMMA, por exemplo, possui uma equipe altamente qualificada que pode criar um plano de marketing online para a sua marca com sucesso. Dessa forma, sua imagem pode ser administrada por especialistas. E aí, quer saber mais? Então não perca tempo. Entre em contato com a IMMA e faça já um orçamento para a sua empresa!

O blog da empresa é fundamental para criar uma imagem positiva

Se você já procurou uma resposta para alguma dúvida no Google, provavelmente, já leu algum artigo no blog de uma empresa. Isso porque a produção de conteúdo se tornou uma estratégia de muito sucesso, na qual cada vez mais empresas escolhem investir.

Mas a criação de um blog não basta para que a estratégia tenha sucesso. Afinal, o objetivo final é que esse blog resulte em mais pessoas conhecendo a marca e formando vínculos com ela. Desse modo, no fim das contas, é preciso que o blog receba visitas de usuários, que, na internet, se expressam na forma de cliques.

Descubra como conseguir mais backlinks para o seu blog

Mas como garantir isso? No mundo online, para consumir um conteúdo, você precisa clicar nele primeiro. Devido a isso, a qualidade do conteúdo em si não é o que define se um usuário vai clicar nele ou não. É preciso, portanto, se voltar para outros fatores.

Felizmente, existem muitas maneiras de ganhar mais cliques no blog da sua empresa. A seguir, então, vamos citar algumas dicas para ajudar você nesta tarefa. Confira!

Inclua uma palavra-chave específica no título do seu post

Para ranquear bem nos resultados do Google, é necessário usar técnicas de SEO, ou seja, técnicas de otimização para mecanismos de busca. Essas técnicas incluem o uso de uma palavra-chave.

Uma palavra-chave é o termo que um usuário digita na barra de buscas para procurar algo no Google. Assim, a presença desse termo em conteúdos relacionados ao assunto em questão é o que permite que o Google ordene os resultados de acordo com a sua relevância.

Desse modo, é crucial incluir uma palavra-chave no título dos posts do seu blog. Isso vai influenciar no seu SEO de forma positiva. Também é uma boa ideia que essa palavra-chave seja específica, ao invés de termos mais gerais, que vêm com mais concorrência.

Aproveite o melhor do SEO contratando uma agência especializada

Fonte: Freepik

Faça listas

Alguns formatos de conteúdo são mais populares na internet do que outros. Listas, por exemplo, fazem muito sucesso.

A principal razão para isso é a sua objetividade. Uma lista de argumentos é organizada de forma que facilita a leitura por parte do usuário, apresentando seus pontos de maneira simples e direta. Sendo assim, criar listas pode gerar mais cliques.

Agência de Gestão e Marketing de Conteúdo

Use um design responsivo para o seu site

O site do seu blog deve ser fácil de acessar. E essa facilidade deve valer para qualquer tipo de dispositivo, seja ele móvel ou desktop.

Por conta disso, usar um design responsivo pode contribuir positivamente para o alcance do seu blog. Essa tática melhora o seu SEO e faz com que usuários de qualquer ferramenta possam navegar pelo seu site sem problemas.

Veja também