5 exemplos de estratégias de marketing de conteúdo

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
02/01/2020
Marketing de Conteúdo

Optar por estratégias de marketing de conteúdo como uma forma de fazer uma marca crescer na internet é uma boa decisão. Na verdade, é a decisão mais acertada que você pode tomar ao pensar em investir em marketing digital. Isso porque o marketing de conteúdo tem relação direta com absolutamente todas as técnicas de comunicação entre empresa e seus stakeholders.

Ou seja, todas as estratégias de comunicação passam pela criação de conteúdo, que norteia a ideia do conceito de marketing de conteúdo. Comunicações promocionais, campanhas, institucionais, comunicação interna e com fornecedores. Esses são apenas alguns exemplos de como o marketing de conteúdo está em tudo o que a empresa faz relacionado a comunicação.

Todas as estratégias de comunicação passam pela criação de conteúdo

Fonte: Freepik

Outro ponto importante de destacar relacionado a estratégias de marketing de conteúdo é que ele pode ser feito em diversos formatos. Criação de conteúdo não é só textual, mas pode ser visual ou até por meio de áudio. No entanto, se você é iniciante no assunto, é preciso pensar em quais são as melhores táticas para promover a sua marca.

Para ajudar você nessa questão, separamos, neste artigo, 5 exemplos de estratégias de marketing de conteúdo para a sua empresa. Continue com a leitura para saber que exemplos são esses!

5 estratégias de marketing de conteúdo

Descubra 5 estratégias de marketing de conteúdo

Produzir conteúdo para os usuários é uma ideia que pode mudar todo o plano de marketing digital da sua marca. Mesmo assim, vale a pena explorar essa possibilidade. De acordo com o CMI (Content Marketing Institute), 72% dos profissionais de marketing afirmam que o conteúdo aumenta os níveis de engajamento e de leads de uma marca.

Trata-se, portanto, de uma ferramenta bastante promissora. Mas de nada adianta o seu grande potencial se você não souber usar o marketing de conteúdo na prática. Por isso que é importante entender e analisar diversos cenários antes de pôr a mão na massa.

Agência de Gestão e Marketing de Conteúdo

Por exemplo, antes de traçar estratégias de marketing de conteúdo, é importante entender o seu próprio negócio. Ou seja, em qual segmento você está inserido e quais são as pessoas que estão neste nicho. A partir daí, você começa a tentar entender quais são as características do seu público-alvo e como se comunicar com eles. Isso tudo para ter uma comunicação bem assertiva.

Dessa forma, torna-se essencial investir em uma pesquisa prévia para entender mais sobre sua empresa, seus leads e, assim, ter uma comunicação mais assertiva, colhendo os melhores resultados possíveis. A seguir, vamos dar alguns exemplos de estratégias que podem ser úteis para a sua marca. Confira!

Infográficos

Entre as estratégias de marketing de conteúdo, podemos destacar os Infográficos. Eles podem ser considerados como um ótimo formato de marketing de conteúdo. Isso porque eles combinam argumentos que podem ser apresentados via texto com uma apresentação visual.

Dessa forma, são muito populares. Em redes sociais como o Instagram ou o Facebook, postar um infográfico aumenta muito as chances de você receber compartilhamentos. Além disso, vale ressaltar que os infográficos são fundamentais para o bom entendimento do conteúdo.

Divida seu conteúdo em subtítulos

Fonte: Freepik

Isso porque cerca de 90% da informações processadas pelo cérebro são visuais. Ou seja, o que aumenta a chance de retenção de informações, principalmente se forem dados numéricos ou em gráficos, servindo como uma forma de esquematização para explicar determinado processo ou informação.

A principal razão para isso é que a comunicação visual, na internet, é muito efetiva. Afinal, os usuários têm pouco tempo disponível para consumir conteúdos mais longos, de modo que poder aprender apenas olhando para uma imagem se torna uma possibilidade atraente. Esses pontos fazem da comunicação visual um ótimo aliado nas estratégias de marketing de conteúdo para a sua empresa.

Infográficos são um ótimo formato de marketing de conteúdo

Posts de blog

Talvez o mais conhecido dos formatos de marketing de conteúdo seja o post de blog. Mas não é por ser mais tradicional que esse recurso se torna menos efetivo. Posts de blog são caminhos eficientes para levar usuários para o site da sua marca.

Sendo assim, vale a pena investir na produção regular desse tipo de conteúdo. Basta selecionar assuntos que sejam relevantes para o seu público-alvo e abordá-los em textos simples e fáceis de ler.

Talvez o mais conhecido dos formatos de marketing de conteúdo seja o post de blog

Fonte: Freepik

Vídeos

Com o crescimento da popularidade do YouTube, principalmente entre as camadas mais jovens da população, fazer marketing de conteúdo com vídeos se tornou uma opção muito promissora. Esse tipo de conteúdo é dinâmico e inovador, o que o ajuda a se destacar.

E-books

E-books são livros focados em determinados assuntos que podem ser disponibilizados por uma empresa como uma estratégia de marketing de conteúdo. Esses conteúdos tendem a ser muito mais aprofundados do que, por exemplo, um post de blog.

Por conta disso, chamam muito a atenção dos usuários. É o tipo de recurso que contribui positivamente para a imagem da sua empresa, porque o usuário se sente grato por ter acesso a um ebook de graça. Isso ajuda a criar um vínculo entre o público e a marca que é muito importante para o sucesso do marketing digital.

O que é um e-book

Fonte: Freepik

Podcasts

O podcast ainda é uma estratégia de marketing de conteúdo pouco utilizada. No entanto, como veículo de comunicação, ele é imensamente popular no Brasil.

Sendo assim, vale a pena pensar na possibilidade de criar um podcast corporativo para a sua marca. O uso do conteúdo em áudio ainda tem o bônus de contribuir para a humanização da sua empresa, o que é sempre positivo.

Agência de Gestão e Marketing de Conteúdo

Contrate uma agência de marketing digital para a sua empresa

Esses exemplos de estratégias de marketing de conteúdo podem ser mais eficientes quando usados com ajuda especializada de uma agência de marketing digital. A Agência IMMA, por exemplo, é uma empresa que oferece esse tipo de serviço.

Nós contamos com profissionais especializados em marketing de conteúdo, gestão de redes sociais e otimização de sites para fazer a sua empresa ter mais visibilidade e ganhar relevância no ambiente digital. por isso, invista em profissionais qualificados para uma estratégia mais assertiva. Entre em contato e faça um orçamento para saber mais!

Veja também