8 dicas para escolher seu nome de domínio

O primeiro instinto de muita gente é registrar o domínio com uma extensão ‘.com’. Com quase 30 anos de vida, a extensão .com é uma das mais versáteis, confiáveis e reconhecíveis em todo o mundo. E especialistas em domínio e branding concordam que ter um domínio .com pode realmente ser sinônimo de confiabilidade entre os usuários.

8 dicas para escolher seu nome de domínio

Fonte: Pixabay.

Então, como tirar proveito da confiabilidade e reconhecimento instantâneo que os domínios com extensão ‘.com’ podem oferecer? Há muitas maneiras de escolher nomes de domínios e, para obter um que seja perfeito, pode ser necessário uma mistura de flexibilidade e criatividade. Confira 8 dicas para escolher seu domínio e registre hoje mesmo o seu:

1. Use uma variação: se sua ideia inicial para um nome de domínio foi registrada (e isso é muito comum de acontecer), considere usar uma variação da sua ideia inicial. Se o nome de domínio é para o seu negócio, considere adicionar palavras que descrevem o que você faz, ou a composição de sua empresa (como SA, Ltda., parceiros, associados, etc.). Possibilidades não faltam.

2. Inclua sua localização: muitas empresas hoje operam e servem áreas geográficas específicas. Incluir esta informação em seu nome de domínio pode ajudar a tornar o seu site mais relevante localmente para a pesquisa, mostrando também o seu orgulho da comunidade.

3. Adicione palavras-chave: uma pesquisa recente da Verisign com a comScore revelou que ter um nome de domínio com palavras-chave pode ajudar a obter mais cliques. Isso acontece porque os usuários de pesquisa na internet têm quase o dobro de chances de clicar em um nome de domínio que inclui pelo menos um de seus termos de pesquisa.

4. Crie uma forma original para descrever o seu negócio: muitas empresas de sucesso têm surgido com nomes únicos, adicionando ou removendo uma letra de uma palavra comum, como o Tumblr, combinando duas palavras em uma, como Facebook e Instagram; ou, ainda, usando uma palavra comum em um contexto novo, como Yahoo.

Com um pouco de criatividade é possível pensar em um monte de opções para ótimos nomes de domínios, que podem ajudar seu negócio a se destacar.

5. O que um usuário digita no navegador para encontrar o seu negócio: se você tem um negócio de construção civil, ele pode até se chamar “Silva e Filhos Construtora”. Mas que tal um domínio que seja mais fácil do usuário digitar no navegador, como “construtoranoriodejaneiro.com”?

Veja também  8 dicas para criar landing pages que convertem

Usar uma frase mais fácil de lembrar, cheia de palavras-chave e que as pessoas provavelmente digitarão no navegador é uma opção simples e viável para um nome que domínio que vai ajudar a destacar seu negócio na internet.

6. Use um acrônimo: empresas como AOL, IBM e BMW usam siglas em suas marcas e também como seus nomes de domínio. Você também pode abreviar estados, países e profissões em seu nome de domínio, o que também vai ajudar atingir mais clientes locais.

7. Use o seu identificador de mídia social: muitas pessoas e empresas começam sua jornada digital nas mídias sociais. Então por que não usar a mesma marca que seu público já conhece como seu nome de domínio? Você pode apontar o nome do domínio para o seu site ou a página de mídia social correspondente, o que vai gerar uma identificação instantânea de quem já te conhece.

8. Utilize uma ferramenta de sugestão de nome de domínio: o DomainScope, da Verisign, combina várias ferramentas em uma, o que ajuda a fornecer opções de nomes de domínio disponíveis. Tudo o que você precisa fazer é digitar palavras-chave de interesse e uma lista de opções relevantes é gerada automaticamente. Você também pode usar a ferramenta para encontrar nomes de domínio recentemente expirados, que estão recém-disponíveis e podem já estar até recebendo tráfego.

Veja também

Conheça as diferenças entre UX e UI

Conheça as diferenças entre UX e UI

By | Criação de Sites

Quando se trata de design digital, seja para um site, um aplicativo ou um software, há dois termos-chave com os quais devemos nos familiarizar: UX (user experience ou, em português, experiência do usuário) e UI (user interface ou, em português, interface do usuário). Mas no que eles se diferenciam?

Read More
PPC e web design: trabalhando juntos para converter

PPC e web design: trabalhando juntos para converter

By | Criação de Sites, PPC - Links Patrocinados

Antes de implementar uma campanha de PPC, é importante ter um design que direcione os usuários para uma meta específica. Sem isso, pode ser extremamente difícil obter resultados. É por isso que sempre vemos PPC e web design trabalhando juntos para converter.

Veja também  Qual a diferença entre web designer e desenvolvedor web
Read More
Rodrigo Darzi

Sobre Rodrigo Darzi

Pai de 2 filhos. Especialista em Marketing Digital. MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.

E-book de Mídias Sociais
A Agência IMMA preparou um material exclusivo para você começar entender como funciona a gestão de mídias sociais e como utilizá-las.

Insira o seu e-mail para receber o nosso e-book
QUERO MEU E-BOOK