5 dicas de SEO para sites novos

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
14/04/2021
Otimização de Sites (SEO)

Quando uma pessoa começa a entender sobre o marketing digital, um dos primeiros termos que ela conhece é SEO. Trata-se de Search Engine Optimization, ou otimização para mecanismos de busca. Mas por que devemos saber as 5 principais dicas de SEO para sites novos?

É um conjunto de técnicas que busca tornar um site ou um conteúdo mais atraentes para plataformas de busca, como, por exemplo, o Google. Mas como aplicar isso na prática? Se você não sabe qual é a resposta para essa pergunta, não precisa se preocupar.

Neste artigo, vamos apresentar as 5 principais dicas de SEO para sites novos. Continue com a leitura para descobrir que dicas são essas!

As principais dicas de SEO

Fonte: Freepik

Descubra quais são as 5 principais dicas de SEO para sites novos

Antes de qualquer outra coisa, é preciso entender qual é a importância do SEO para um site. Isso porque, quando você cria um site para a sua marca, o SEO é um dos principais elementos para os quais se atentar. Mas qual é a razão disso?

A resposta tem a ver com alcance. Na internet, existem milhares de sites, o que significa que a maior parte deles não recebe muito tráfego dos usuários. E uma das principais fontes de tráfego orgânico no mundo online são os mecanismos de busca, com destaque para o Google. Torna-se, então, essencial para um site obter uma boa posição na plataforma.

As técnicas de SEO garantem isso, fazendo com que o site ganhe um posicionamento melhor nas páginas de resultados de busca. Isso faz com que mais usuários encontrem a página através do Google.

SEO para sites novos

Fonte: Freepik

Fica claro, então, por que o SEO é importante. Seu papel é ainda mais relevante para sites novos, que não têm um público consolidado. 

Mas como aplicar essas técnicas na prática? A seguir, vamos apresentar algumas dicas que vão ajudar você nesta tarefa. Confira!

Tenha um site rápido

A velocidade de um site é vital para a sua otimização. Isso porque o Google prioriza sites que oferecem boas experiências para os usuários. E nenhuma pessoa gosta de esperar muito para um site carregar.

Devido a isso, procure garantir que o site da sua marca tenha uma boa velocidade de carregamento. O ideal é que ele não demore mais de 3 segundos para carregar.

Dicas de SEO para novos sites;

Fonte: Freepik

Use um design responsivo

Para o Google, é importante que qualquer usuário possa acessar um site. Isso vale independentemente da pessoa estar usando um dispositivo móvel ou desktop.

Sendo assim, sites com designs responsivos, ou seja, que funcionam com qualquer tamanho de tela, recebem um rankeamento melhor. Por esse motivo, vale a pena investir nesse tipo de design na criação do site da sua marca.

Site com design responsivo

Fonte: Freepik

Otimize também as URLs

A URL de uma página é relevante para a sua otimização. URLs ilegíveis, repletas de letras ou símbolos, não ajudam o site com o Google.

Desse modo, dê preferência a URLs amigáveis. Essas são URLs simples, que incluem a palavra-chave da página em questão. Elas são legíveis e curtas.

Otimização da URL em SEO

Use palavras-chave específicas

Cada página do seu site deve conter uma palavra-chave. No entanto, essas palavras não devem ser termos muito gerais.

O motivo para isso é que palavras-chave pouco específicas, como, por exemplo, “marketing”, vem com uma grande concorrência nos resultados de busca. Assim, é melhor optar por termos específicos, como, por exemplo, “marketing online para restaurantes”. 

Escolha da melhor palavra-chave

Contrate uma agência de marketing digital

O melhor lugar para obter dicas de SEO para sites novos é uma agência de marketing digital. Por isso, vale a pena contratar uma para otimizar o site da sua marca.

Não sabe que agência contratar? A Agência IMMA é uma ótima opção, atendendo a empresas de qualquer porte. Entre em contato e faça um orçamento para obter mais informações!

Agência de Gestão e Otimização de Sites (SEO)

Veja também