A importância de humanizar a sua marca é uma das primeiras coisas que você, como empresário, precisa aprender. Isso porque muitas empresas negligenciam esse elemento ao construir seus negócios e acabam se prejudicando a longo prazo.
Mas do que falamos quando falamos em humanizar a sua marca? O dicionário define “humanização” como “atribuir caráter humano a; conceder ou possuir condição humana“. Ou seja, o processo de humanizar alguma coisa tem a ver com a ideia de tornar aquela coisa mais humana, mais próxima da humanidade.
Mas como funciona isso com relação a empresas? O que é uma empresa humanizada? E qual é a importância de humanizar a sua marca? Quais as vantagens que você ganha optando por essa estratégia? Nesse artigo, iremos responder a essas e outras questões sobre o assunto. Confira!
Entendendo a importância de humanizar a sua marca
Por natureza, a relação entre uma marca e um consumidor é distante. Afinal, o ato da compra é um ato impessoal, uma simples transação que não constitui nenhum vínculo significativo. Atualmente, com o crescimento do e-commerce, um cliente não precisa nem ter contato com um vendedor para consumir um produto da sua marca.
Mas é bom lembrar que esse tipo de transação fria, que muitas vezes é única, não é o que você tem que buscar como empreendedor. O ideal é que o cliente retorne para a sua marca mais de uma vez, desejando repetir a experiência.
Esse processo em que o cliente compra uma vez, e depois retorna, e aos poucos se transforma em um cliente regular é chamado de fidelização do cliente. E a grande importância da humanizar a sua marca é facilitar a fidelização do usuário.
Por que isso? Porque a humanização gera empatia. Empatia se refere à “identificação de um sujeito com outro“. É o que ocorre quando uma tragédia acontece e nos sentimos tristes pelas pessoas que estão sofrendo, ainda que nós mesmos não tenhamos sido afetados. E como seres humanos, podemos nos identificar com qualquer coisa, até empresas.
É aí que entra a importância de humanizar a sua marca. Humanizar é o processo de construir empatia, de fazer o cliente se identificar com o seu negócio. E uma vez que o cliente se identifica, ele cria uma relação. E ter uma relação com o seu cliente é o primeiro passo para ter um cliente fidelizado.
Um cliente fidelizado possui um valor que não se limita ao valor das compras que ele faz. Isso porque um cliente que tem afeição pela sua empresa vai recomendar sua empresa aos amigos, e esse tipo de marketing não tem preço. Estatísticas demonstram que 92% dos consumidores tendem a acreditar mais em recomendações de amigos ou familiares do que em anúncios. Desse modo, nunca subestime o marketing boca a boca.
Maneiras de humanizar a sua marca
Uma vez que você compreende a importância de humanizar a sua marca, você pode começar a tomar passos práticos para realizar esse processo. E há muitas estratégias que você pode adotar. Vejamos, então, algumas delas.
Estar presente nas redes sociais
As mídias sociais têm muitas possibilidades de interação que oferecem oportunidades para construir um relacionamento com o seu público.
Adotar uma linguagem humanizada
Ao fazer publicações ou textos para a sua marca, busque usar uma linguagem fácil. Uma linguagem mais próxima a que as pessoas usam no dia-a-dia pode aproximar o cliente da sua marca.
Fazer um podcast
A transmissão em áudio, por contar com a voz, é bem mais humana do que palavras flutuando numa dela. Sendo assim, o podcast pode ser um ótimo veículo para a humanização.
Sabendo da importância de humanizar a sua marca, contrate uma agência de marketing digital
Profissionais de marketing digital entendem a importância de humanizar a sua marca melhor do que ninguém. Sendo assim, contratar uma equipe profissional pode ajudar você. Uma boa opção é a Agência IMMA. Faça um orçamento com a gente!