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8 erros comuns de marketing em mídia social

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Ao iniciar uma estratégia de marketing em mídia social, é comum acontecerem alguns erros. Afinal, o mundo do marketing em mídia social é gigantesco, o que multiplica a possibilidade de se cometer erros. Confira 8 erros comuns de marketing em mídia social para que você também não caia neles.

8 erros comuns de marketing em mídia social

Fonte: FreePik.

1. Fazer mais do que deveria: muitas vezes, quando uma empresa decide usar a mídia social, ela acha que deve estar em todas as plataformas, o que não é nada inteligente. Você precisa saber onde seu público está e se concentrar nisso. Se esses espaços são o Facebook e o Instagram, concentre-se nessas duas plataformas. Não há necessidade de gastar seu tempo (e dinheiro) em uma plataforma em que você não tem público.

De acordo com dados do Pew Research Center, a maioria das pessoas continuam utilizando o Facebook. Em seguida, está o Instagram, o Pinterest, o LinkedIn e o Twitter. A pesquisa foi feita nos Estados Unidos, mas este é um reflexo do que acontece no mundo inteiro, em que o conteúdo visual está sendo mais valorizado.

2. Não está rastreando seus resultados: se você não está fazendo sua análise de dados em uma base regular, você não terá como saber se os esforços de mídia social estão funcionando. Cada rede social tem sua própria plataforma de análise. Além disso, a maioria dos programas de gerenciamento de mídia social também oferecem dados bastante consistentes.

Para saber se os seus esforços em marketing nas mídias sociais está funcionando, você precisa estar constantemente de olho nas métricas. Pode ser semanal ou mensalmente, a frequência você que irá determinar dependendo do seu negócio. No entanto, no início do processo você pode precisar olhar esses dados quase diariamente.

3. Ter uma frequência inconsistente de postagens: não ter um plano para os posts pode fazer com que seu material não tenha consistência e isso é um erro. Postar muito pode saturar os usuários e fazer com que eles deixem de seguir suas páginas. Não postar o suficiente pode chatear as pessoas, que estão sempre ávidas por notícias.

Por isso, você deve estabelecer uma certa frequência de postagens. De acordo com um artigo da plataforma Coschedule, que levou em conta 10 estudos sobre redes sociais, a frequência certa para criar posts nas plataformas varia de acordo com a que está sendo usada.

  • Facebook: 1 post por dia é suficiente para que os usuários não pensem que você está fazendo spam;
  • Twitter: 15 posts por dia mantém os usuários sempre alestas. Além disso, a maioria dos retweets ocorrem uma hora após a postagem e, por isso, postar com frequência seria a melhor opção;
  • Pinterest: 11 pins por dia espalhados ao londo do dia;
  • Instagram: 1 a 2 posts por dia tem mais chances de manter os usuários mais ligados a página;
  • LinkedIn: 1 post por dia tem mais chance de ser compartilhado.

4. Passar a mensagem errada: suas postagens na mídia social não devem ser todas sobre a marca, mas tão pouco devem deixá-la de lado. As pessoas não querem ver discursos de vendas o tempo todo e costumam mostrar muito interesse em assuntos relacionados a marca, mas não necessariamente sobre ela.

Se você tem uma marca de roupas, não precisa tentar vendê-las o tempo todo. Afinal, quem segue a página já compra com você ou demonstra interesse em fazer isso em breve. Fale sobre eventos de moda, o que está em alta e até sobre os estilistas mais famosos. Isso, com certeza, manterá sua página ativa e os seguidores atualizados e satisfeitos.

As marcas usam a mídia social para criar um relacionamento com seus fãs e conquistar a confiança deles. Por isso, a última coisa que você quer é parecer pouco consistente ou levá-los a entender que sua marca não liga para o que acontece no meio digital ou para o que seus seguidores acham do conteúdo exposto.

5. Não usar chamada a ação: mesmo que você queira limitar a quantidade de postagens de vendas, você não deve esquecer de usar chamadas a ação nelas. As pessoas precisam ser convidadas a fazer algo e usar chamadas a ação deve ser mais do que convidar os fãs a curtir, comentar ou compartilhar algo que você postou na página.

Num post de venda, fale diretamente para o usuário o que fazer (“clique no link”, “compre na loja virtual”, etc). Usar chamadas a ação tende a levar a mais conversões e criar nos usuários uma consciência muito maior da sua marca.

6. Ter muitos seguidores com perfis falsos (perfis fakes): ter um perfil falso costuma ser uma violação dos termos de utilização das plataformas. Por isso, elas vivem cancelando este tipo de conta. Além disso, utilizar perfis falsos é uma prática de negócio errado em termos de ética. Perfis falsos não são ativos e não interagem, o que mantém a página parada. Ter milhares de seguidores que não fazem nada não é realmente uma vantagem.

7. Não se atualizar: a mídia social está em constante evolução. As plataformas mudam, as regras mudam e você não pode confiar em artigos, conselhos e dados de anos atrás. O que todo mundo estava sugerindo em 2010 pode não ser aplicável em 2017. Por isso, quando você procurar aconselhamento ou pesquisar por artigos, certifique-se de verificar datas e fontes.

8. Tentar fazer tudo sozinho: este é o maior erro que empresários cometem. Utilizar a mídia social em nome da sua empresa, para aumentar sua aderência junto ao público e fazer com que mais gente a conheça consome um tempo enorme! E se você tentar fazer isso sozinho, pode acabar deixando outras tarefas muito importantes de lado ou em segundo plano.

Como proprietário de uma empresa, terceirizar o trabalho nas mídias sociais junto a uma agência pode ser uma atitude muito inteligente. Isso porque agências de marketing digital têm equipes multidisciplinares para desenvolver estratégias perfeitas para cada plataforma, ajudando sua marca a se tornar uma potência.

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