Será que celebridades realmente usam os produtos que eles indicam nas redes sociais? Provavelmente não. Muitas marcas pagam celebridades para promover produtos em suas contas com a ilusão de que os consumidores serão convencidos com essas publicidades. No entanto, clientes influenciadores podem ser mais valiosos do que celebridades pagas.
Fonte: FreePik.
Por que clientes influenciadores podem ser mais valiosos do que celebridades pagas?
Ao perceber que determinada celebridade está realizando uma publicidade, o usuário tende a buscar logo saber se ela foi paga para falar bem do produto. Isso porque, ao descobrir que a publicidade é paga, muita gente acaba não dando muita atenção ao produto nesses casos. Afinal, a propaganda não ocorreu de forma natural, alguém foi pago para falar dela.
É por isso que muitas marcas e empresas têm investido na divulgação da opinião de consumidores comuns ao invés da publicidade com celebridades. Os influenciadores de opinião já existem e são aqueles clientes que estão dentro da sua comunidade de seguidores. Eles são leais à sua marca, e, com algum incentivo, vão defender seus produtos ou serviços através de suas redes sociais.
Os clientes influenciadores acabam se tornando formadores de opinião dentro da comunidade. E como geralmente eles têm públicos muito menores do que celebridades, é preciso encontrar formas de incluí-los em ao menos uma de suas estratégias de marketing digital para que sua participação conduza a resultados expressivos sem que seja necessário gastar uma verba enorme para isso.
Aproveitando uma voz mais autêntica
Influenciadores de opinião são, em primeiro lugar, seus clientes fiéis que, de alguma forma, conseguiram sugestionar (de maneira autêntica ou autoritária) seus amigos, família e seguidores a alguma ação em relação a sua marca.
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Em contraste, celebridades pagas na internet muitas vezes não são seus clientes reais. E mesmo que sejam, a probabilidade de falarem algo positivo sobre o seu negócio de forma orgânica e gratuita é muito pequena. Em alguns casos, inclusive, essas celebridades fazem a promoção de uma marca por determinado tempo, e, logo em seguida, de uma concorrente.
Ou seja: como confiar nesse tipo de propaganda, tendo em vista que a publicidade é feita para quem paga melhor?
Um estudo, feito pela plataforma Marvck reuniu 10 bilhões de impressões sociais através de múltiplas plataformas e descobriu que as pessoas são 3 vezes mais propensas a clicar em um post de um cliente influenciador do que no post de uma celebridade paga.
Alinhamento com algoritmos feed de notícias
Este ano, Twitter, Facebook e Instagram mudaram seus algoritmos e introduziram recursos com base na relevância relacional, abandonando a alimentação cronológica quase inteiramente.
Enquanto as mudanças técnicas são complexas, elas se resumem a isso: posts de amigos, familiares e outras ligações sociais fortes são muito mais propensos a aparecer no topo dos feeds do que publicidade paga.
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Se um cliente faz um post com uma opinião sobre seu produto ou serviço, é provável que esse post apareça no topo das notícias de seus seguidores, porque eles têm afinidades genuínas que levam em conta interações anteriores.
Mas, no caso de celebridades, essa afinidade pode não ser tão alta. Afinal, celebridades têm um monte de seguidores, mas não costumam interagir muito com eles, o que faz com que os algoritmos identifiquem seus conteúdos como de baixa relevância.
Já o conteúdo de pessoas que você conhece e interage regularmente são mais propensos a aparecer no seu feed. E se uma dessas pessoas for um dos clientes influenciadores, a probabilidade de seus posts aparecerem continuamente é ainda maior.
ROI mais rentável
Celebridades pagas podem cobrar dezenas (ou mesmo centenas de milhares) de reais ou dólares para postagens no Twitter, Instagram ou Facebook. Mesmo para marcas mais rentáveis do mundo ou startups com bons financiamentos, que são capazes de pagar por esse tipo de taxa, pode ser difícil acompanhar o ROI (retorno sobre investimento) e justificar o gasto.
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Clientes influenciadores são muito menos dispendiosos para ativar, principalmente porque eles são, muitas vezes, motivados por experiências anteriores ao invés de pagamentos em dinheiro. Isto oferece uma imagem muito mais clara do ROI do que as marcas podem alcançar com influenciadores pagos.
Ao comparar o custo de leads gerados a partir de influenciadores de opinião versus influenciadores pagos, as marcas acabam tendo custos muito menores pelas ligações que vêm de um influenciador comum.
Construir uma comunidade de influenciadores de opinião leva tempo. Mas, quando é bem-feita, ter seus clientes influenciadores recomendando consistentemente seus produtos ou serviços através de recomendações genuínas pode impulsionar (e muito) as suas conversões. Por isso, trate bem seus clientes e sempre ofereça as melhores experiências.
Lembre-se de cuidar bem da reputação on-line da sua marca. Ela pode fazer total diferença na hora de um cliente decidir por sua empresa ou pela concorrência.
Se precisar da ajudinha de uma empresa de marketing na internet, pode contar com a gente!