Se você tem um site e tem o objetivo de fazer sucesso através do marketing online, é importante saber muito sobre SEO. Isso inclui entender não apenas do que se trata o conceito e as suas técnicas, mas também as falhas mais comuns cometidas por principiantes no assunto. Por isso, neste artigo, vamos apresentar os 5 erros que prejudicam o SEO do site. Assim, você aprende como evitar esses problemas. Continue com a leitura para saber mais!
Conheça os 5 erros que prejudicam o SEO do site
Antes de tudo, é importante explicar o que é SEO. A sigla representa a expressão em inglês de Search Engine Optimization (otimização para mecanismos de busca). Ele consiste em um conjunto de métricas impostas a um determinado conteúdo que ajudam a fazer com que este mesmo conteúdo consiga se posicionar bem nas buscas do Google. Dessa forma, saber fazer uso do SEO é fundamental no que tange ao alcance do seu material.
Por isso, estratégias de Inbound Marketing, por exemplo, dependem inteiramente de um SEO bem montado. Até porque, não adianta montar um conteúdo bem estruturado e rico em informação e apuração de dados se você não investe nas ferramentas corretas para fazer com que este conteúdo chegue ao público esperado.
Além disso, vale destacar que o conceito de palavras-chave tem impacto direto no resultado do SEO. Isso porque, o que mede a qualidade do texto de acordo com o SEO é a palavra-chave. Esta consiste em uma expressão usada pelas pessoas nas barras de pesquisa do Google. Dessa forma, é recomendado que não se use palavras muito genéricas, pois a concorrência é muito maior.
Como o SEO é uma ferramenta de marketing digital muito popular, às vezes as pessoas podem cometer o erro de vê-la como uma fórmula mágica para o sucesso. Por isso, muitos empresários não conhecem o perigo que um mau trabalho de SEO pode representar. Isso pode ser altamente prejudicial para o seu site e para a sua marca.
Sendo assim, é importante conhecer os erros mais comuns relacionados à área para saber como evitá-los. A seguir, então, vamos apresentar alguns dos principais deles. Confira!
Ter um site de carregamento lento
A velocidade de carregamento de um site é muito importante para o seu SEO. Isso porque esse fator afeta profundamente a experiência do usuário com a página. Afinal, ninguém gosta de esperar muito tempo para um site carregar.
Por conta disso, se o seu site for lento, é provável que o número de visitas dele sofra, pois os usuários não vão querer esperar o seu carregamento. O resultado é que o Google vai perceber que poucas pessoas querem passar muito tempo na sua página. Assim, o seu site é visto como menos relevante pelo algoritmo, e recebe um rankeamento pior nos resultados de busca.
Dessa forma, é importante investir em profissionais especializados para conseguir montar um site bem atrativo e harmônico. Com isso, as pessoas não perdem a paciência com seu site, ficam mais tempo na plataforma e aumenta, consequentemente, a relevância do seu conteúdo e da sua própria empresa.
Esquecer do design responsivo
O site da sua empresa deve ser fácil de navegar independentemente do dispositivo usado pelo usuário. Isso significa que o seu site deve ser mobile friendly.
Desse modo, na hora da criação da página, é necessário apostar em um design responsivo. Esse tipo de design faz com que o site se ajuste a qualquer tamanho de tela, o que facilita seu uso para qualquer usuário. Isso é positivo aos olhos do algoritmo do Google, que, como consequência, percebe a sua página como mais relevante.
O design responsivo também bate na tecla de que ele precisa ter um funcionamento harmônico para agradar o visitante. A partir do momento em que ele não se adequa aos diferentes meios de acessá-lo, o investimento feito em marketing digital fica no perigo de não colher bons frutos.
Não fazer link building
Link building é uma técnica de SEO que usa a linkagem para o seu site por parte de outros sites para beneficiar a sua página. Nessa estratégia, receber backlinks (links externos) é crucial para que o Google perceba o seu site como relevante para um determinado assunto.
Existem muitas formas de fazer link building. Uma delas é criar conteúdo informativo que possa servir de fonte para outros sites e blogs. Dessa maneira, outros usuários podem linkar para a sua página como forma de embasar seus próprios argumentos.
Neste caso, link building é fundamental para ajudar na relevância do seu site. A partir do momento em que você investe em produção de conteúdo bem montado e informativo, as chances de conseguir fazer com que este conteúdo seja usado como fonte são muito maiores. Assim, seu site se torna mais relevante e, consequentemente, sua marca também.
Repetir as palavras-chave em excesso
Quando um usuário faz uma busca no Google, o que ele digita na barra de buscas é uma palavra-chave. Para a otimização, as palavras-chave deve ser inseridas no conteúdo e repetidas algumas vezes. No entanto, isso deve ser feito de forma orgânica, sem exageros.
Do contrário, você acaba caindo no keyword stuffing, técnica considerada como uma forma de spam. Esse erro pode fazer a sua página ser penalizada pelo Google. Por isso, é fundamental estar integrado às métricas do SEO e entender quando e como fazer um conteúdo utilizando a palavra-chave correta e com o número correto de vezes. Usar demais e cair como spam pode acabar com a reputação do seu site e da sua empresa.
Não ter ajuda especializada
Se você não conhece os principais erros que prejudicam o SEO do site, o ideal é não trabalhar com essa ferramenta sem ajuda. E uma agência de marketing digital pode auxiliar você a otimizar a página da sua empresa com sucesso. A Agência IMMA, por exemplo, é uma ótima opção. Quer saber mais? Então não perca tempo. Entre em contato com a agência e faça já um orçamento para a sua marca!