Alcance e impressão: qual é a diferença

Muitas empresas buscam as mídias sociais para construir seus negócios e aumentar a notoriedade da marca tanto on quanto offline. Mas, com tantas métricas diferentes, fica bem difícil decidir o que é mais ou menos importante. Porém, alcance e impressão são métricas que sempre devem ser observadas. Mas qual é a diferença entre elas?

Alcance e impressão: qual é a diferença

Fonte: Freepik

Veja as diferenças entre alcance e impressão

Primeiro, é importante destacar que, ao entrar no universo das mídias sociais, você irá lidar com muitos números. Alguns serão impressionantes e outros um pouco preocupantes. Mas, é importante saber quais métricas que devemos valorizar para não se perder no meio de tantos algarismos. Coloque de lado as métricas de vaidade e concentre-se naquelas que realmente podem ajudar seu negócio a crescer.

Embora pareça que alcance e impressão sejam métricas semelhantes, é essencial conhecer a diferença entre elas. O alcance é o número total de usuários únicos que visualizam seu conteúdo. Isso pode ser um pouco confuso, pois demonstra que nem todos que seguem sua página verão seu conteúdo.

Veja a diferença entre alcance e impressão

Fonte: Freepik

É claro que seria ideal que todos os seus seguidores vissem todo conteúdo que você publica, mas, com os algoritmos sociais em constante mudança, combinados com o tempo gasto pelos usuários nas plataformas, isso normalmente não é o caso. Com apenas uma fração de seus seguidores visualizando seu conteúdo, é através do alcance que você poderá avaliar o número de usuários que realmente o veem.

impressão é o número de vezes que seu conteúdo é realmente exibido no feed de um usuário. Os usuários não precisam se envolver com seu conteúdo para que ele conte como uma impressão. O mesmo conteúdo pode ser exibido várias vezes no feed de um mesmo usuário.

Plano de gestão de mídias sociais

Embora o alcance seja o número de usuários individuais que visualizaram seu conteúdo, as impressões correspondem ao número total de vezes que ele é exibido. Por exemplo, se você vê o mesmo conteúdo em seu feed três vezes, serão contabilizadas três impressões. Em contrapartida, o alcance será de um, tendo em vista que o usuário que viu o conteúdo é um único indivíduo na rede.

Alcance e impressão: entenda as diferenças

Fonte: Freepik

Alcance X impressão

Na maior parte das vezes, o alcance é menor que o número de impressões. Isso porque um único usuário tende a receber a mesma atualização em seu feed várias vezes. Se cinco usuários diferentes vissem uma publicação duas vezes cada, as impressões seriam dez, enquanto o alcance seria cinco.

Veja também  Como usar o Instagram para gerar leads

Um fator importante a ser observado é que você deve se concentrar em seu público-alvo para além dessas métricas. Depois de entender quem são essas pessoas, comece a trabalhar para aumentar seu envolvimento e, consequentemente, essas métricas. Desenvolver um bom trabalho de marketing de conteúdo é muito importante, concentrando sua produção nesse público segmentado como alvo.

Também vale destacar que ter um alcance menor do que impressão não é algo necessariamente ruim. Afinal, ao expor o usuário a um mesmo conteúdo várias vezes, a possibilidade de acioná-lo torna-se maior. O importante é oferecer a ele algo que desperte sua curiosidade. Isso porque, mesmo que ele não clique da primeira vez, é provável que realize essa ação na segunda oferta.

Alcance X impressão

Fonte: Freepik

Alcance e impressão são duas métricas muito importantes quando se trata de mensurar o envolvimento dos usuários. Tanto com seu conteúdo quanto em suas campanhas de mídia social. Elas são frequentemente confundidas, mas de forma alguma significam a mesma coisa. Além disso, podem causar um grande impacto na sua estratégia de mídia social.

Por isso, fique sempre atento a esses números, especialmente quando tiver alguma campanha rodando. Observá-los certamente pode ajudar a encontrar formas não só de melhorar suas peças, mas também de atingir o usuário de forma mais certeira no futuro. Conte com a IMMAagência de marketing na internet, para ajudar na sua gestão de mídias sociais.

Veja também

Facebook implementa novas restrições para anúncios de baixa qualidade

Facebook implementa novas restrições para anúncios de baixa qualidade

By | Gestão de Mídias Sociais

O Facebook anunciou um novo conjunto de restrições e aumentou as penalidades para marcas que publicam anúncios considerados fora de padrão em sua plataforma. Dessa forma, o Facebook implementa novas restrições para anúncios de baixa qualidade.

Read More
Veja também  5 maneiras de melhorar seus tweets
Rodrigo Darzi

Sobre Rodrigo Darzi

Pai de 2 filhos. Especialista em Marketing Digital. MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.

E-book de Mídias Sociais
A Agência IMMA preparou um material exclusivo para você começar entender como funciona a gestão de mídias sociais e como utilizá-las.

Insira o seu e-mail para receber o nosso e-book
QUERO MEU E-BOOK