Aprenda o que é um podcast

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
01/07/2019
Podcast in Company | Marketing de Conteúdo | Marketing Digital

De acordo com uma pesquisa divulgada no jornal The Economist, 42 milhões de americanos ouviram podcasts semanalmente em 2017. E este número que vem crescendo ano a ano: as estatísticas mostram que, só nos Estados Unidos, pelo menos 112 milhões de pessoas já ouviram algum tipo de podcast no passado (mesmo que não continuem acompanhando a produção). Nesse texto, vamos explicar o assunto para que você aprenda o que é um podcast.

Aprenda o que é Podcast

Fonte: Envato

Aprenda o que é um podcast

“Podcast” é uma forma de transmissão de áudio na web. Ele pode ser ouvido em qualquer lugar, enquanto você se desloca ou mesmo no trabalho porque este é um tipo de conteúdo que não exige toda a atenção do público, como um vídeo ou uma postagem de blog. E, talvez por isso, o consumo de podcasts tem aumentado a cada ano: pessoas que ouvem podcasts regularmente gastam cerca de 5 horas por semana nesta atividade.

Eles costumam ser encontrados no iTunes e no Spotify, mas, as vezes, são hospedados em websites. E esse meio dinâmico pode ser uma maneira perfeita de fornecer sua dose diária de inspiração onde quer que seu público esteja.

É claro que empresários de todos os nichos já vem observando o crescimento do podcast e pensando em como usar todo seu potencial para atrair clientes e aumentar as vendas. Felizmente, podcasts podem ser uma excelente maneira de desenvolver uma conexão íntima com os ouvintes e transformá-los em clientes em potencial.

Como Produzir um Podcast

Fonte: Envato

Ouvir você (ou algum responsável pela empresa) falar ajuda a humanizar seu relacionamento de uma forma que conteúdos escritos geralmente não conseguem. Além disso, oferecer maneiras diferentes para o seu público se envolver com seu conteúdo e sua marca nunca é algo ruim.

Fazer podcasts também pode ajudá-lo a construir uma reputação e posicioná-lo como uma autoridade em seu nicho. Você pode direcionar o tráfego para sua loja on-line, através de backlinks em diretórios de podcast, bem como direcionar seus ouvintes para visitar seu site no final de cada episódio.

Outra vantagem dos podcasts é que você não precisa de muito dinheiro ou conhecimento técnico para iniciar um. E se você vem pensando em conversar com seu público desta forma deve, antes de começar, não só definir pautas e temas, mas também o tipo de podcast que irá desenvolver. Atualmente, três tipos são os mais populares: solo, dinâmico e entrevista.

Aprenda sobre Podcast

Fonte: Envato

Principais tipos de podcast

  • Podcast solo: se você está se perguntando como iniciar um podcast, esse pode ser um dos melhores formatos para você. Esses podcasts são, normalmente, apresentados como um monólogo, com um único indivíduo comandando o programa. O conteúdo pode ser baseado em suas opiniões, notícias, respostas a perguntas enviadas ou qualquer coisa que possa ser entregue por uma única pessoa.
  • Podcast dinâmico: este formato possui mais de um apresentador, o que tende a torná-lo mais interessante e dinâmicos do que uma apresentação solo. Se você estiver interessado em iniciar um podcast e tiver um parceiro de negócios, esta pode ser uma opção fantástica. Os podcasts com várias pessoas oferecem discussões com opiniões e perspectivas diferentes, o que pode trazer mais valor de entretenimento para pessoas que gostam de ouvir conversas e debates em vez de uma única pessoa falando. Para os criadores, também há menos pressão para manter o público interessado, pois há mais pessoas e mais ideias.
  • Podcast de entrevista: neste estilo, há pelo menos um apresentador entrevistando um ou mais convidados a cada episódio. Este é um formato popular porque nem sempre exige muito trabalho, mas tende a gerar um engajamento bastante interessante. A preparação para este tipo de podcast não é difícil e geralmente inclui pesquisar o entrevistado e criar uma lista de perguntas a serem feitas.

Claro que você não precisa se limitar a nenhum desses formatos. Um trabalho interessante pode ser misturá-los e combiná-los para criar algo novo e que tenha a cara do seu produto ou marca para atrair ainda mais seu público-alvo.

Também vale lembrar que, para começar um podcast, não é preciso um enorme investimento. Você até pode comprar microfones e fones que ajudam a melhorar a qualidade do material; no entanto, há programas de computador ou mesmo aplicativos para celular que podem ajudar a gerar um material de boa qualidade sem que seja preciso gastar muito com isso.

Equipamentos para Podcast

Fonte: Envato

Aprenda o que é um podcast para iniciá-lo

Se você está se perguntando como iniciar um podcast, o primeiro passo será decidir o que você realmente vai discutir durante os episódios. O mais importante é sempre buscar ser criativo ao decidir por uma ideia. Se você quer vender smartphones, por exemplo, talvez você não deva iniciar um podcast sobre aparelhos, mas sobre tecnologia ou novos aplicativos.

Seu tópico também depende da sua especialidade e do que você é apaixonado. Afinal, tentar discutir temas que você não domina pode ser bem mais complicado do que parece e ainda passar a ideia de que você é um amador (e isso é algo oposto ao que se deseja ao começar um podcast, especialmente se ele estiver ligado a uma marca ou empresa).

Dito isso, é uma boa ideia verificar se há o suficiente para você falar. Você pode começar criando uma lista de 8 a 10 episódios iniciais que vão te ajudar a ter novas ideias para programas posteriores. Procure também por podcasts similares e observe a popularidade deles, como número de resenhas ou até mesmo de pessoas que os ouviram. Isso pode dizer se o assunto vale a pena ser discutido.

Agência de Gestão de Podcast in Company

Agora que você já tem uma ideia do que é preciso para criar um podcast de sucesso, já deve estar pensando em começar seu próprio programa. Porém, não deixe de listar suas ideias, ouvir sua equipe ou mesmo buscar por podcasts semelhantes na internet antes de começar pois isso lhe dará ainda mais material.

Se o seu projeto já está mais avançado e você tem várias coisas para falar, grave um episódio de teste falando sobre suas ideias para o podcast. Você não precisa fazer o upload material imediatamente, mas isso o ajudará a ficar confortável com o processo. E também vai te ajudar a se acostumar a ouvir sua própria voz gravada (o que pode ser uma experiência bem estranha).

Quer saber mais sobre o assunto? Aprenda o que é um podcast contratando uma agência de marketing digital na produção de podcasts para o marketing, como a Agência IMMA. Entre em contato com a gente!

Veja também