Uma campanha de e-mail marketing é uma estratégia de marketing digital com grande potencial de sucesso. Ela pode aumentar as vendas de uma loja virtual e ajudar muito na geração de leads de uma empresa. No entanto, como qualquer ferramenta, ela também pode ser usada da forma errada.
E, neste caso, o investimento da empresa pode ser desperdiçado com uma campanha pouco eficiente. Assim, como evitar esse cenário? Para ajudar você a evitar cair nas armadilhas mais comuns, neste artigo, vamos apresentar as 3 principais coisas que atrapalham a campanha de e-mail marketing. Continue com a leitura para descobrir que coisas são essas!
Descubra quais são as 3 principais coisas que atrapalham a campanha de e-mail marketing
Nenhuma ferramenta de marketing é mágica. Todas elas, por mais eficientes que sejam, também têm potencial para erros que podem prejudicar os resultados.
O e-mail marketing não é diferente. Apesar de ser o recurso de marketing digital com o melhor ROI (retorno sobre investimento) do mercado, ele pode oferecer muitas armadilhas nas quais iniciantes na área, sem conhecimento, acabam caindo. Por isso, é importante estudar sobre essa estratégia para descobrir o que deve ser evitado em uma campanha de e-mail marketing.
Felizmente, existem muitas maneiras de fazer isso. Uma delas é ler uma lista como a que vem a seguir, com alguns dos fatores que mais prejudicam campanhas de e-mail marketing. Confira!
A falta de um público-alvo
Toda estratégia de marketing digital precisa de um público-alvo. Isso porque o mercado é imenso, com muitos tipos de clientes diferentes. Sendo assim, tentar vender para qualquer pessoa é o mesmo que tentar vender para ninguém.
O ideal, portanto, é ter uma audiência bem definida em mente já no começo do planejamento da sua campanha. Desse modo, tudo que estiver presente na estratégia pode ser criado para atrair um tipo específico de pessoa. Essa abordagem mais seleta faz com que o cliente se sinta visto, o que aumenta as chances de ele decidir engajar com a campanha de forma mais profunda.
Um design muito complexo
A comunicação visual é crucial para o sucesso de um e-mail marketing. E, na internet, tudo funciona com base na velocidade. Ou seja, um recurso de marketing digital precisa transmitir informações de forma rápida e direta.
No caso de um e-mail marketing, isso significa que o design do e-mail não pode ser muito complexo. Ao invés disso, é melhor dar preferência a um design simples e limpo. Lembre-se: com apenas um olhar, o usuário já deve ser capaz de saber do que o e-mail fala.
Uma lista de contatos comprada
Ainda é muito comum a prática de comprar listas de endereços de e-mail para fazer campanhas de e-mail marketing. Contudo, essa prática é antiética. E seus problemas não param por aí: Ela também diminui a efetividade da campanha como um todo.
A razão para isso é que os endereços de e-mail presentes nas listas prontas normalmente pertencem a contas fantasmas ou a pessoas que não tem interesse nos produtos ou serviços oferecidos pela marca. Desse modo, as chances do e-mail acabar na lixeira ou na caixa de spam se tornam imensas. Assim, vale mais a pena investir na construção de uma lista de contatos orgânica.
Contrate uma agência de marketing digital para criar uma campanha
Agora que você já conhece as principais coisas que atrapalham a campanha de e-mail marketing, é hora de criar uma campanha excelente com a ajuda de profissionais especializados.
Para isso, é uma boa ideia contratar uma agência de e-mail marketing, como, por exemplo, a Agência IMMA. E aí, quer saber mais? Então não perca tempo: Entre em contato com a IMMA e faça já um orçamento para a sua marca!