Uma das formas de comunicação mais tradicionais da internet é o e-mail. É um recurso que permite a comunicação direta e privada, sendo muito usado em ambientes profissionais. Por esse motivo, também é uma ferramenta de marketing digital valiosa.
O e-mail marketing possui um dos maiores níveis de ROI do mercado, o que faz dele uma estratégia que vale a pena explorar. Mas como criar uma base de dados para o e-mail marketing? Essa é uma pergunta na qual muitas empresas esbarram ao optar por essa estratégia.
E, se você não sabe a resposta para ela, não precisa se preocupar. Neste artigo, vamos explicar tudo que você precisa saber sobre o assunto. Continue com a leitura para descobrir!
Entenda como criar uma base de dados para o e-mail marketing com esse texto
Para fazer uma campanha de e-mail marketing, é preciso ter uma lista de contatos que vão receber os e-mails. Essa lista é a base de dados necessária para a realização desse tipo de estratégia.
Muitas pessoas cometem o erro de comprar uma base de dados pronta para usar o e-mail marketing. Essa prática, além de antiética, não é muito efetiva. A maioria dos endereços de e-mail nessas listas são inativos; e mesmo os que não são dificilmente vão gerar leads, já que pertencem a pessoas que não demonstraram interesse nos produtos ou serviços da marca. Ou seja: É um desperdício de dinheiro.
Sendo assim, como construir uma base de dados para o e-mail marketing organicamente? Felizmente, existem muitas maneiras de fazer isso. A seguir, então, vamos dar algumas dicas que podem ajudar você nesta tarefa. Confira!
Descubra quem é o público-alvo da sua campanha
Antes de começar a criar a sua base de dados, é crucial que você saiba para quem é a campanha que você quer fazer. Quem é o público-alvo dessa estratégia?
Definir isso desde cedo ajuda você a construir uma lista de e-mails com alto potencial para a conversão de leads. Afinal, é mais fácil persuadir uma pessoa a comprar algo se você tem informações a respeito dessa pessoa.
Crie um formulário para captar dados no seu site
O site da sua marca é um ótimo veículo para captar dados. Isso pode ser feito através da disponibilização de um formulário para os usuários.
Com esse formulário, você dá ao usuário a oportunidade de disponibilizar dados para a empresa voluntariamente, se ele tiver interesse no seu conteúdo. Esse tipo de ferramenta garante que os endereços de e-mail que você receber virão de pessoas realmente interessadas, que podem se tornar leads e clientes no futuro.
Disponibilize conteúdo gratuito de qualidade
O marketing de conteúdo é fundamental para captar dados que ajudam em uma campanha de e-mail marketing. Isso porque, para que uma pessoa se interesse por conteúdos futuros da sua marca, ela precisa ter visto algum conteúdo antes que captasse sua atenção.
Portanto, vale a pena investir na disponibilização de conteúdo gratuito e de qualidade no site da sua marca. Isso pode acontecer através de textos, vídeos, podcasts e diversos outros tipos de produção.
Por que investir em e-mail marketing?
Agora que você entende como captar o máximo de informações e criar uma base de dados para o e-mail marketing, é importante falarmos mais sobre o próprio serviço de e-mail marketing. Isso porque, ele é essencial para o marketing digital de qualquer empresa.
Antes de tudo, é importante deixar claro que os melhores resultados do seu planejamento de e-mail marketing depende inteiramente do fluxo. Até porque, conseguir os contatos dos seus leads depende, justamente, de uma série de estratégias que captam a atenção deles.
O marketing orgânico é uma das principais formas de conseguir estes contatos. A partir dele, você pode começar a investir em otimização do seu site e criação de conteúdo relevante como forma de atração dos leads que, dessa forma, irão abrir a página e, por meio de uma CTA, abrir espaço para fidelização.
E é justamente sobre isso que falamos em importância do e-mail marketing. Este formato de comunicação com o cliente permite que você se aproxime mais dele e, de maneira particular, trabalhe o relacionamento entre seu cliente e a sua própria marca.
A partir disso, é possível começar a traçar planejamentos e estratégias para, individualmente com cada clientes, melhorar o relacionamento com o cliente e abrir a oportunidade para fidelizá-lo. No entanto, é importante entender como fazer isso e quais tipos de conteúdo você pode oferecer de relevante ao público.
Até porque, o e-mail marketing faz parte de uma outra etapa do funil de vendas, mais especificamente no meio do funil, onde o lead já foi captado e está em trabalho de conversão para se tornar cliente ou até mesmo um consumidor fiel da marca em questão.
Portanto, o conteúdo a ser apresentado é diferente. Não precisam mais ser utilizados conteúdos generalistas, nesta etapa, é hora de fortalecer o conhecimento do lead com informações e conteúdos ainda mais relevantes e aprofundados, oferecendo a ele a oportunidade de se tornar ainda mais informado sobre o assunto que o cliente acha interessante e relevante.
Por isso, o ideal é sempre contar com especialistas em comunicação e marketing que possam ajudar a identificar quais são os conteúdos ideais para você apresentar o cliente e, assim, fortalecer ainda mais sua relação com ele, dando a oportunidade de fidelizá-lo e, assim, aumentar ainda mais vida útil da empresa no mercado.
Contrate uma empresa especializada para ajudar
Se você quer saber como criar uma base de dados para o e-mail marketing, o ideal é recorrer a uma empresa especializada na área, como uma agência de e-mail marketing. Dessa forma, você pode contar com a ajuda de especialistas.
Não sabe que agência contratar? A Agência IMMA é uma ótima opção, sempre realizando campanhas de e-mail marketing de alta qualidade para empresas de qualquer porte. E aí, quer saber mais? Então não precisa perder tempo. Entre em contato com a IMMA e faça já um orçamento para a sua empresa! O investimento em profissionais é o primeiro passo para uma boa comunicação.