4 fatores para calcular o retorno do investimento no marketing digital

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
06/08/2021
Marketing Digital

Quais são os fatores para calcular o retorno do investimento no marketing digital? ROI é uma sigla que significa Return on Investment. É uma medida de eficácia na qual o resultado de uma ação é comparado com os insumos necessários para alcançá-la.

Em marketing digital, o ROI pode ser definido como a eficácia de seus esforços de marketing na geração de receita e envolvimento do cliente. Isso geralmente é medido usando métricas como custo por aquisição (CPA) e custo por engajamento (CPE).

4 fatores para calcular o retorno do investimento no marketing digital

Fonte: Envato

O ROI aumentou a importância de medir a análise de marketing digital para avaliar e melhorar o desempenho. No entanto, também pode ser usado como uma métrica de desempenho para outros fins, como marketing tradicional ou vendas.

Mesmo assim, muitas pessoas ainda têm muitas dificuldades quando o assunto é calcular o retorno do investimento no marketing digital. Por isso, separamos este artigo especialmente para te ajudar. Entenda melhor conferindo o nosso conteúdo abaixo!

Como calcular o ROI de sua campanha de publicidade digital

Não é uma tarefa fácil calcular o ROI para campanhas de publicidade digital, especialmente quando você não tem ideia do que seus clientes em potencial estão procurando.

Você não pode simplesmente colocar anúncios em plataformas de mídia social e esperar que as pessoas comprem seus itens. Para calcular o ROI, você precisa de dados que identifiquem no que seu mercado-alvo está interessado. Para te ajudar, separamos os 4 principais fatores para calcular o retorno do investimento no marketing digital. Veja:

Agência de Gestão de Lojas Virtuais

4 fatores para calcular o retorno do investimento no marketing digital

Prever a receita esperada de sua campanha

A previsão é uma parte complexa de qualquer negócio. Requer muitos cálculos, análises estatísticas e dados históricos para fornecer previsões precisas e percepções sobre o futuro.

Quanto mais precisa for a sua previsão, melhores serão as suas decisões. As previsões também permitem que as empresas planejem mudanças potenciais em seus negócios das quais talvez não tenham conhecimento.

O que é ROI

Fonte: Envato

Margem de lucro líquido de cada unidade de campanha vendida

A margem de lucro líquido é a diferença entre o que uma empresa ganha e o que gasta para produzir um produto ou serviço. Uma análise significativa dos dados da margem de lucro líquido pode ser conduzida para identificar quais segmentos de clientes geraram as margens mais altas.

Assim, a margem de lucro líquido médio para cada segmento é calculada e usada no cálculo das margens de lucro líquido gerais.

A pesquisa de mercado também fornece informações sobre o valor médio do pedido por unidade de campanha vendida e quanta receita cada canal de marketing gera.

O que é ROI no Marketing Digital

Fonte: Envato

Custo por unidade vendida em cada unidade de campanha produzida (CPS)

Entender quanto custa produzir uma unidade de campanha é crucial para gerenciar o orçamento e otimizar sua publicidade.

A métrica CPS ajuda a avaliar o custo por mil impressões (CPM) de suas campanhas. Para calcular o CPS, divida o custo pelo número de únicos que visitam a página de destino que vai para comprar algo.

Essa métrica pode ajudá-lo a decidir se faz ou não sentido continuar uma campanha, o que incentiva e incentiva um maior valor de produção.

Tempo para gerar uma venda ou valor investido em marketing digital

Na era digital, a competição está cada vez mais acirrada e ninguém pode se dar ao luxo de investir em seus esforços de marketing sem qualquer retorno. O marketing é um processo demorado e muito planeado.

O investimento em marketing digital deve ser visto como um investimento no futuro da sua empresa. Aumente o retorno de seus investimentos otimizando suas campanhas e focando no público-alvo que você deseja atingir.

O marketing digital se tornou um fator significativo para o crescimento e sucesso dos negócios. A experiência do cliente, agora, está sendo reconhecida com maior importância do que nunca, o que significa que as empresas devem ter mais interesse em como chegar aos clientes e gerar vendas ou conversões com eles.

Fatores que afetam o ROI

Fonte: Envato

Quais são os fatores que afetam o ROI em marketing digital?

Como já mencionamos, o ROI significa Retorno do Investimento em marketing digital. Quando se trata de marketing digital, há uma variedade de fatores que podem afetar o ROI. A principal coisa a lembrar é que é impossível dizer qual será o fator exato porque cada empresa é diferente e cada mercado é diferente.

Existem muitos fatores envolvidos na determinação de ROIs, mas todos eles levam de volta a uma coisa: conteúdo de qualidade ou vendas. Conteúdo de qualidade e vendas sempre serão as duas coisas mais importantes quando se trata de marketing digital.

Como administrar uma empresa em home office

Fonte: Freepik

Relação entre conteúdo de qualidade e vendas

Na indústria de marketing, conteúdo de qualidade é sempre importante para divulgar sua empresa e seus produtos. Se você tem um bom produto e sua estratégia é sólida, você pode se concentrar na geração de conteúdo que ajudará a construir a fidelidade à marca.

No entanto, só porque sua estratégia é sólida, não significa que você deva pular conteúdo de qualidade. Na verdade, o conteúdo de qualidade pode melhorar as vendas a longo prazo, se for único e valioso o suficiente para ser compartilhado.

Invista em Marketing de Conteúdo

Fonte: Freepik

As empresas que buscam gerar mais vendas por meio de sua presença online não devem negligenciar o conteúdo de qualidade porque ajuda a estabelecer confiança com os leitores – que terão maior probabilidade de comprar seu produto ou serviço se virem consistência no que estão lendo online.

Além disso, a criação de conteúdo ajuda na captação de leads por meio da otimização e do posicionamento nos mecanismos de busca, como o Google. Quanto melhor for o seu posicionamento, maior será a sua relevância para o público-alvo.

Agência de Gestão de Lojas Virtuais

Crie conteúdo de qualidade com a ajuda de uma agência de marketing digital

Uma agência de marketing digital é vista como uma ótima opção para gerar conteúdos de qualidade e ajudar no planejamento de mercado das empresas. A Agência IMMA, por exemplo, pode ajudá-los a gerar conteúdo de qualidade, construir e expandir sua marca e atingir seu público-alvo.

Nós oferecemos uma série de serviços de marketing para ajudara sua empresa a crescer e ter mais participação no ambiente virtual. Faça seu orçamento conosco e invista no futuro da sua marca.

Veja também