6 características que os melhores infográficos têm em comum

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
04/04/2017
Marketing Digital

Infográficos podem capturar a atenção de uma audiência rapidamente, não importa qual seja a finalidade deles. Sua natureza visual e gráfica pode torná-los ferramentas eficientes para passar um ponto de vista rapidamente através de uma imagem dinâmica e concisa. Mas, para isso, é importante conhecer as características que os melhores infográficos têm em comum.

Infográficos podem se tornar virais em um piscar de olhos, principalmente graças a facilidade com que eles são compartilhados e lidos. Ter um infográfico que se tornou viral no seu repertório pode gerar ótimos resultados e ainda melhorar sua credibilidade. Nem todos os infográficos são criados de forma igual. No entanto, somente alguns se tornam virais.

6 características que os melhores infográficos têm em comum

Conheça 6 características que os melhores infográficos têm em comum

1. Eles têm títulos surpreendentes: esse é o primeiro ponto que os usuários veem. Por isso, ter um título surpreendente em destaque pode causar um enorme impacto. Bons títulos devem ser capazes de prender a atenção e de fácil compreensão, fazendo com que as pessoas se interessem pelo infográfico com apenas um breve olhar.

Quanto mais compacto e preciso o título, melhor. No entanto, o título ainda precisa ser descritivo o suficiente para que os usuários saibam sobre o que eles vão ler. Se você tem problemas para escolher um título, saiba que você não está sozinho. Às vezes é melhor desenvolver todo o trabalho e deixar o título para o final. Com todas as ideias frescas na cabeça, fica bem mais fácil encontrar um título surpreendente para seu infográfico.

Dicas para criar infográficos

2. Eles apresentam estatísticas: você vai perceber que os infográficos geralmente apresentam dados e estatísticas de uma forma visualmente simples de entender, tornando as informações bem acessíveis.

Muitos infográficos que circulam pela web não têm só estatísticas, mas seus números e porcentagens aparecem em destaque, com fontes diferentes e maiores que o resto do texto e até cores contrastantes. Muitos apresentam vários tipos de gráficos e possuem pequenos resumos do que seus números significam.

Vale ressaltar que é muito importante citar as fontes dos dados e estatísticas apresentados no infográfico. Afinal, as pessoas devem ter acesso as fontes originais se quiserem conferir se os dados estão atualizados e corretos.

3. Eles têm tamanhos gerenciáveis: ninguém quer criar um infográfico tão curto que perca credibilidade ou tão longo que os usuários não queiram ler ou compartilhar. Por isso, criar um infográfico com tamanho gerenciável, daqueles que podem ser clicados para ficarem maiores, é bem importante.

Como criar infográficos

Falando em tamanho, o tempo de carregamento também é bem relevante. Se o infográfico é muito grande, vai demorar muito tempo para carregar e pode aumentar o número de usuários que abandonam o site. Segundo o site Kiss Metrics, arquivo de 1,5 MB com um máximo de 8.000 pixels é o ideal.

4. Eles utilizam imagens: embora todo infográfico tecnicamente contenha elementos visuais, ter várias imagens nele aumenta a probabilidade de gerar ações dos usuários. Parte da essência do infográfico são os gráficos e essa essência pode ser complementada com outras imagens.

Infográficos geralmente incluem gráficos, tabelas e representações pictóricas de dados relevantes. Esses itens oferecem representações visuais da informação que está sendo compartilhada e ajuda a quebrar o conteúdo, tornando-o mais fácil de digerir. Já as imagens complementam os dados, ajudam a reforçar o que eles dizem a ainda podem servir para despertar emoções. Saber combinar os dois é fundamental para ter um infográfico de sucesso.

5. Eles são focados em um tema: quem monta um infográfico costuma se concentrar em um tópico e objetivo específico. Todas as informações e imagens são selecionados para ressaltar esse foco.

Conheça as 6 características que os melhores infográficos têm em comum

No entanto, é muito fácil perder o foco ao se montar um infográfico, especialmente quando encontramos algumas informações realmente surpreendentes que desejamos compartilhar. Um infográfico incrível, mas que perde seu foco, pode ter menos impacto e perder o efeito. Se concentrar em um tópico específico ajuda a manter a audiência focada e também a apresentar dados e números mais profundos acerca de um tema.

6. Eles têm espaços em branco: a maioria dos infográficos que se tornaram sucesso tem espaços em branco dentro deles. Embora possa ser tentador ocupar todo o espaço com imagens, essa nem sempre é uma boa ideia. Isso porque, ao invés de conseguir um belo visual, o mais provável é que tudo vire uma enorme bagunça.

Ter algum espaço em branco no seu infográfico também torna mais fácil a organização. Você pode separar diferentes subseções de conteúdo mais facilmente, tornando a leitura mais simples. Isso pode aumentar a probabilidade de gerar ações dos usuários.

A interpretação de dados por meio de Infográficos:

A partir do momento que uma grande quantidade de dados são apresentados para determinado público, torna-se mais difícil a interpretação e compreensão da mensagem que se quer transmitir. Neste ponto de vista é possível entender a importância de se organizar e divulgar determinados dados por meio dos infográficos, principalmente se forem dados muito específicos e de difícil entendimento por conta do receptor da mensagem.

Logo, entende-se que divulgar informações em infográficos ajuda a captar de forma mais concreta todos os dados que estão sendo transmitidos, pois nosso cérebro assimila imagens com mais rapidez do que poderia fazer com textos.

A importância do Infográfico

Além disso, infográficos ajudam a dar mais credibilidade ao seu canal de comunicação e dá a impressão de maior domínio a respeito do assunto que está sendo tratado.

Os infográficos também ajudam a deixar a sua página mais confortável para o leitor que está em busca de informações. Páginas com quantidade massiva de textos se tornam cansativas e nada convidativas. A partir do momento em que são apresentados dados de maneira mais objetiva e que demandam menos trabalho para cada leitor, maiores são as chances de página crescer e se tornar referência em determinado assunto.

Agência de Gestão e Design Gráfico

Como podemos ver, os infográficos são de vital importância na assimilação do conteúdo e no conforto do site para o leitor. Por isso, não perca a chance de fazer de seu site uma página de referência e agradável. Caso você precise de uma ajuda especializada na produção de textos e imagens para o seu infográfico, entre em contato e faça um orçamento com da Agência IMMA, agência de Marketing Digital.

Veja também