10 dicas para criar uma campanha bem-sucedida no Google Ads

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
05/04/2017
PPC - Links Patrocinados

Não é preciso gastar muito para fazer publicidade no Google. Mesmo quem tem um orçamento diário apertado pode desfrutar de uma boa campanha no AdWords. Então veja neste artigo 10 dicas para criar uma campanha bem-sucedida no Google Ads.

10 dicas para criar uma campanha bem-sucedida no Google AdWords

10 dicas para criar uma campanha bem-sucedida no Google Ads

Tenha um objetivo claro

A parte mais importante de qualquer campanha bem-sucedida no Google Ads é ter um objetivo em mente. Geralmente, o objetivo da maioria das campanhas no Ads é aumentar as vendas, não apenas gerar consciência de marca.

O anunciante também precisa saber quais ações específicas que deseja ativar em seu público. Trata-se de preencher um formulário? Telefonar para a empresa? Realizar uma compra on-line? Antes de colocar a campanha no ar, certifique-se que você identificou esse objetivo e sabe como vai medir os resultados.

Mantenha seu alvo em mente ao escrever seus anúncios

É fundamental atrair a atenção de seu público-alvo para aumentar o interesse e convencê-lo de que precisa dos seus produtos ou serviços.

Para tanto, um texto claro e sem termos técnicos pode ter muito mais poder do que um anúncio muito rebuscado. Principalmente porque o espaço é pequeno e é preciso se fazer entender com poucas palavras. Pense nos anúncios que te atraem e comece o trabalho a partir daí.

Campanha no Google Adwords

Não engane os clientes

Os anúncios precisam ser totalmente precisos e voltados para a página de destino anunciada. As principais palavras-chave devem ser usadas no conteúdo do anúncio e na página de destino.

Não tente enganar o seu público! Certifique-se de que cada grupo de anúncios é totalmente relevante para a página de destino que você está direcionando e que ele está sendo exibido apenas para consultas relevantes.

;

Use palavras-chave negativas

Lembre-se sempre de incluir na sua segmentação palavras-chave negativas, pois elas podem estar relacionadas com outras palavras-chave da campanha que não estão ligadas ao seu anúncio. Isso ajuda a qualificar ainda mais os anúncios dentro de uma campanha, garantindo que não serão exibidos para usuários que não iriam achá-los relevantes de qualquer maneira.

Organize seus anúncios

Implemente os três tipos de segmentação de palavras-chave (correspondência exata, correspondência de frase e correspondência ampla) em sua estratégia de segmentação. Utilize o máximo de palavras-chave para correspondência exata e menos para a correspondência ampla.

Separe os grupos de anúncios por palavra-chave, além de categoria, para manter a campanha bem organizada e facilitar o seu trabalho na hora de fazer mudanças ou simplesmente encontrar uma das campanhas.

Campanha de Marketing Digital

Para atingir ainda mais seu público-alvo, use os critérios de segmentação do Google. Por exemplo, você pode usar a segmentação geográfica para ter seus anúncios executados em uma determinada área. Também é possível segmentar anúncios de acordo com o assunto do site.

Não ignore os dispositivos móveis

Certifique-se de que você também está usando os anúncios para dispositivos móveis dentro de sua campanha bem-sucedida no Google Ads. Isso permite a criação de mensagens personalizadas e chamadas a ação específicas para dispositivos móveis.

Juntar essa estratégia a uma página de destino responsiva e programada para dispositivos móveis pode resultar em maiores taxas de conversão e uma experiência positiva para o usuário mobile.

Pay Per Click

Faça testes

Depois de identificar o objetivo, criar as campanhas e colocá-las no ar, é hora de realizar alguns testes para ver o que está funcionando melhor e tentar maximizar os resultados.

Mas só execute um teste de cada vez. Ficar implementando várias mudanças de uma vez só fará com que você não consiga identificar quais tiveram um impacto mais significativo. É impossível adivinhar o que terá melhor efeito, por isso é preciso estar sempre testando os anúncios. Às vezes, uma única palavra pode fazer toda a diferença.

Para obter os melhores resultados, uma opção é criar variações dos anúncios e acompanhar o que obtém a melhor taxa de cliques, o menor custo por clique, o maior número de conversões, etc. Depois de saber o que funciona melhor, basta manter apenas aqueles anúncios que têm bom desempenho.

Agência de Gestão e Marketing de Conteúdo

Acompanhe as conversões

Ser capaz de ver quais palavras-chave estão convertendo mais é fundamental para qualquer campanha. Sem o devido acompanhamento, é quase impossível rastrear e promover as palavras-chave de maior sucesso. Além disso, o acompanhamento de conversões permite a otimização contínua da base de dados e também dá uma visão mais direta sobre o ROI.

Monitore e ajuste suas campanhas

As campanhas devem ser monitoradas e ajustadas regularmente. Fazer isso pelo menos uma vez por semana pode manter seus custos baixos ao eliminar palavras-chave ineficazes.

As configurações do Ads podem ​​ser ajustadas durante toda a duração de cada campanha. Isso permite aproveitar a oportunidade de fazer mudanças enquanto as campanhas são executadas para maximizar seu aproveitamento.

Google Adwords

Nesse caso, os relatórios são importantíssimos, pois são eles que possibilitam identificar as diferentes taxas, as melhores palavras-chave, o custo por clique, etc. Usando o relatório de termos de pesquisa, por exemplo, você pode excluir palavras-chave que estão com baixo desempenho, substituindo-as por palavras melhores.

Agência de Gestão e Marketing de Conteúdo

Use o recurso de remarketing do Google Ads

Não negligencie opção de remarketing. Se os anúncios estiverem configurados corretamente, o Google pode rastrear quem visitou seu site e identificar aquelas pessoas que, estatisticamente, tem maior probabilidade de conversão.

Em seguida, o Google envia os dados de volta para o Ads para que você possa utilizá-los em suas campanhas de remarketing. Essa é uma ferramenta poderosa e que muitas pessoas não conhecem ou têm negligenciado.

Veja também