Como converter leads em vendas

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
23/11/2019
Marketing Digital

Como empresário na internet, você já deve ter ouvido falar da importância da geração de leads para o seu negócio. E existem muitos motivos para esse ser um tópico tão discutido, afinal, ter pessoas interessadas nos seus produtos é fundamental para obter sucesso com a sua marca. Mas, em meio a essa questão, existe um outro problema: Como converter leads em vendas?

Como converter leads em vendas

Fonte: freepik.

Essa pergunta é crucial para o sucesso da sua marca no mundo online. Isso porque leads, embora muito importantes, não substituem clientes fiéis, que são o que a sua empresa precisa para sobreviver.

Desse modo, o seu negócio precisa ir além da simples geração de leads. É necessário saber trabalhar toda a jornada do consumidor, guiando-o através de todas as etapas do funil de vendas até ele alcançar o patamar desejado, de cliente fidelizado.

E quais são essas etapas? São três no total:

  • Topo do funil: É a etapa do interesse inicial do consumidor pela marca ou o produto. Nela, o lead descobre a sua empresa e o que ela oferece. Por conta disso, também é conhecida como etapa da consciência.
  • Meio do funil: Após descobrir sua marca, o cliente, com um problema, vai começar a buscar soluções. Nesse momento, a possibilidade de compra começa a ser considerada. É a etapa em que deve entrar um conteúdo mais aprofundado.
  • Fundo funil: A etapa final, que engloba não somente a compra em si, mas o período pós-compra, no qual a experiência do cliente com a marca vai determinar sua futura fidelização.

Existe, portanto, um esquema muito claro de como deve se dar a transformação dos leads em vendas e, depois, em clientes. Mas como fazer isso acontecer?

Como converter leads em vendas

Há muitos detalhes a se levar em conta na hora de guiar um cliente através do funil de vendas. Na hora de converter leads em vendas, portanto, existem muitas atitudes que podem fazer toda a diferença. Vejamos, a seguir, algumas delas.

Como converter leads em vendas

Fonte: Freepik.

Conheça a sua persona

A persona é o perfil do seu cliente. Conhecer a sua persona significa entender as necessidades, problemas e desejos do seu lead para poder contemplá-los na sua estratégia de marketing digital.

Desse modo, procure obter informações sobre o seu público-alvo. Descubra que tipo de pessoa vai comprar o seu produto, e entenda o que essa pessoa está buscando ao fazer essa compra. Tendo conhecimento dessas necessidades, você poderá oferecer respostas, atraindo o cliente para a sua empresa.

Use estratégias de atração

Estratégias de marketing da atração são fundamentais para converter leads em vendas, pois elas trabalham o interesse que o lead tem no seu serviço, desenvolvendo-o. O marketing de conteúdo, por exemplo, é uma ótima estratégia que constrói uma imagem positiva da sua marca, fazendo com que o usuário a veja com admiração e afeição.

Faça uso da call to action

A call to action é um comando sutil que entra no final de um conteúdo para sugerir o que o usuário pode fazer depois de consumi-lo. Normalmente funciona como uma forma de guiar esse lead para outros conteúdos. Ou seja, é uma boa ideia incluí-la em tudo que você produzir.

Faça uso da call to action

Fonte: freepik.

Contrate uma agência de marketing digital

Uma agência de marketing digital sabe como converter leads em vendas. Por isso, vale a pena investir na contratação de uma empresa confiável, que possa ajudar o seu negócio a crescer.

A Agência IMMA, por exemplo, oferece diversos serviços de marketing digital que são excelentes para o cultivo e desenvolvimento de leads. A agência é bem estabelecida no mercado e conduz projetos para empresas de qualquer porte. Entre em contato e faça um orçamento para a sua marca!

Veja também