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5 benefícios das redes sociais para o marketing digital

  • 30/01/2021
  • Gestão de Mídias Sociais
Facebook
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LinkedIn

Índice

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  • Saiba quais são os 5 principais benefícios das redes sociais para o marketing digital
    • É uma maneira de aumentar o seu alcance
    • É um passo para começar a construir uma identidade
    • É uma forma de promover o seu conteúdo
    • Servem como ferramentas de análise
    • Ajuda a medir a qualidade da sua comunicação
  • Contrate uma agência de marketing digital para usar as redes sociais a seu favor

Quais são os benefícios das redes sociais para o marketing digital? Se você tem interesse em promover uma marca na internet, é importante saber responder essa pergunta.

Afinal, não adianta investir em marketing para as mídias sociais se você não sabe quais são as vantagens que essas ferramentas podem trazer. Por isso, neste artigo, vamos apresentar as 3 principais delas. Continue com a leitura para saber mais sobre o assunto!

5 benefícios das redes sociais para o marketing digital
Fonte: Freepik

Saiba quais são os 5 principais benefícios das redes sociais para o marketing digital

O marketing digital engloba qualquer iniciativa feita no mundo online para promover uma marca ou uma empresa. Sendo assim, ele pode funcionar através de diversos formatos.

Um dos recursos mais populares deste estilo de publicidade é o marketing nas redes sociais. Plataformas como o Facebook, o Instagram, o Twitter e o Youtube se tornam veículos inestimáveis para fazer uma marca crescer através da internet.

Mas por que isso? Se você não é o tipo de pessoa que frequenta as redes sociais com regularidade, pode ser difícil entender os muitos benefícios que elas podem trazer para uma estratégia de marketing digital. A seguir, então, vamos apresentar os principais deles. Confira!

É uma maneira de aumentar o seu alcance

O alcance é um fator fundamental para qualquer plano de marketing digital. Afinal, de nada adianta ter estratégias de marketing de alta qualidade se os usuários não as vêem.

Sendo assim, é necessário investir em formas de aumentar o nível de brand awareness da sua empresa – em outras palavras, o número de pessoas que sabem da existência dela. E as redes sociais são ótimas para isso. Isso porque muitos usuários as utilizam para descobrir novas marcas. Portanto, para uma empresa, é muito positivo estar presente nestes espaços.

Como melhorar o seu conteúdo para redes sociais

É um passo para começar a construir uma identidade

Para uma marca, ter uma identidade própria é fundamental. Existem muitas empresas no mercado e você quer que a sua se destaque aos olhos do público. Logo, é preciso criar para ela uma personalidade e uma identidade visual distintas.

As redes sociais são ideais para dar início à construção dessa identidade. Elas oferecem muitos recursos para a comunicação visual, o que permite que você construa uma estética para a empresa. Além disso, há também a possibilidade de comunicação com os usuários, que facilita a construção de uma personalidade e um tom de voz específicos.

Relação entre Inbound Marketing e Redes Sociais

É uma forma de promover o seu conteúdo

O marketing de conteúdo é uma estratégia de marketing digital com grande potencial. No entanto, para que ele funcione corretamente, é preciso promover o seu conteúdo para que mais usuários o consumam.

As redes sociais são perfeitas para a promoção de conteúdo. Em sites como o Facebook ou o Instagram, o recurso do compartilhamento pode fazer com que milhares de usuários vejam um post de uma página que eles não seguem. Desse modo, a estratégia de marketing de conteúdo de uma empresa se torna mais efetiva quanto ela inclui as redes sociais.

3 técnicas de marketing nas redes sociais que você precisa conhecer
Fonte: Freepik

Servem como ferramentas de análise

As redes sociais também podem ser classificadas como ótimas plataformas para analisar o mercado e a concorrência. Isso porque elas possuem ferramentas que ajudam a fazer uma breve pesquisa dos assuntos mais comentados, por exemplo.

Um exemplo disso são os Trend Topics do Twitter. Lá, é possível ver quais são os assuntos mais comentados na plataforma e, assim, você pode começar a traçar estratégias de criação de conteúdo visando justamente criar postagens em cima de assuntos que possam ser tratados pela a sua empresa, que estejam no segmento.

Isso favorece toda a estratégia de conteúdo, principalmente se levar em consideração que produzindo esses artigos seguindo esses assuntos, você tem muito mais chances de captar um lead do que se estivesse escrevendo assuntos aleatórios.

Como usar as redes sociais a favor da sua empresa
Fonte: Freepik

Ou seja, as redes sociais também são ferramentas importantes para o marketing de conteúdo, ajudando a identificar o que é mais relevante para cada nicho de acordo com os assuntos mais falados.

Além de analisar assuntos, as redes sociais também ajudam a analisar a concorrência. Assim, você pode ver o que está sendo postado e qual tipo de assunto é publicado pelas empresas do mesmo nicho que você.

A partir daí, vendo comentários, por exemplo, você pode identificar quais são os erros e acertos cometidos por essas empresas e aderir isso na sua comunicação, melhorando exponencialmente a sua assertividade na comunicação.

Saiba como gerenciar redes sociais
Fonte: Freepik

Ajuda a medir a qualidade da sua comunicação

Além de ajudar na análise da concorrência e de assuntos mais comentados, as redes sociais também servem como plataformas para medir a qualidade da comunicação.

Isso pode ser feito, por exemplo, por meio das reações do Facebook. Os comentários também ajudam a ter um feedback rápido, auxiliando a fazer com que você tenha uma resposta ais rápida a respeito de algum problema ou acerto na campanha.

Dar atenção para estes comentários ajuda a fazer com que sua empresa seja valorizada, isso porque os clientes se sentem ouvidos e importantes para a empresa. Essa é uma das principais qualidades das redes sociais. Agora, é a sua vez de saber usar cada ferramenta para tirar o melhor proveito das redes.

Agência de Gestão de Mídias Sociais

Contrate uma agência de marketing digital para usar as redes sociais a seu favor

Agora que você já sabe quais são os 3 principais benefícios das redes sociais para o marketing digital, é hora de começar a usar essas ferramentas na prática. E, para isso, o ideal é contar com a ajuda de uma agência de marketing digital.

Não sabe que agência contratar? A Agência IMMA é uma ótima opção. Contando com uma equipe altamente qualificada, a IMMA tem experiência com gestão de mídias sociais para empresas de qualquer porte. 

E aí, quer saber mais? Então não perca tempo: Entre em contato com a IMMA e faça já um orçamento para a sua marca!

Foto de Rodrigo Darzi

Rodrigo Darzi

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.

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