Existem diversas maneiras de divulgar conteúdo pelas redes sociais. Uma das mais rápidas e diretas é pelo Twitter, a preferida de quem gosta de enviar e receber notícias rapidamente e se manter sempre atualizado. Mas ele também pode ser um grande construtor de marca no mundo digital. Então, para você não perder os benefícios desta mídia social, veja 5 maneiras de melhorar seus tweets.
Twitter é uma rede social e um servidor para microblogging, que permite aos usuários enviar e receber atualizações pessoais de outros contatos, por meio do website do serviço, por SMS e por softwares específicos de gerenciamento. Fonte: Wikipédia
Atualmente, o Twitter possui 319 milhões de usuários ativos por mês, de acordo com Fiamma Zarife, diretora geral do Twitter no Brasil. Um número que não podemos deixar de lado quando falamos em estratégias de marketing nas redes sociais.
Confira 5 maneiras de melhorar seus tweets e alavancar mais seu perfil
- Use hashtags relevantes
A maneira mais simples para melhorar seus tweets e o desempenho do seu perfil é usar hashtags relevantes para o seu negócio. As hashtags podem ser parte do conteúdo dos tweets ou serem acrescentadas ao final da mensagem.
As hashtags ajudam a fazer os tweets aparecerem nos resultados de pesquisa, o que pode tornar o seu perfil mais conhecido, angariar novos fãs, melhorar o engajamento e fazer a página crescer cada vez mais.
Use uma ou duas hashtags por tweet para não tomar muito espaço da mensagem ou torná-la confusa. Experimente usar uma boa variedade de hashtags para não deixar seus tweets muito saturados.
- Tente variar o conteúdo visual com fotos, vídeos e GIFs
O conteúdo visual é muito importante, pois posts com imagens conseguem obter duas vezes mais engajamento do que aqueles sem. E aproveite que o Twitter aceita uma boa variedade de imagens entre fotos, vídeos e GIFs. Você pode, por exemplo, gravar, fazer upload ou importar vídeos de até 30 segundos com o aplicativo da própria rede social.
Vale lembrar que:
- O tamanho de imagem ideal para os tweets é de 1024 x 512px;
- As fotos consomem até 22 caracteres dos tweet;
- O Twitter dá a opção de carregar até 4 imagens de uma vez e algumas marcas realizam trabalhos realmente criativos com isso! Tente criar uma estratégia que aproveite bem esse recurso.
- Descubra os melhores horários para os seus tweets
Conhecer os horários do seu público-alvo é fundamental! Uma das maneiras de melhorar seus tweets é programá-los para o momento certo. Esses momentos podem variar de acordo com quem você quer atingir e os dias da semana.
Você pode começar a testar alguns tweets para descobrir não só o formato de post que melhor funciona para o seu público como também os horários que geram mais engajamento. Fica a dica: uma pesquisa do site Viver de Blog revelou que o melhor horário para postar no Twitter é de segunda a quinta, das 13h às 15h.
- Incluir links e chamadas para ação:
A chave para direcionar o tráfego do Twitter é incluir um link e uma chamada para ação em seus tweets. Mas lembre-se que links consomem até 22 caracteres e podem deixar seu tweet poluído. Por isso, use um encurtador de links.
Aproveite e configure uma campanha no Google Analytics para verificar quais tweets estão levando mais tráfego para seu site. Assim você pode começar a criar mais mensagens como essas que estão funcionando melhor.
- Tweet mais de uma vez por dia
Tente ser consistente em relação à quantidade de postagens. O Twitter é um microblog em que os usuários esperam receber atualizações constantes. Por isso, poste mais de uma vez por dia. Na verdade, você pode criar quantos tweets quiser, mesmo se o conteúdo e a página de destino forem repetidos.
O que ocorre é que, como as atualizações no Twitter são muito constantes, é provável que suas mensagens acabem passando despercebidas em algum momento. Então você pode repetir mensagens e links sem tornar esse conteúdo muito saturado.
Você também pode pegar os tweets que tiveram melhor desempenho no passado e reenviá-los para tentar gerar ainda mais engajamento na rede e tráfego para seu site ou postagens antigas do seu blog.
Cada rede social tem sua particularidade e sua empresa deve trabalhar de acordo com a demanda do seu público-alvo. Existem outras maneiras de melhorar seus tweets, mas você deve sempre oferecer conteúdo de qualidade e relevante.