Como criar conteúdo para as redes sociais

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
04/05/2021
Gestão de Mídias Sociais

Como criar conteúdo para as redes sociais? Essa pergunta é crucial para qualquer marca que queira ter uma presença nesses espaços. Afinal, o que move as mídias sociais é o compartilhamento constante de conteúdos novos.

É através desses conteúdos que um perfil ganha seguidores. E, com seguidores, vem um aumento de engajamento é fundamental para o sucesso em qualquer plataforma. Isso porque não adianta criar uma página para uma marca em locais como o Facebook ou o Instagram se essa página não receber interações dos usuários. Assim, é preciso produzir o conteúdo para dar início a esse processo de troca contínua.

Mas como fazer isso? Neste artigo, vamos ajudar você a entender como produzir conteúdo para as redes sociais com eficiência. Continue com a leitura para aprender!

Como criar conteúdo para as redes sociais

Fonte: Freepik

Entenda como criar conteúdo para as redes sociais com essas dicas

O marketing de conteúdo é uma ferramenta poderosa do marketing digital. No entanto, uma das chaves para compreender essa estratégia é entender a sua mutabilidade. O conteúdo que é produzido para um certo tipo de plataforma, por exemplo, não necessariamente vai produzir bons resultados em outras.

Diante disso, fica claro que a criação de conteúdo para redes sociais deve ser vista como uma tarefa com características específicas. Desse modo, é essencial aprender como se cria um conteúdo direcionado para o compartilhamento nas redes sociais. A seguir, então, vamos dar algumas dicas que podem ajudar você a compreender isso melhor. Confira!

Invista nos elementos visuais

Para se comunicar efetivamente nas redes sociais, é preciso apostar na comunicação visual. Isso porque, quando um usuário passa pelo seu feed, ele vê dezenas de postagens, e é mais fácil focar em uma que tenha um recurso gráfico chamativo.

Sendo assim, ao criar conteúdo para as mídias sociais, o conteúdo visual deve ser utilizado para atrair o público. Procure, então, utilizar imagens de alta qualidade. Também é uma boa ideia investir em um senso de estética coerente, apostando, por exemplo, em uma paleta de cores para a sua marca. Isso contribui para a construção de uma identidade visual, o que é muito positivo para tornar a empresa memorável aos olhos do consumidor.

Tenha o seu público fiel

Fonte: Freepik

Use uma linguagem direta

A linguagem rebuscada não é muito popular nas mídias sociais. Esses espaços são voltados para a comunicação rápida e direta, que transmita informações de uma forma fácil de digerir.

Devido a isso, procure utilizar uma linguagem simples no conteúdo para redes sociais. É preferível, por exemplo, usar frases e parágrafos curtos. Adicionalmente, evite termos muito técnicos ou obsoletos.

Invista em Marketing de Conteúdo

Fonte: Freepik

Faça conteúdos dinâmicos

O dinamismo é um recurso benéfico para qualquer conteúdo nas redes sociais. É mais fácil assistir a um vídeo do que ler um texto, e as marcas devem tirar vantagem disso.

É aí que entra a importância da criação de conteúdos que não sejam estáticos. Vídeos são conteúdos que chamam a atenção e atraem engajamento para a empresa. Outra boa aposta são os gifs, que permitem que a marca se comunique de maneira descontraída com o público.

Agência de Gestão de Mídias Sociais

Contrate uma agência de marketing digital

A criação de conteúdo é uma tarefa complexa. Muitas vezes, uma pessoa leiga pode se prejudicar cometendo erros básicos ao tentar criar conteúdo para o marketing digital. Devido a isso, se você quer saber como criar conteúdo para as redes sociais, a melhor escolha é contratar uma agência de marketing digital.

Não sabe que empresa contratar? A Agência IMMA é uma ótima opção, contando com uma equipe altamente qualificada. A IMMA tem experiência com a gestão de mídias sociais de empresas de qualquer porte. Quer saber mais? Então não perca tempo: Entre em contato com a IMMA e faça já um orçamento para a sua marca!

Veja também