Como aproveitar o pós Black Friday

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
07/10/2019
Gestão de Sites | Lojas Virtuais | Marketing Digital

Saber como aproveitar o pós Black Friday é uma ótima estratégia, principalmente por ser uma excelente época para quem possui uma loja virtual, especialmente no Brasil. Em 2018, por exemplo, houve um faturamento de mais de 2,1 bilhões de reais apenas nas vendas online. Mas o que muitos vendedores não sabem é que a alegria da Black Friday não precisa sumir após o fim de semana. Por isso, nesse artigo, vamos falar um pouco sobre o assunto para ajudar você a multiplicar as suas vendas esse ano.

Pode ser muito vantajoso aprender como aproveitar o pós Black Friday

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Por que vale a pena aprender como aproveitar o pós Black Friday

Talvez você esteja se perguntando quais os motivos para tentar aproveitar o pós Black Friday. Afinal, não é melhor aproveitar apenas o momento das promoções, onde as pessoas estão muito dispostas a comprar?

A resposta tem a ver com pensar a longo prazo. Isso porque saber como aproveitar o pós Black Friday é saber como fidelizar um cliente após uma compra. E um cliente fidelizado é um cliente que volta a comprar com a sua marca e a recomenda para parentes e amigos. Ou seja, é uma estratégia que tem um impacto muito positivo no crescimento do seu negócio.

Isso se deve pelo fato de que um evento grandioso com a Black Friday é a melhor época para a captação de clientes, mas para isso é preciso deixar seus preços atrativos o suficientes. Neste sentido, a ideia é dar oportunidade para o público comprar produtos que esperaram o ano inteiro, essa atitude ajuda a atrair diversos novos leads e a fidelizar os clientes.

Com os clientes fidelizados, é necessário manter interação com eles afim de não perder a fidelidade deles. E são essas políticas de implementação para aproveitar o pós Black Friday que falaremos neste artigo.

Uma vez que você entende isso, o próximo passo é pensar em estratégias para fidelizar o cliente no pós Black Friday. Vejamos, então, algumas delas a seguir.

Próximo passo é pensar em estratégias para fidelizar o cliente no pós Black Friday

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Agradeça pela compra e recomende outros produtos

Se um cliente fez uma compra com você durante a Black Friday, você agora tem os dados dele para comunicação. E uma boa forma de passar uma imagem positiva da sua empresa é usar esses dados para enviar um e-mail de agradecimento pela compra. Isso faz com o que o cliente se sinta visto, representando, então, um importante momento de aproximação.

Nesse e-mail, você também pode incluir recomendações de outros produtos que o cliente possa gostar. No entanto, é preciso fazer isso com cautela: não adianta nada recomendar uma porção de produtos que não tenham nada a ver com o que o cliente comprou. Então, procure usar da segmentação para tentar entender melhor o gosto daquele usuário e fazer recomendações que realmente possam despertar o seu interesse.

No e-mail, você também pode incluir recomendações de outros produtos que o cliente possa gostar

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Prorrogue preços e promoções

Como a Black Friday é apenas uma vez ao ano, em torno dela se constrói toda uma expectativa. Essa expectativa cria um senso de urgência que leva as pessoas a comprarem mais.

Por isso, perder a Black Friday pode gerar angústia no cliente. E é aí que uma prorrogação de promoções pode gerar um diferencial para a sua loja: a pessoa pode estar insatisfeita por não ter aproveitado os descontos quando pôde, e, ao receber um e-mail seu, descobrindo que sua marca ainda está em promoção, vai querer compensar por isso, o que pode levar a mais compras. Sendo assim, considere a possibilidade de estender os preços da Black Friday na sua loja por mais tempo.

Veja também: 5 dicas para vender mais na Black Friday

Prepare-se para a cyber monday

A cyber monday é a segunda-feira que vem depois da Black Friday, focada em promoções de lojas virtuais. Por isso, para aproveitar o pós Black Friday, se prepare bem para esse momento, disponibilizando cupons e códigos de desconto e reforçando a velocidade do seu site. Relacionar as duas datas é uma boa forma de garantir o interesse dos clientes.

Black Friday para pequenas empresas

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Mantenha um canal de comunicação com os clientes

Ter contato com o público apenas na Black Friday não é certeza de que eles continuarão a consumir seu produto. Para prosseguir com os clientes ao seu lado, é importante manter um canal de comunicação ativo e se sempre abastecer suas redes com comunicados, campanhas e divulgação.

Neste contexto, manter-se ativo nas mídias ajuda a criar um laço emocional para com o cliente. Mas como fazer isso? Com ajuda de e-mail marketing de atração, interação nas redes sociais, campanhas populares nas mídias e pesquisas de satisfação.

Dessa forma, os clientes se sentirão parte importante da empresa e entenderão que têm peso no que tange a tomadas de decisão da marca. Se você mantém contato com o público e oferece interação, a interpretação do consumidor é de que ele não foi esquecido e de que a empresa está feliz em tê-lo em sua comunidade.

Marketing Digital e Black Friday

Faça o consumidor se sentir parte da empresa

Outra estratégia para aproveitar o pós Black Friday é expor ao seu consumidor fiel que ele faz parte da marca, isso dá a ele um prazer maior ao comprar seus produtos. Um exemplo claro deste modelo é a Apple e toda a sua preparação pré-produto que tem o objetivo de entregar uma experiência de compra totalmente diferente para o consumidor, existe um prazer em ver uma caixa da Apple e abrir.

Dar essa experiência diferenciada também é importante para o pós-compra, principalmente no que tange a pesquisa de qualidade, que faz o cliente se sentir ouvido pela marca. Tem erros no seu produto? Ouça o que os consumidores têm à dizer.

Tenha o acompanhamento de uma agência

Agora que você já sabe como aproveitar o pós Black Friday, resta colocar essas dicas em prática. E a melhor forma de fazer isso é com uma agência de marketing digital e campanhas de e-mail marketing, como a Agência IMMA. Quer saber mais? Entre em contato com a gente e faça um orçamento para a sua empresa, o resultado irá surpreender.

Agência de Gestão de Campanhas de E-mail Marketing

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