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Um empresário que invista no marketing digital eventualmente vai se deparar com a pergunta: Como aumentar a sua visibilidade online? E saber responder essa questão é crucial para o sucesso. Afinal, nenhuma marca pode obter bons resultados se os usuários não souberem da sua existência.
Felizmente, existem muitas maneiras de aumentar a visibilidade online de uma empresa. Por isso, neste artigo, vamos falar um pouco sobre as principais delas. Continue com a leitura para saber mais sobre o assunto!

Fonte: Freepik
Como aumentar a visibilidade online da minha empresa?
Entender as principais técnicas e formas de como aumentar a visibilidade online da empresa é fundamental para seu sucesso no marketing digital. A visibilidade é a principal forma que valorizará a sua criação de conteúdo e investimento em produção online, já que ela será responsável por ampliar o alcance de toda essa produção.
Além disso, aumentar a visibilidade de uma marca no ambiente digital significa ampliar as possibilidades para geração de vendas, expansão dos negócios e captação de leads, além de novas oportunidades de fidelização. Mesmo assim, muitos empreendedores ainda não entendem muito bem como funciona essa visibilidade e, pior ainda, a maioria ainda não entende a essencialidade de investir em técnicas que valorizem o alcance da empresa.
Dessa maneira, é importante ter em mente que ampliar o alcance não se resume apenas em divulgar um conteúdo nos meios digitais, indo muito além de apenas pagar por anúncios e propagandas para vender conteúdo e produtos. É importante que se produza conteúdos que tenham relevância e valor ao público, atraindo a atenção deles de maneira mais orgânica.

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É neste ponto que entram as diversas estratégias e técnicas de marketing digital. A primeira delas é a pesquisa e análise do próprio negócio. Isso ajuda você a entender como sua empresa se posiciona e qual segmento ela deve trabalhar. A partir daí, é possível identificar o nicho específico para a sua empresa se comunicar.
Esse nicho seria o que gostamos de chamar de público-alvo. Com este público definido, pode-se analisar o público a fim de descobrir quais são os desejos, necessidades e características deste público. Tendo em mente todos esses dados, é mais fácil traçar métodos de produção de conteúdo mais assertivos.
Entenda como aumentar a visibilidade online com esse artigo
A visibilidade é um fator crucial para uma boa estratégia de marketing online. Isso porque qualquer iniciativa de marketing digital precisa ser vista pelos usuários para produzir algum efeito.
Sendo assim, é necessário encontrar formas de aumentar a visibilidade da sua empresa online para obter mais clientes. Felizmente, existem muitas formas de fazer isso. A seguir, vamos apresentar algumas das principais delas. Confira!
Esteja presente nas redes sociais
As redes sociais são muito positivas para a visibilidade. Estudos demonstram que pelo menos 43% dos usuários usam as mídias sociais para pesquisar quando precisam comprar alguma coisa. Fica claro, então, que esses sites podem ser muito úteis para fazer com que mais pessoas conheçam a sua marca.
Comece, portanto, criando uma presença nas redes sociais que forem mais frequentadas pelo seu público-alvo. Lembre-se que você não precisa usar todas as plataformas ao mesmo tempo: ao invés disso, invista na criação de uma presença sólida e estável em pelo menos duas.
É importante levar em consideração que as redes sociais também funcionam como plataformas que facilitam o traçar de métricas no marketing digital. Isso porque elas contam com ferramentas que ajudam a identificar erros e acertos da comunicação da própria empresa e seus concorrentes.
Assim, é possível readequar sua comunicação após uma boa análise das redes sociais internas e externas, tornando sua empresa mais assertiva na comunicação com seus stakeholders, por exemplo. Dessa forma, é possível melhora exponencialmente a sua estratégia de conteúdo.
Otimize o seu site com as normas de SEO
Nada é melhor para a visibilidade online de uma marca do que SEO, ou search engine optimization. Essa sigla se refere a técnicas de otimização que tornam um site ou um conteúdo mais atraentes para os mecanismos de busca, como o Google.
Devido a isso, um site otimizado com as normas de SEO vai obter um posicionamento melhor nas páginas de resultados de busca. Isso significa estar entre os primeiros resultados, pois esses são os links que recebem a maior parte dos cliques. Dessa forma, um número muito maior de usuários pode descobrir o conteúdo ou o site da sua empresa.

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Vale destacar que de nada importa você investir na criação de conteúdos relevantes e bem apurados se esses conteúdos não forem devidamente postados entre as normas e métricas de SEO. Isso porque é o SEO que dará alcance maior ao conteúdo, o colocando em uma posição melhor nos sites de busca.
Faça guest posts em outros blogs
Se a sua marca tem um blog, uma boa dica para aumentar a visibilidade dele é fazendo guest posts para outros blogs da mesma área. Um guest post é um texto escrito por um convidado em um outro site, que normalmente inclui um link para o site do convidado em questão.
Por conta da inclusão desse link, guest posts são recursos eficientes para apresentar o seu site para usuários que podem ter interesse na sua área, mas não conhecem a sua empresa ainda. Mas é claro que fazer um não depende apenas de você, mas também do site para o qual você escreveria. Assim, invista no networking para formar boas relações com outros bloggers da sua área. Dessa maneira, propostas de guest posts serão uma possibilidade mais concreta.
Contrate uma agência de marketing digital
A melhor forma de descobrir como aumentar a visibilidade online é contratando uma empresa especializada no assunto, como uma agência de marketing digital. Isso porque esse tipo de empresa conhece estratégias de marketing eficazes para promover a sua marca na internet.
Não sabe que agência contratar? A Agência IMMA é uma ótima opção. A equipe da IMMA é altamente qualificada e tem experiência com atendimento para empresas de qualquer porte e qualquer área de atuação.
E aí, tem interesse? Quer saber mais? Então não perca tempo: entre em contato com a agência e faça já um orçamento para a sua marca!

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.