Entenda como coletar feedback de clientes para a marca

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
14/06/2021
Marketing Digital

Se você possui uma empresa e tem a intenção de fazê-la crescer, provavelmente já sabe que as suas estratégias precisam estar constantemente mudando e se adaptando. Afinal, o que funciona em um momento pode não funcionar mais no outro, ou precisar de algumas modificações para funcionar melhor. E o feedback de clientes é um elemento fundamental para avaliar o sucesso das estratégias de crescimento ou dos produtos e serviços de uma empresa.

Mas como obter essas informações? Ou, em outras palavras: como coletar feedback de clientes para a marca? Se você não sabe qual é a resposta para essa pergunta, não precisa se preocupar: Neste artigo, vamos explicar tudo que você precisa saber a respeito. Continue com a leitura para aprender!

Coletar feedback de clientes

Fonte: Freepik

Entenda como coletar feedback de clientes para a marca

Para obter as opiniões de um cliente a respeito da sua marca, é preciso fazer isso com cuidado. Você quer que o cliente se expresse da melhor forma possível, sempre com sinceridade. Dessa maneira, o feedback pode ser usado para melhorar a sua empresa.

Mas como fazer isso? Felizmente, existem muitas formas de coletar feedback de clientes. A seguir, então, vamos dar algumas dicas para ajudar você nesta tarefa. Confira!

Mantenha uma presença ativa nas redes sociais

As redes sociais são veículos ideais para obter feedback de clientes. Ter uma presença ativa em locais como o Twitter, o Facebook ou o Instagram permite que você mantenha um contato mais direto com os consumidores da marca.

Isso faz com que os clientes possam alcançar a sua empresa com mais facilidade. No Twitter, por exemplo, não é incomum um usuário marcar a conta de uma marca com a qual esteja tendo problemas. É, portanto, importante se manter atento nessas plataformas para poder solucionar quaisquer dúvidas ou reclamações o mais rápido que for possível.

Importância do feedback

Fonte: Freepik

Tenha um formulário no seu site

Ao criar um site, é interessante incluir uma parte para o feedback. Um formulário de opinião, por exemplo, é uma ótima opção. Ele pode ser incluído após a compra de um usuário, o que faz com que o consumidor possa expressar como foi a experiência dele ao comprar através do site. Isso é útil para coletar dados acerca da performance da página.

Disponibilize formas de contato direto

Mesmo que você já tenha um site e perfis nas redes sociais, às vezes os usuários preferem se comunicar com a sua marca de forma mais direta e pessoal. Isso significa que é fundamental incluir um endereço de e-mail ou um número de telefone nas páginas da sua empresa.

Essas informações facilitam a tarefa de um cliente que queira entrar em contato com a sua empresa, seja para fazer uma reclamação ou perguntar alguma coisa. O resultado é que a sua marca se torna mais acessível, o que é sempre uma ótima forma de receber mais feedbacks.

Entenda como coletar feedback de clientes para a marca

Fonte: Freepik

Por que se preocupar com o feedback de leads e clientes?

O feedback de clientes é essencial para o crescimento de uma marca. Além de ajudar a humanizar e demonstrar interesse na opinião do cliente, o feedback ajuda a achar erros cometidos pela empresa e a corrigi-los de maneira mais assertiva.

Um dos grandes erros cometidos pelas empresas atualmente é, justamente, querer debater com o público para se defender de alguma espécie de erro, por exemplo. Querer demonstrar que está certo é um desses principais pecados de marketing e afeta diretamente a imagem da empresa, principalmente quando ela insiste no erro.

Por conta disso, abrir um canal de comunicação direta onde os clientes possam se sentir ouvidos é fundamental para que os erros sejam analisados e, com isso, as devidas providências possam ser tomadas. O reconhecimento do próprio erro ajuda a empresa a evoluir, atrair mais leads e, além disso, ajuda a humaniza-la, já que os clientes se sentem ouvidos e, de fato, uma parte importante na tomada de decisões da marca.

Netflix e a vantagem das redes sociais no marketing digital

Fonte: twitter.com/NetflixBrasil

Um grande exemplo de empresa que soube ouvir o feedback dos clientes e se tornou um grande case de sucesso foi a própria Netflix, que se reinventou completamente e hoje, é um grande sucesso nas redes sociais com um perfil totalmente humanizado e que sempre gera engajamento.

A empresa, hoje, é uma das maiores do mundo na área de streaming e, sem dúvidas, é a principal referência quando falamos em gestão de redes sociais. Isso tudo graças a toda a atenção que a empresa voltou no feedback do seu público nas redes, interagindo diretamente com ele que, por consequência, se sentiu mais próximo da empresa, por exemplo.

Por isso, sempre indicamos usar os canais de comunicação que temos hoje para se aproximar mais do público, firmar a marca, ouvir o feedback e estar constantemente em evolução. Crescimento e longevidade da marca está na capacidade dela se reinventar em tempos difíceis e no reconhecimento do próprio erro, atuando diretamente nas melhores maneiras de estar mais ao lado do público e consertar o que precisa ser feito.

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Agora que você já sabe como coletar feedback de clientes para a marca, é hora de pensar em como colocar esse conhecimento em prática. E a verdade é que tudo que uma empresa faz no espaço online pode ser mais eficiente com a ajuda de serviços especializados de uma agência de marketing digital. Não sabe que agência contratar? A Agência IMMA é uma ótima opção.

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