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Se você é um empresário com interesse em marketing digital, com certeza já está investindo em marketing de conteúdo, uma das ferramentas mais eficientes para fazer uma marca crescer no mundo online. Por isso, é importante saber as melhores dicas para melhorar a produção de conteúdo.
Além de gerar engajamento, o conteúdo é uma forma de você abastecer seu público com materiais que possam tornar sua marca mais relevante no segmento em que atua. Mas o que acontece se a sua estratégia de conteúdo não está produzindo os resultados esperados?
Essa situação é mais comum do que parece, e faz com que muitos empreendedores desistam do conteúdo como recurso para marketing digital. Mas esse não é o caminho. Ao invés disso, neste artigo, vamos apresentar 5 dicas para melhorar a produção de conteúdo da sua empresa. Continue com a leitura para descobrir que dicas são essas!
Conheça as 8 principais dicas para melhorar a produção de conteúdo da sua empresa
Atualmente, muitas empresas investem em produção de conteúdo para a internet. Afinal, há muito potencial no marketing no mundo online, e criar conteúdo é uma das maneiras de se destacar nesse contexto.
No entanto, justamente por isso, se colocar à frente da concorrência com o marketing de conteúdo é uma tarefa difícil. Para ter sucesso nesta empreitada, é importante conhecer mais sobre o assunto e pegar dicas de fontes confiáveis. A seguir, então, vamos apresentar algumas das principais delas. Confira!
Um dos maiores erros que empresários cometem com relação ao marketing de conteúdo é limitar a amplitude de sua produção. Por exemplo: Criar um blog mas não fazer perfis nas mídias sociais para divulgar as postagens do mesmo.
Essa é uma falha grave que prejudica muito o sucesso da sua estratégia de conteúdo. Na verdade, o melhor caminho é produzir conteúdo em formatos diversos. Isso permite que você alcance uma variedade maior de usuários, ampliando muito o público que consome o conteúdo da sua marca.
É importante, portanto, investir na criação de conteúdo escrito e conteúdo visual. Além disso, é uma boa ideia apostar na criação de conteúdos mais dinâmicos, como, por exemplo, vídeos ou GIFs.

Fonte: freepik.
Escolha assuntos que interessem ao seu público-alvo
O marketing de conteúdo é mais efetivo quando ele é direcionado a um segmento específico do mercado. Por isso, entenda quem é a sua audiência antes de montar a sua estratégia.
Uma vez que você tenha esse entendimento, é preciso pensar em assuntos que sejam relevantes para o seu público-alvo. Pergunte-se, então, quem é o seu cliente, o que ele deseja, quais são os seus problemas e dificuldades, etc. Tudo isso servirá como base para encontrar tópicos para conteúdos que serão mais interessantes para os seus clientes em potencial.

Fonte: freepik.
Otimize o seu conteúdo com as normas de SEO
O conteúdo da sua empresa precisa ser encontrado para ser consumido da maneira adequada. Sendo assim, é crucial que usuários possam achar a sua produção com facilidade através de mecanismos de busca como o Google.
A melhor maneira de garantir isso é usando técnicas de SEO. Essas técnicas otimizam o seu conteúdo, fazendo com que ele obtenha melhores posicionamentos nas páginas de resultados dos mecanismos de busca. O resultado é um aumento significativo do seu alcance.
Sempre inclua fontes
Para criar um conteúdo aprofundado, é importante pesquisar. E incluir fontes da sua pesquisa no seu conteúdo, muitas vezes com links externos, é positivo tanto para o SEO do seu site como para a imagem da sua empresa. A presença desses links dá força ao seu argumento, fazendo-o parecer mais embasado.
Direcione seu material
Como o marketing de conteúdo está entre as propostas impostas pelo conceito de inbound marketing, torna-se fundamental que o conteúdo seja direcionado ao seu nicho de atuação. Isso porque o marketing de atração visa captar leads por meio de conteúdos relevantes, fazendo com que esses leads se interessem pela sua empresa e possam, posteriormente, se tornar um potencial comprador.
Conteúdos visuais são fundamentais
Abastecer o seu público com artigos relevantes é uma estratégia essencial para mantê-los ativos na comunidade da sua marca. Esses artigos ainda ajudam a fazer sua empresa ganhar relevância, pois este modelo de conteúdo tende a ser bem elaborado com dados e informações super interessantes. No entanto, apenas apresentar um artigo cheio de conteúdo textual pode não ser nem um pouco agradável aos olhos do cliente.
Por isso, o artigo deve ser bem montado e harmonioso e, para isso, é necessário que se faça uso de técnicas de ilustração e designer gráfico como infográficos e imagens sobrepostas para “quebrar o artigo”. Dessa forma, o conteúdo não fica, aparentemente, extenso e prende o leitor.
Além de infográficos e imagens, também podem ser usados banners de promoções, landing pages para a captação de dados de novos leads ou até mesmo ofertas de materiais complementares como e-books.
Pesquise bem e busque dados
Comprovadamente, conteúdos com riqueza de detalhes, dados e informações bem apuradas são ricos e dão mais credibilidade ao veículo ou empresa que posta. Por isso, nunca deixe de investir parte do seu tempo para pesquisar informações, apurar dados e analisar as diferentes situações. Essa atitude ajuda a criar artigos e conteúdos ricos e que dão maior visibilidade à sua marca.
Além disso, conteúdos ricos em informação fazem com que sua empresa se torne referência no segmento de mercado que ela atua, o que abre a oportunidade para a captação de ainda mais leads. Dessa forma, o seu marketing de atração será um sucesso e sua empresa só tende a alcançar voos mais mais altos.
Contrate uma agência de marketing digital para ajudar
Lidar com conteúdo não é tarefa fácil e é essencial para que ocorra um crescimento da marca, principalmente no setor digital. Por isso, investir em uma agência especializada em criação de conteúdo é fundamental. Neste caso, a Agência IMMA é uma ótima opção. Essa é uma das principais dicas para melhorar a produção de conteúdo da sua empresa e fazer com que a captação de leads por meio do marketing de conteúdo seja um sucesso. Entre em contato conosco e faça um orçamento para obter mais informações!

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.