Como selecionar assuntos para estratégia de conteúdo

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
23/01/2021
Marketing de Conteúdo

Como selecionar assuntos para estratégia de conteúdo? Essa pergunta é crucial para qualquer empresa que queira investir em marketing digital. Isso porque o marketing de conteúdo requer que você encontre assuntos relevantes para abordar com regularidade.

E essa tarefa é mais difícil do que pode parecer à primeira vista. Por isso, neste artigo, vamos ajudar você a encontrar a resposta para essa pergunta e conseguir escolher tópicos para abordar no conteúdo da sua marca. Continue com a leitura para aprender!

Como selecionar assuntos para estratégia de conteúdo

Entenda como selecionar assuntos para estratégia de conteúdo com essas dicas

A estratégia de conteúdo de uma marca deve ser pensada com cuidado. Isso porque não adianta produzir conteúdo às cegas: O marketing de conteúdo é uma ferramenta que precisa ser empregada com um direcionamento adequado para produzir bons resultados.

Sendo assim, é importante encarar a realidade de que um dos principais desafios que uma marca encontra para produzir conteúdo é encontrar assuntos para abordar em conteúdos novos com regularidade. Afinal, para que uma estratégia de conteúdo funcione, conteúdos novos devem ser postados com frequência. Mas se inspirar para saber que tipo de conteúdo criar pode ser muito difícil.

Felizmente, existem maneiras de contornar esse problema. A seguir, então, vamos apresentar algumas dicas para encontrar assuntos para a estratégia de marketing de conteúdo da sua marca. Confira!

Pense no seu público-alvo

Toda marca deve ter uma persona de marketing, ou seja, um perfil de um cliente abstrato que representa o seu público-alvo. Isso porque é com essa persona em mente que você deve selecionar os assuntos do seu conteúdo.

Desse modo, comece entendendo quem é o seu público-alvo. Pense em suas características. A partir daí, comece a se perguntar o que esse tipo de pessoa está procurando – quais são os seus interesses, problemas, necessidades, etc. Tudo isso servirá como inspiração para que você encontre tópicos para abordar nos seus conteúdos.

Por que descobrir o público alvo da sua empresa

Fonte: Freepik

Fique atento às inovações da sua área

Independentemente de qual seja a área de atuação da sua empresa, ela vai passar por transformações, recebendo mudanças e novidades com o tempo. E o lado positivo disso é que essas transformações podem ser excelentes tópicos para a produção de conteúdo.

Uma grande vantagem de abordar novidades na sua produção é que o seu site pode ser um dos primeiros a falar sobre o assunto. Isso significa que, se um usuário pesquisar a respeito, é muito provável que ele encontre a sua página. Dessa maneira, abordar novidades no seu conteúdo pode ser fundamental para aumentar o seu alcance.

Como definir personas

Preste atenção no que a sua concorrência está produzindo

Para entender que tipo de assunto é mais relevante em um determinado momento, é uma boa ideia prestar atenção no que os seus concorrentes estão criando. Observe, então, os tópicos de conteúdo usados pela concorrência para buscar inspiração.

Atenção: Isso não significa copiar o conteúdo alheio. O plágio, além de antiético, é extremamente prejudicial para a qualidade de uma estratégia de marketing de conteúdo. Ao invés de copiar, então, procure fazer uma análise de quais temas gerais estão sendo muito discutidos no momento.

A partir daí, é mais fácil pensar em tópicos que abordam o tema sob novas perspectivas, dando um toque original para a criação do seu próprio conteúdo.

Agência de Gestão e Marketing de Conteúdo

Contrate uma agência de marketing digital

Se você quer saber como selecionar assuntos para estratégia de conteúdo, a melhor escolha é pedir ajuda especializada, de uma agência de marketing digital. A Agência IMMA, por exemplo, é uma ótima opção, contando com uma equipe qualificada e selecionada.

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