Saiba como aumentar o engajamento no Facebook

Para uma pequena empresa, pode ser um grande desafio aumentar o engajamento no Facebook. Entretanto, existem dicas que podem ajudar a melhorar seu relacionamento com o público nessa rede. O Facebook é considerado como a mídia social mais popular da internet, contando com mais de 2 bilhões de usuários ativos. Por isso, seu negócio deve estar nele se você quer criar um vínculo forte com os clientes.

Saiba como aumentar o engajamento no Facebook

Fonte: Freepik

Veja dicas para aumentar o engajamento no Facebook

Conheça o perfil do seu público

Uma coisa que vai te ajudar muito a aumentar o engajamento no Facebook é o nível de identificação que seu conteúdo gera no público. Para isso, é importante conhecer bem o perfil do seu público-alvo para acertar com eles e fornecer o que querem ver, não o que você quer que eles vejam.

Entenda as necessidades dessas pessoas, saiba o que elas estão buscando, quais são seus objetivos e dúvidas que precisam sanar. Dessa forma, você consegue disponibilizar o conteúdo correto para o consumo da audiência.

Plano de gestão de mídias sociais

Saiba os horários certos e a frequência das postagens

Uma das principais dicas para aumentar o engajamento no Facebook é em relação aos horários e a quantidade de postagens que serão feitas diariamente.

Ao acessar o painel administrador, nas estatísticas de alcance, é possível verificar os horários nos quais suas publicações foram mais vistas pelos seus seguidores.

É essencial confiar nesses horários e determinar um limite de posts diários, que deve ser entre um e três. Esse número dependerá do seu tipo de negócio e também dos objetivos que pretende atingir. Organizar-se dessa maneira melhora muito seu alcance e auxilia no planejamento de conteúdo a ser veiculado.

Veja dicas para aumentar o engajamento no Facebook

Fonte: Freepik

Preste atenção em sinais negativos

Tenha certeza de que o engajamento da sua fan page está sendo positivo para sua imagem de marca. Só para se ter uma ideia, quando um usuário deixa de seguir a página, são necessárias 100 curtidas em posts para recuperar o alcance dela.

  • Os sinais que podem ser considerados negativos no Facebook são: deixar de curtir, deixar de seguir, ocultar um post, ocultar todos os posts e receber denúncias de spam;
  • Não é sinal negativo: reações de “Triste” e “Grr”. Não é necessário se preocupar se um post recebeu muitas dessas duas reações, pois o algoritmo do Facebook não as considera como feedback negativo.

Promova questionamentos

Uma ótima maneira de aumentar o engajamento no Facebook é fazendo perguntas e provocações. Essa é uma excelente forma de estimular sua persona a interagir com os conteúdos da fan page, melhorando consideravelmente seu engajamento.

Para atingir esse objetivo, formule postagens com questionamentos que estimulem as pessoas. Porém, esse conteúdo precisa, de alguma maneira, ter a ver com os produtos e/ou serviços oferecidos pela sua empresa. Fazer uma coisa aleatória não é um bom caminho. O primordial é achar um assunto que cause comoção no público.

Reações de “Triste” e “Grr” não são sinais negativos para o Facebook

Fonte: Freepik

Vídeos promovem um excelente alcance

Se realmente quer aumentar o engajamento no Facebook, você precisa produzir conteúdo em vídeo! Além dos vídeos ajudarem na estratégia de SEO, eles também são as mídias que mais fazem sucesso no Facebook.

Veja também  5 benefícios de trabalhar com influenciadores nas mídias sociais

Uma pesquisa do site Social Bakers mostrou que o alcance orgânico dos vídeos no site é quase duas vezes maior que o alcance das imagens. Dessa forma, se você tem um canal no YouTube ou qualquer tipo de material em vídeo que pode ser utilizado, não hesite em compartilhar na sua página do Facebook.

Se você ainda não tem vídeos para utilizar nas mídias sociais, ainda é possível construí-los mesmo sem possuir um estúdio de gravação. Conteúdos gravados com um bom celular, como depoimentos de quem já utilizou o seu produto/serviço, já são suficientes. Ou até mesmo vídeos animados, com fotos e algumas informações.

Vídeos promovem um excelente alcance no Facebook

Fonte: Freepik

Considere os posts patrocinados

As publicações orgânicas só funcionam até certo ponto nas principais redes sociais das empresas. Para aumentar o engajamento no Facebook de verdade, é necessário investir no impulsionamento de posts por meio do Facebook Ads, que é a plataforma de anúncios da mídia social.

Através dessa ferramenta, você pode fazer uma segmentação do conteúdo para atingir públicos bem específicos, baseando-se em seus hábitos na internet e interesses. Dessa forma, fica muito mais fácil impactar exatamente quem você quer.

Considere os posts patrocinados para aumentar o engajamento no Facebook

Fonte: Freepik

Faça um bom uso de CTA para aumentar o engajamento no Facebook

A call to action (CTA), ou chamada para ação, pode ser muito bem utilizada nas redes sociais. As CTAs podem ajudar a aumentar o engajamento no Facebook consideravelmente. Isso porque elas induzem o usuário a realizarem uma ação diretamente nos posts veiculados.

Para aplicar a CTA no Facebook não é muito difícil. Basta induzir os seguidores a fazerem algo a partir das publicações. Frases do tipo “curte se discorda”, “compartilhe se concordar”, “marque aquele amigo que sempre diz/faz isso” são algumas CTAs que podem ser utilizadas no Facebook. Elabore várias delas e faça uma análise dos resultados para saber qual funciona melhor com seu público.

Use CTA para aumentar o engajamento no Facebook

Fonte: Freepik

Humanize sua página

Uma coisa que atrai muito o público e faz com que as pessoas interajam é humanizar a marca o máximo possível. Como? Revele o dia a dia da empresa no Facebook, faça vídeos de making off, promova transmissões ao vivo para tirar dúvidas e mostrar eventos, etc. Envolva seus curtidores e faça com que eles se sintam ligados não só à sua empresa, mas também aos colaboradores que fazem parte dela.

Seguir boas dicas para aumentar o engajamento no Facebook é essencial para bombar seu negócio nessa rede. Porém, se você puder contar com uma gestão de mídias sociais experiente, esse é o melhor caminho.

Veja também  Como construir um Instagram do zero

A Agência IMMA, especialista em marketing na internet, realiza esse serviço e propõe as melhores estratégias de acordo com o perfil da sua empresa. Entre em contato e faça um orçamento.

Veja também

Rodrigo Darzi

Sobre Rodrigo Darzi

Pai de 2 filhos. Especialista em Marketing Digital. MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.

E-book de Mídias Sociais
A Agência IMMA preparou um material exclusivo para você começar entender como funciona a gestão de mídias sociais e como utilizá-las.

Insira o seu e-mail para receber o nosso e-book
QUERO MEU E-BOOK