Na maioria dos casos, palavras não são mais suficientes quando se trata de marketing de conteúdo. Quem deseja encantar e engajar o público precisa de mais. Afinal, com o aumento da publicação de fotos, vídeos, infográficos e capturas de tela, os profissionais de marketing digital de hoje estão descobrindo a importância das imagens no marketing de conteúdo.
O marketing visual está se tornando essencial para todo tipo de consumidor, especialmente aqueles que estão online. Atualmente, as pessoas preferem conteúdos visuais em comparação com as interações baseadas em palavras, principalmente porque elas são mais fáceis de processar e mais divertidas do que textos escritos.
Entretanto, o marketing visual é mais do que dar aos consumidores o que eles querem. Ele também pode ser um grande trunfo para os profissionais que desejam obter uma resposta de compartilhamento dos consumidores.
A importância da comunicação visual
A comunicação visual é fundamental, principalmente para transmitir uma ideia ou uma mensagem. Isso porque, pesquisas científicas apontam que 90% das informações que nosso cérebro processa são informações visuais. Dessa forma, a partir do momento em que você objetiva transmitir uma mensagem como marca para fixá-la na cabeça do lead, a comunicação visual exerce um grande papel e pode ser uma bela aliada.
De acordo com pesquisa do Veengage, 74% dos entrevistados afirmaram que mais de 70% de seu conteúdo tinha algum formato visual, sendo preferência na produção de conteúdo de qualquer empresa. Até mesmo na IMMA, por exemplo, grande parte dos nossos clientes e leads entram em contato em busca de algo relacionado ao conteúdo visual e criação de artes.
A comunicação visual também é a principal responsável pela criação de uma identidade visual da sua empresa. Dessa maneira, você cria uma forma fixa de como as pessoas devem ver sua marca nas redes sociais, por exemplo, deixando uma marca na memória das pessoas. Isso ajuda, ainda, a trabalhar junto às missões, visões e valores da empresa, que também passam por conceitos visuais.
Dessa maneira, uma comunicação visual bem organizada ajuda a fazer com que a empresa crie uma ligação maior com seus clientes, além de auxiliar na melhora da captação de leads da empresa e, ainda aumentando o número de vendas consequentes desta captação maior de leads.
Dados sobre a importância das imagens no marketing de conteúdo
Uma pesquisa da HubSpot constatou que os tweets com imagens recebem 18% mais cliques, 89% mais curtidas e 150% mais retweets. Ou seja, as pessoas se sentem compelidas a compartilhar conteúdo significativo e a melhor maneira de tornar sua mensagem mais amigável e chamativa é incluir um elemento visual.
Os consumidores não apenas compartilham marketing visual, eles também se lembram melhor de mensagens ilustradas. Segundo outra pesquisa do site HubSpot 80% das pessoas declaram lembrar melhor de algo que veem ou fazem contra 20% daquelas que leem. Por isso, usar imagens no marketing de conteúdo é algo fundamental para os profissionais que desejam causar uma impressão duradoura nos consumidores.
Com isso em mente, devemos nos concentrar na criação de conteúdo visual em conjunto com textos e áudios. Isso porque, ao fazê-lo, eles aumentam muito a probabilidade de um consumidor se lembrar de determinada mensagem e da própria marca em si.
Vale lembrar que nem todo marketing visual é criado da mesma forma e só se torna poderoso quando executado corretamente. Ninguém deve esperar grandes mudanças apenas adicionando uma foto simples a seus tweets. Produzir um marketing visual forte é quase uma arte e, para tanto, é importante levar em conta detalhes fundamentais.
Veja 3 itens essenciais sobre as imagens no marketing de conteúdo
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A escolha do tipo certo de conteúdo visual
Usar fotos pode ser uma maneira fácil de adicionar um elemento visual a uma postagem de blog. Entretanto, existem maneiras melhores de executar o marketing visual. Adicionar um infográfico ou um pequeno vídeo descrevendo pontos-chave do texto, por exemplo, pode tornar o conteúdo muito mais significativo para o consumidor.
No entanto, se isso não for possível, é melhor usar uma fotografia relevante do que renunciar completamente aos elementos visuais. Um relatório da HubSpot revelou que 40% das pessoas respondem melhor a um texto com imagem do que a um texto simples.
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A inserção de uma chamada para ação
O marketing visual pode ser um recurso importante devido a sua capacidade de inspirar os consumidores a agir. Por isso, é importante garantir que tudo está sendo aproveitado da melhor forma possível. Isso pode significar incluir uma chamada para ação no marketing visual.
Lembre-se que nem todas as chamadas precisam ser óbvias. Ao visualizar conteúdos criativos e estimulantes, os consumidores se sentirão instigados a compartilhar seu trabalho com outras pessoas. Fornecendo uma peça sólida de imagem você pode acabar inspirando seu público a advogar por você sem ter que pedir.
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Estar ciente da utilização dos mais diferentes dispositivos pelos usuários
Você pode publicar o melhor conteúdo de vídeo com links para páginas de destino em seu site, mas se ele não estiver otimizado para dispositivos móveis, isso não significará nada para o consumidor que está tentando acessá-lo pelo smartphone.
Os consumidores devem poder acessar todo seu conteúdo sem problemas, independente do dispositivo que estejam usando. Cair em uma página de destino vinculada incorretamente ou receber mensagens conflitantes em duas plataformas separadas pode ser um grande problema. Certifique-se de estar produzindo conteúdo que atenda a todo tipo de dispositivo móvel para evitar clientes frustrados.
Conte com a ajuda de uma agência especializada
Há muito o que pensar na hora de usar imagens no marketing de conteúdo. Mas, quando feito corretamente, o marketing visual tende a ser uma ferramenta muito poderosa. A IMMA é uma agência de marketing digital especializada em comunicação visual, marketing de conteúdo e gestão de redes sociais.
Contamos com uma equipe de profissionais qualificados que podem ajuda a fazer com que sua empresa cresça no ambiente digital e se torne uma referência, gerando mais leads, engajamento e aumentando exponencialmente suas vendas.
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