Ao escolher as ferramentas de marketing digital para promover uma marca na internet, o e-mail marketing pode, à primeira vista, não parecer uma opção muito tentadora. Afinal, com tantas outras opções, o e-mail pode parecer um recurso muito básico ou até antiquado.
Mas, na verdade, existem muitas vantagens que essa estratégia pode oferecer. Por isso, neste artigo, vamos apresentar os 4 principais benefícios do e-mail marketing para o marketing digital. Esses benefícios ajudarão você a entender a importância deste formato de comunicação. Por isso, continue com a leitura para descobrir que benefícios são esses!
O que é e-mail marketing?
Antes de falarmos de todos os benefícios do e-mail marketing para a sua estratégia de comunicação, é importante identificarmos o que é, de fato, o e-mail marketing. O conceito desta estratégia nada mais é do que uma forma de utilizar o e-mail para fazer campanhas no ambiente digital a fim de criar e manter ou melhorar o trabalho com relacionamento com clientes.
A ideia é gerar cada vez mais resultados nas vendas e reter clientes fazendo uso de uma ferramenta mais formal, diferente de SMS ou mensagens diretas como a própria ligação. Dessa forma, é interessante ressaltar que uma estratégia de e-mail marketing tem o objetivo de chegar até o público-alvo para oferecer um serviço ou produto.
Dessa forma, você pode se comunicar com seu público de acordo com a fase do funil de vendas que ele está. Se você que captá-lo, pode optar por uma forma de conteúdo no e-mail. Se seu objetivo é tornar esse lead um potencial de compra, podem ser adotadas outras estratégias. Outro objetivo pode ser a fidelização, que demanda outras formas de direcionar o material do e-mail. Isso significa que você pode direcionar sua comunicação de acordo com o objetivo particular de cada público.
Outra forma interessante de fazer uso do e-mail marketing é para uma pesquisa geral de opinião. Isso ajuda a conseguir um feedback mais elaborado dos clientes. Além disso, pesquisas de opinião fazem com que os clientes se sintam ouvidos e que tenham as opiniões importantes para as estratégias da marca. Isso dá um ganho exponencial de relevância para a empresa.
O número de pessoas que usam o e-mail já está na casa dos bilhões, o que torna este formato uma das bases primordiais para a campanha de marketing de qualquer empresa. Isso porque mostra como os e-mails podem servir de vitrine e canal de comunicação para ampliar o alcance da marca, gerando fluxo de vendas, leads e oportunidades de fidelização.
Outro fator importante relacionado ao e-mail marketing é a sua versatilidade quanto às mídias e plataformas digitais. Pessoas podem usar e-mails em aplicativos, sites ou até em ferramentas internas. Podem ser abertos e-mails pelo celular, tablet, notebook ou computador. É a maneira formal de se comunicar no mundo do marketing digital e ajuda muito a captação de leads da empresa.
Descubra quais são os 4 principais benefícios do e-mail marketing para o marketing digital
O marketing online é um campo muito amplo. Isso significa que existem diversas ferramentas à disposição de qualquer empresa que queira se promover neste contexto. Contudo, para obter sucesso, é preciso descobrir o que realmente é ideal para a sua marca.
Para fazer isso, no entanto, é necessário entender bem como cada recurso do marketing digital funciona. Dessa maneira, você pode descobrir as vantagens e desvantagens de cada um.
O e-mail marketing, por exemplo, é uma estratégia que pode trazer muitos benefícios para qualquer empresa. A seguir, então, vamos apresentar alguns dos principais deles. Confira!
Ajuda a construir a sua identidade visual
O e-mail marketing, como outras táticas de marketing online, se baseia muito na comunicação visual. Isso porque ele precisa transmitir informações de forma rápida, e os recursos gráficos são a melhor maneira de fazer isso.
O ideal, portanto, é que uma pessoa possa olhar para o e-mail da sua marca e entender de imediato qual é o objetivo dele. Sendo assim, essa é uma boa oportunidade para empregar técnicas de design que sejam coerentes com a essência da sua empresa como um todo. Em outras palavras, é uma chance de começar a construir uma identidade visual para a marca, o que pode ajudá-la a se destacar no mercado.
Torna a comunicação com o usuário mais íntima
O e-mail é um dos poucos recursos de comunicação privados que uma empresa pode usar para alcançar um possível lead. E essa privacidade é um dos seus maiores benefícios, porque ela confere um caráter pessoal e íntimo para a ferramenta.
Para uma marca, isso é muito positivo. Afinal, com uma campanha de e-mail marketing, é possível criar um vínculo entre a empresa e o usuário. Esse vínculo deve ser trabalhado para dar prosseguimento ao processo de fidelização do cliente, que cria um relacionamento entre o consumidor e a marca.
É uma forma de promover o seu conteúdo
Se você investe no marketing de conteúdo, é preciso investir também em formas de promover a produção da sua empresa. E uma campanha de e-mail marketing é excelente para isso.
Tipicamente, em uma campanha, é possível incluir links para outros tipos de conteúdo no corpo do e-mail. Dessa maneira, você está mandando o link de um conteúdo diretamente para uma pessoa que pode ter interesse nele.
O ROI é o melhor possível
O e-mail marketing é uma das ferramentas de marketing digital com o melhor nível de ROI, ou seja, retorno sobre investimento. Isso faz dele um recurso acessível e que compensa muito para o orçamento de uma marca.
Sendo assim, investir no e-mail marketing é uma ótima escolha para uma estratégia de marketing online. Afinal, o retorno compensa a fatia do orçamento que vai para o recurso.
Contrate uma agência para criar uma estratégia de e-mail marketing
Agora que você já sabe quais são os benefícios do e-mail marketing para o marketing digital, é hora de contratar uma agência de marketing digital para criar a sua própria campanha. E a Agência IMMA é uma ótima opção. Entre em contato e faça já um orçamento para saber mais!