4 dicas para aumentar o engajamento das mídias sociais

Fazer uma página uma rede social crescer não é fácil. É preciso gerar muito engajamento e criar um conteúdo tão legal que leve os usuários a compartilhar o material espontaneamente. Por isso, descobrir formas para aumentar o engajamento das mídias sociais é bem importante.

4 dicas para aumentar o engajamento das mídias sociais

Se você estiver querendo gerar mais envolvimento com seu conteúdo nas redes, vai precisar trabalhar bem sua estratégia digital.

Confira 4 dicas para aumentar o engajamento das mídias sociais

  1. Promova os comentários dos usuários em seus canais sociais: destacar regularmente comentários de usuários em seus canais sociais dá aos seus seguidores mais motivos para interagir com seus posts.

Em vez de promover unicamente as suas próprias mensagens e produtos, promova os conteúdos gerados pelo seu público. Todo mundo adora se sentir importante e mostrar aos seguidores que todos os comentários são lidos e levados em conta pode ser muito importante para aumentar o engajamento nas suas mídias sociais.

Vale ressaltar que é importante garantir que os usuários saibam que seus comentários ou imagens podem ser utilizados na rede social. Portanto, antes de usar um conteúdo gerado pelo usuário, converse com ele e peça autorização. Você não quer que ninguém se sinta ofendido ou invadido por ter seu comentário utilizado.

Como aumentar o engajamento das mídias sociais

  1. Cite materiais de outras pessoas e faça comentários instigantes sobre eles: só compartilhar ou fazer um retweet, por exemplo, nem sempre é suficiente para mostrar sua opinião. Por isso, cite artigos, fotos, pesquisas, infográficos e materiais em geral de outras pessoas e adicione seus próprios comentários.

Ao invés de clicar em retweet ou compartilhar, resuma com suas próprias palavras o material, de uma maneira que fale diretamente com seu público, e cite sua fonte. Pense também se você não pode trazer um novo ponto de vista para o artigo ou adicionar outros detalhes interessantes.

Veja também  5 passos para criar uma estratégia de mídia social bem-sucedida para 2017

Dê a seus seguidores uma razão para clicar no conteúdo que você compartilha, seja ele o seu próprio ou de outra pessoa. Em geral, sempre que você postar nas redes sociais, certificar-se de que está dando às pessoas algo sobre o qual vale a pena conhecer.

Aumentar o engajamento das mídias sociais participando dela

  1. Resuma seu próprio conteúdo com ótimas imagens: embora possa ser difícil e demorado encontrar a imagem perfeita para usar em um post, este é um tempo bem gasto. Uma imagem interessante pode atrair um usuário e levá-lo a clicar num link que direciona para o seu site ou compartilhar o post.

Existem várias pesquisas que comprovam essa teoria e praticamente todo blogueiro irá lhe dizer que o uso de imagens ou qualquer forma de mídia visual ajuda a obter mais atenção dos usuários. Páginas de negócios no Facebook conseguem obter até 94% mais visualizações em artigos com imagens do que naqueles sem.

Se algum dia você não conseguir encontrar uma imagem para seu conteúdo, crie uma imagem com uma citação interessante e use-a para ilustrar seu artigo ou post. Citações também se destacam, captando a atenção das pessoas e gerando um bom engajamento em todas as redes sociais.

Como aumentar o engajamento das mídias sociais em páginas da sua empresa

  1. Não use títulos caça-cliques: nada pior do que se sentir enganado. E é exatamente assim que um usuário se sente quando clica em um link e é direcionado a um material que não tem muito a ver com a proposta inicial do título anunciado.

Usar títulos caça-cliques pode ter sido uma manobra inteligente em algum ponto do passado, mas é uma técnica que está ficando obsoleta. Essa técnica irrita as pessoas, pois indica um compromisso inicial que nem sempre é atendido.

Um artigo pode, com seu título chamativo, levar as pessoas a clicar nele. Mas se o conteúdo dentro do post não atender a promessa inicial, os leitores vão se decepcionar. E se você fizer isso várias vezes, esses leitores vão perceber seu truque e começar a ignorar suas mensagens todas as vezes que ver uma.

Veja também  5 oportunidades que você perde ao não monitorar as mídias sociais em tempo real

Use títulos verdadeiros, mesmo que você precise dar uma rebuscada para fazê-los parecer mais interessantes. Encontre formas criativas de chamar a atenção do usuário sem que haja necessidade de distorcer os fatos apenas para conseguir mais engajamento nas suas mídias sociais.

Como já escrevi em outros artigos, gerenciar uma rede social não é nada fácil. Entre em contato com uma agência de marketing digital para tirar algumas dúvidas sobre qual o melhor caminho a seguir. Com certeza valerão as dicas.

Veja também

5 ferramentas gratuitas para rastreamento de hashtags

5 ferramentas gratuitas para rastreamento de hashtags

By | Gestão de Mídias Sociais

Analisar e medir o sucesso de sua campanha é essencial para o desenvolvimento do marketing de mídia social. Uma maneira de fazer isso é criar o hábito de usar uma hashtag dedicada para cada campanha e, em seguida, rastrear seus resultados. Mas, para isso, você precisará de algum tipo de ferramenta. Veja, então, 5 ferramentas gratuitas para rastreamento de hashtags.

Read More
4 elementos para uma estratégia de publicidade em mídia social forte

4 elementos para uma estratégia de publicidade em mídia social forte

By | Gestão de Mídias Sociais

Investir numa estratégia de publicidade social é uma ótima ideia: mesmo em meio a competição crescente, os resultados dessas campanhas são, de longe, os melhores quando comparamos com outras formas de publicidade digital. A chave é ter uma estratégia forte, o que requer um pouco mais de raciocínio e planejamento. Conheça, então, 4 elementos para uma estratégia de publicidade em mídia social forte.

Veja também  7 ferramentas essenciais de publicidade no Facebook para impulsionar a receita digital
Read More
6 razões pelas quais você precisa de uma estratégia de mídia social

6 razões pelas quais você precisa de uma estratégia de mídia social

By | Gestão de Mídias Sociais

Tentar construir uma marca nas redes sociais sem uma estratégia definida pode ser totalmente contraproducente. Você vai acabar apenas postando um monte de material que não vai fazer muito sentido para os usuários, resultando em nenhum retorno dos seus esforços. Confira, então, essas 6 razões pelas quais você precisa de uma estratégia de mídia social.

Read More
Rodrigo Darzi

Sobre Rodrigo Darzi

Pai de 2 filhos. Especialista em Marketing Digital. MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.