A importância das imagens no marketing de conteúdo

Na maioria dos casos, palavras não são mais suficientes quando se trata de marketing de conteúdo. Quem deseja encantar e engajar o público precisa de mais. Afinal, com o aumento da publicação de fotos, vídeos, infográficos e capturas de tela, os profissionais de marketing digital de hoje estão descobrindo a importância das imagens no marketing de conteúdo.

A importância das imagens no marketing de conteúdo

Fonte: Freepik

O marketing visual está se tornando essencial para todo tipo de consumidor, especialmente aqueles que estão online. Atualmente, as pessoas preferem conteúdos visuais em comparação com as interações baseadas em palavras, principalmente porque elas são mais fáceis de processar e mais divertidas do que textos escritos.

Entretanto, o marketing visual é mais do que dar aos consumidores o que eles querem. Ele também pode ser um grande trunfo para os profissionais que desejam obter uma resposta de compartilhamento dos consumidores.

Criação de artigos e conteúdos otimizados

Dados sobre a importância das imagens no marketing de conteúdo

Uma pesquisa da HubSpot constatou que os tweets com imagens recebem 18% mais cliques, 89% mais curtidas e 150% mais retweets. Ou seja, as pessoas se sentem compelidas a compartilhar conteúdo significativo e a melhor maneira de tornar sua mensagem mais amigável e chamativa é incluir um elemento visual.

Os consumidores não apenas compartilham marketing visual, eles também se lembram melhor de mensagens ilustradas. Segundo outra pesquisa do site HubSpot 80% das pessoas declaram lembrar melhor de algo que veem ou fazem contra 20% daquelas que leem. Por isso, usar imagens no marketing de conteúdo é algo fundamental para os profissionais que desejam causar uma impressão duradoura nos consumidores.

Dados sobre a importância das imagens no marketing de conteúdo

Fonte: Freepik

Com isso em mente, devemos nos concentrar na criação de conteúdo visual em conjunto com textos e áudios. Isso porque, ao fazê-lo, eles aumentam muito a probabilidade de um consumidor se lembrar de determinada mensagem e da própria marca em si.

Vale lembrar que nem todo marketing visual é criado da mesma forma e só se torna poderoso quando executado corretamente. Ninguém deve esperar grandes mudanças apenas adicionando uma foto simples a seus tweets. Produzir um marketing visual forte é quase uma arte e, para tanto, é importante levar em conta detalhes fundamentais.

Pesquisas falam da relevância das imagens no marketing de conteúdo

Fonte: Freepik

Veja 3 itens essenciais sobre as imagens no marketing de conteúdo

  1. A escolha do tipo certo de conteúdo visual

Usar fotos pode ser uma maneira fácil de adicionar um elemento visual a uma postagem de blog. Entretanto, existem maneiras melhores de executar o marketing visual. Adicionar um infográfico ou um pequeno vídeo descrevendo pontos-chave do texto, por exemplo, pode tornar o conteúdo muito mais significativo para o consumidor.

Veja também  4 maneiras de diversificar o conteúdo do blog para envolver mais a audiência

No entanto, se isso não for possível, é melhor usar uma fotografia relevante do que renunciar completamente aos elementos visuais. Um relatório da HubSpot revelou que 40% das pessoas respondem melhor a um texto com imagem do que a um texto simples.

Veja itens essenciais sobre as imagens no marketing de conteúdo

Fonte: Freepik

  1. A inserção de uma chamada para ação

O marketing visual pode ser um recurso importante devido a sua capacidade de inspirar os consumidores a agir. Por isso, é importante garantir que tudo está sendo aproveitado da melhor forma possível. Isso pode significar incluir uma chamada para ação no marketing visual.

Lembre-se que nem todas as chamadas precisam ser óbvias. Ao visualizar conteúdos criativos e estimulantes, os consumidores se sentirão instigados a compartilhar seu trabalho com outras pessoas. Fornecendo uma peça sólida de imagem você pode acabar inspirando seu público a advogar por você sem ter que pedir.

Imagens no marketing de conteúdo: a inserção de uma chamada para ação

Fonte: Freepik

  1. Estar ciente da utilização dos mais diferentes dispositivos pelos usuários

Você pode publicar o melhor conteúdo de vídeo com links para páginas de destino em seu site, mas se ele não estiver otimizado para dispositivos móveis, isso não significará nada para o consumidor que está tentando acessá-lo pelo smartphone.

Os consumidores devem poder acessar todo seu conteúdo sem problemas, independente do dispositivo que estejam usando. Cair em uma página de destino vinculada incorretamente ou receber mensagens conflitantes em duas plataformas separadas pode ser um grande problema. Certifique-se de estar produzindo conteúdo que atenda a todo tipo de dispositivo móvel para evitar clientes frustrados.

Há muito o que pensar na hora de usar imagens no marketing de conteúdo. Mas, quando feito corretamente, o marketing visual tende a ser uma ferramenta muito poderosa. A IMMA é uma agência de marketing digital especializada e pode te ajudar se você está buscando conteúdo de qualidade para seu blog.

Veja também

Como melhorar seu estilo de escrita

Como melhorar seu estilo de escrita

By | Marketing de Conteúdo

Ter um estilo de escrita é fundamental quando se trata de ter um blog. Afinal, é isso que dará personalidade aos seus conteúdos, fazendo com que as pessoas se aproximem e busquem criar um relacionamento com a marca. Confira no artigo dicas de como melhorar seu estilo de escrita.

Veja também  3 ideias para identificar e alimentar a audiência do seu blog
Read More
Conteúdo duplicado: saiba o que é

Conteúdo duplicado: saiba o que é

By | Marketing de Conteúdo

No mundo do SEO, sempre nos dizem para evitar conteúdo duplicado porque isso tende a gerar resultados indesejados. Mas por quê? Como isso afeta o SEO e o ranqueamento do site? Você sabia que até mesmo blocos de conteúdo semelhantes podem ser considerados conteúdos duplicados pelos mecanismos de busca? Leia o artigo e saiba mais.

Read More
Rodrigo Darzi

Sobre Rodrigo Darzi

Pai de 2 filhos. Especialista em Marketing Digital. MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.

E-book de Mídias Sociais
A Agência IMMA preparou um material exclusivo para você começar entender como funciona a gestão de mídias sociais e como utilizá-las.

Insira o seu e-mail para receber o nosso e-book
QUERO MEU E-BOOK