A importância do conteúdo visual na estratégia de marketing

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
28/11/2017
Design Gráfico | Marketing Digital

A internet é um lugar cada vez mais visual: mais de 3 bilhões de fotos são compartilhadas todos os dias no Facebook, Messenger, Instagram, Snapchat e WhatsApp. E isso sem falar nos inúmeros vídeos compartilhados nesses canais (e tantos outros). Mas há quem ainda não entenda a importância do conteúdo visual na estratégia de marketing.

As imagens têm mostrado que são o caminho para conquistar os corações dos consumidores. Comunicar-se visualmente é a maneira mais rápida e fácil de transmitir sua mensagem e fazer as pessoas descobrirem e lembrarem da sua marca.

A importância do conteúdo visual na gestão de mídias sociais

Fonte: Freepik

Descubra um pouco mais sobre a importância do conteúdo visual na estratégia de marketing:

Os consumidores têm se comunicado visualmente: se você tivesse que receber informações através de blocos de texto ou imagens, o que escolheria? Você provavelmente escolheria as imagens, e muitos de seus clientes também fariam o mesmo.

As imagens são poderosas porque transmitem as informações mais rapidamente. De acordo com uma pesquisa de 2014, nossos cérebros processam imagens 60 mil vezes mais rápido do que texto. Dito isto, não é nenhum mistério do porquê de preferirmos observar imagens ao invés de ter que lidar com um monte de texto.

A partir das estatísticas apresentadas no relatório Mary Meeker’s 2016 Internet Trends, fica claro que o consumo de imagens continuará a aumentando num futuro próximo. Então, dê às pessoas o que elas querem. Publicar mais imagens irá beneficiar seu negócio, principalmente porque vivemos em uma época em que os consumidores querem obter informações imediatamente.

As imagens obtêm maior envolvimento: você precisa de mais provas de que as imagens estão em alta junto com os consumidores? Então saiba que 63% das mídias sociais são compostas por imagens. Além disso, os anunciantes do Facebook desfrutam de um envolvimento 65% maior em anúncios com conteúdo visual. E também vale ressaltar que um conteúdo visual é 40 vezes mais propenso de ser compartilhado nas mídias sociais.

Essa é apenas uma amostra do que podemos conseguir usando conteúdo visual. Observando rapidamente a gestão de redes sociais, já podemos perceber que usar imagens em publicações faze com que as pessoas falem mais sobre determinada marca e compartilhem mais seus conteúdos. E fazer seus seguidores compartilharem seu conteúdo é importante porque pode aumentar suas vendas.

Não é difícil criar imagens: você já percebeu que os benefícios de usar conteúdo visual no marketing digital são imensos. Os consumidores são mais atraídos por imagens e as compartilham com mais frequência.

Relação entre design gráfico e mídias sociais

Fonte: Freepik

Por exemplo, se você quiser contar para seus seguidores das redes sociais sobre algo interessante que aconteceu com sua equipe (como a participação em um evento, por exemplo), você pode criar uma postagem de blog sobre isso ou, simplesmente, tirar uma foto e postar, algo que provavelmente funcionará extremamente bem nas mídias sociais.

Se você deseja contar a seus seguidores sobre alguns dos novos produtos que estão chegando para o Natal, você pode escrever cuidadosamente descrições detalhadas sobre cada um deles. Outra opção é compartilhar algumas fotos impressionantes desses produtos e vincular essas imagens as suas páginas de descrição.

Instagram

Fonte: Freepik.

Ter conteúdo visual em sua estratégia de marketing é importante porque ajuda a criar um atalho de conteúdo para o seu negócio. Geralmente, é muito mais fácil criar conteúdo visual, como fotos, do que escrever um muito de textos interessantes, criativos e inspirados. É o conteúdo visual ajuda a fixar o nome da sua empresa na mente dos clientes.

Contrate uma agência de marketing digital para usar as cores a seu favor

Agora que você já entende melhor a importância do conteúdo visual na estratégia de marketing, é hora de garantir que você vai obter isso através da contratação de uma agência de marketing digital, como, por exemplo, a da Agência IMMA. Quer saber mais? Entre em contato e faça já um orçamento para a sua marca!

Agência de Gestão de Mídias Sociais e Design Gráfico

Veja também