No Marketing Digital, a importância de um banner para o seu site não pode ser ignorada. Afinal, o marketing virtual se faz principalmente nos detalhes. Assim, apesar do banner parecer um elemento superficial, ele tem o seu papel em ajudar a construir a sua marca e fazer a sua empresa crescer.
Definindo um banner
Mas do que falamos quando falamos de banner? Bom, ele pode ser tanto virtual quanto físico. Trata-se de uma peça publicitária visual e pode ser usada tanto em lonas ou faixas como na página inicial do seu site. É muito utilizado em eventos, como forma de divulgação.
Pode conter texto, mas normalmente não muito. Seu grande trunfo é a representação visual.
O banner e o Marketing Digital
Para compreender a importância de um banner para o Marketing Digital, precisamos antes reconhecer o papel do design gráfico no marketing online. Isso é uma questão que pode parecer óbvia, mas precisa ser ressaltada: o papel do visual, no marketing, não pode ser medido.
Principalmente no mundo contemporâneo, em que estamos acostumados a abrir a internet e sermos bombardeados com informações, disputar o terreno visual é de fundamental importância para qualquer marca. Afinal, é muitas vezes uma imagem que faz com que a pessoa pare de passar pelo seu feed de notícias e clique no seu anúncio. Por isso, o conteúdo gráfico não pode ser subestimado.
Mas aonde o banner se insere nisso? Sua importância está relacionada ao fato dele ser um dos primeiros elementos da sua marca com que o usuário entra em contato. Ele é o responsável pela fase da atração, ou seja, encarrega-se de despertar a primeira faísca de interesse de um cliente em potencial.
Entendendo a importância de um banner para o seu site
Tendo tudo isso em mente, como aplicar esse conhecimento na hora de criar um banner para a sua página? Bom, uma das maiores vantagens do banner é que ele é uma peça muito flexível. Existem muitos formatos de banner para você usar. Dentre eles, podemos citar:
- Pop-up: Esse é um formato bem arriscado. Como ele aparece assim que o usuário abre a página, ele com certeza será visto. No entanto, deve ser usado com moderação, pois muitas pessoas o consideram inconveniente e até irritante.
- Estático: O banner mais antigo e mais tradicional. É apenas uma imagem, sem nenhum tipo de animação ou movimento. Sua simplicidade às vezes o faz mais esquecível, mas tem a vantagem de ser mais fácil de criar.
- Animado: O oposto do banner estático. Ele contém mais frames e alguma forma de animação. Por isso, pode ser bem atraente e chamar a atenção.
- Interativo: Um banner que oferece a possibilidade do usuário interagir com ele de alguma forma. Sua maior vantagem é o poder de estimular uma ação do usuário. Dependendo da ação escolhida, pode até resultar em alguns leads.
Esses são os formatos mais comuns de banners. Para o seu site, é importante que você considere qual se encaixa melhor com os seus objetivos e com a sua identidade enquanto empresa. Entenda quem são os seus clientes e o que eles buscam para poder criar um banner que realmente possa instigá-los.
E aí, já deu para entender a importância de um banner para o seu site? Agora, o próximo passo é a criação. Lembre-se: criar uma peça publicitária é o trabalho de um profissional.
Assim, é melhor buscar uma equipe para providenciar o que você precisa. A Agência IMMA é uma agência de Marketing Digital que oferece o serviço de design gráfico, produzindo logos, folders, layouts e banners de acordo com a sua necessidade. Entre em contato com a gente e faça o seu orçamento!