Entenda a importância de ter um site otimizado

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
21/01/2021
Otimização de Sites (SEO)

Qual é a importância de ter um site otimizado para a sua empresa? Se você é um empresário, é crucial se fazer essa pergunta. Afinal, a otimização de sites é um assunto que vem à tona com frequência quando o assunto é o marketing digital, mas poucas pessoas sabem muito a respeito.

Por conta disso, não é incomum ter dúvidas sobre o quanto isso é realmente necessário. As técnicas de otimização são muito complexas, e muitos empresários duvidam se vale a pena investir em uma ferramenta tão sofisticada.

No entanto, a realidade é que ter um site otimizado é um elemento crucial para o sucesso de qualquer marca na internet. Adotar essa estratégia é fundamental para que os usuários consigam entrar em contato com a sua empresa.

Entenda a importância de ter um site otimizado

Fonte: Freepik

Na verdade, qualquer investimento ligado ao marketing digital necessita, também, de uma atenção especial quando o assunto é SEO. Isso porque, o SEO é a ferramenta que tornará seu conteúdo mais visível, o colocando em um posicionamento melhor nos sites de busca.

Assim, você amplia exponencialmente o alcance do seu conteúdo ou do seu site, colocando-o no mapa, dizendo de uma maneira mais informal.

Ou seja, de nada adianta investir em criação de conteúdo, por exemplo, se esse conteúdo, por mais que bem escrito  relevante, não tem alcance. O que vai permitir essa melhora na visibilidade é justamente o SEO, a otimização do material.

Aproveite o melhor do SEO contratando uma agência especializada

Fonte: Freepik

Além disso, é importante destacar algumas questões importantes do SEO, como alguns conceitos. O principal deles? Palavra-chave! A palavra-chave é, justamente, aquela expressão que usamos na aba de busca quando procuramos por algo no Google, como, por exemplo: “importância de ter um site otimizado”.

Dessa maneira, é importante que você entende bem sobre seu próprio negócio a fim de escolher a palavra-chave que representa a sua empresa. Com isso, você pode colocar essa palavra-chave repetidamente nas páginas a fim de fazer com que o Google ligue aquela palavra à sua empresa.

Um exemplo disso é usar nas páginas o título da página somado a “| Agência de Marketing Digital”, se sua empresa for deste ramo. Quando todas as páginas tiverem isso, o Google liga esta área ao seu negócio. Essa é uma ótima estratégia de otimização para seu site.

58% das buscas do Google vêm de celulares

Fonte: Freepik

Quando o assunto é post em blog, é importante ter em mente uma questão específica: quanto mais vaga a palavra-chave, menor a chance de você ser visto. Isso porque quanto mais vaga for a palavra, maior será a concorrência.

Dessa forma, recomenda-se o uso de palavras bem completas e, ao mesmo tempo, objetivas. Neste artigo, por exemplo, estamos usando: importância de ter um site otimizado.

Agência de Gestão e Otimização de Sites (SEO)

É comum que muitas pessoas usem apenas a palavra otimizado ou site otimizado, mas isso deixa o conteúdo em um espaço muito amplo de busca, o que faz você perder o destaque. Se a ideia da produção de conteúdo é direcionar para um público específico, é importante evitar generalizar este conteúdo com palavras amplas.

Ainda em dúvida? Não tem problema. Neste artigo, vamos explicar qual é a importância de otimizar o site da sua marca. Continue com a leitura para saber mais sobre o assunto!

Entenda a importância de ter um site otimizado para a sua empresa

Em primeiro lugar, é preciso falar sobre o que é um site otimizado. Essa otimização ocorre de acordo com um conjunto de técnicas conhecido como SEO, sigla em inglês que significa search engine optimization (em português, otimização para mecanismo de busca).

Sendo assim, fica claro que a otimização em questão é feita em função do que é adequado para os mecanismos de busca da internet, como, por exemplo, o Google. Esses mecanismos servem para que os usuários possam encontrar os sites de que precisam através da digitação de termos na barra de buscas.

A partir desses termos, que podem ser considerados palavras-chave, o algoritmo do Google seleciona os links que são mais relevantes para a busca do usuário. E é aí que entra a importância de ter um site otimizado.

Otimize seu site

Fonte: Freepik

Para entender isso, é necessário pensar que a extrema maioria das pessoas que procura por algo no Google não vai além da primeira página. Portanto, os resultados que recebem a maior quantidade de cliques costumam ser os primeiros resultados que aparecem.

Desse modo, ocupar uma das primeiras posições dos resultados de busca é uma ótima maneira de garantir mais tráfego para um site. Muito mais usuários têm chances de encontrar a página, aumentando a sua visibilidade.

Essa visibilidade é crucial no mundo online. Com cada vez mais empresas investindo em marketing digital, pode ser difícil para uma marca se tornar conhecida pelo público. Afinal, os usuários têm uma capacidade de foco reduzida, sendo bombardeados de anúncios e informações por todos os lados.

Onde você está errando na sua estratégia de SEO

Fonte: Freepik

Diante disso, o melhor caminho para ganhar mais alcance na internet se torna obter um bom rankeamento nos resultados do Google. E a otimização é feita para isso. As técnicas de SEO tornam uma página ou um conteúdo mais atraentes para o algoritmo, melhorando o seu posicionamento.

A visibilidade que isso cria tem vantagens que vão além de cliques. Estar entre os primeiros resultados no Google passa a imagem de autoridade. O usuário tem, então, a impressão de que o seu site é o local ideal para obter o que ele estava procurando. Isso é muito positivo para o status da empresa no mercado.

Agência de Gestão e Otimização de Sites (SEO)

Otimize o seu site com ajuda especializada

Agora que você já sabe qual é a importância de ter um site otimizado para a sua empresa, é hora de começar a buscar esse objetivo. E a melhor forma de fazer isso é com a ajuda de uma agência de marketing digital especializada no ramo de segmento, como, por exemplo, a Agência IMMA.

E aí, quer saber mais? Então não perca tempo. Entre em contato conosco e faça já um orçamento para obter mais informações e investir na sua empresa!

Veja também