À medida que o marketing digital se torna cada vez mais popular, o e-mail marketing torna-se uma forma eficaz de as empresas atingirem seu público-alvo. Assim, também se tornar ainda mais importante estar atento aos erros mais comuns de e-mail marketing.
Esta técnica é uma forma de publicidade direta ao consumidor que permite às empresas comercializar seus produtos ou serviços por meio de mensagens eletrônicas enviadas por e-mail. É mais barato do que outras formas de publicidade e requer menos investimento inicial do que outras mídias, como TV ou jornais.
As campanhas de e-mail podem ser personalizadas para atender aos interesses, hobbies e necessidades de cada destinatário, por exemplo, enviando aos clientes informações sobre novos produtos ou ofertas especiais que eles tenham interesse.
Dessa forma, torna-se essencial ter uma estratégia de e-mail marketing bem assertiva e evitar que se cometa erros. Por isso, separamos para vocês os 5 erros mais comuns de e-mail marketing. Quer entender melhor? Confira o conteúdo abaixo.
Os 5 erros mais comuns de e-mail marketing
Um dos erros mais comuns de e-mail marketing é não entender como o e-mail funciona e, portanto, bloquear seus e-mails ou enviá-los para spam.
Por se tratar de uma técnica muito importante e utilizada, existem uma série de erros básicos que as pessoas cometem e não percebem. A seguir, então, vamos destacar alguns deles.
Uma mensagem que não é interessante ou personalizada o suficiente
O desafio para a maioria das empresas de e-mail marketing é criar conteúdo que seja interessante e personalizado o suficiente.
Existem muitas estratégias que as empresas usam com suas campanhas de e-mail, mas o objetivo é criar algo que as pessoas queiram ler sempre que abrirem o e-mail ou clicarem em um artigo. Para atingir esse objetivo, você precisa de um bom conteúdo.
Falta de especificidade nas mensagens enviadas aos clientes
Os clientes se tornaram mais criteriosos sobre o que estão recebendo de uma empresa devido à maneira como estão recebendo as mensagens. A maioria das empresas acredita que seus clientes são mais propensos a responder ao e-mail marketing se as mensagens contiverem uma frase de chamariz específica e alguma razão para isso.
No entanto, estudos recentes mostraram que a maioria dos consumidores não se preocupa com o raciocínio por trás da chamada à ação, desde que funcione. As pessoas só querem que você entre em contato com elas e solicite algo delas.
Como resultado, os profissionais de marketing devem começar a usar interações mais pessoais com os clientes em vez de e-mails quando eles não precisam realmente de uma resposta por e-mail. Isso também ajuda a reduzir a quantidade de e-mails que sua empresa envia e proporciona um melhor engajamento com seus clientes.
Envio de e-mails desnecessários e muitos comunicados à imprensa
Outro tópico que está na lista de erros mais comuns de e-mail marketing é enviar e-mails desnecessários e muitos comunicados à imprensa, erros mais comuns que as startups cometem.
A razão para esses erros é porque os fundadores não estão cientes do que seus concorrentes estão fazendo ou não têm um bom plano para aumentar a receita de sua empresa.
Para evitar o envio de muitos e-mails, as empresas podem criar uma lista de e-mail para o comunicado à imprensa. Isso permitirá que eles mantenham contato com jornalistas e editores, mas ainda sejam mais seletivos sobre quais comunicados de imprensa são enviados.
Não enviar e-mails na hora certa para o seu público potencial
Esse é um inimigo comum dos profissionais de e-mail marketing que desejam enviar seu conteúdo na hora certa. No entanto, muitas vezes eles acabam enviando conteúdo de e-mail muito cedo ou muito tarde.
O e-mail marketing não consiste apenas em enviar e-mails e obter alguns cliques em troca. É também sobre o relacionamento que você constrói com seus assinantes por meio de interações por e-mail. Você deve sempre levar isso em consideração antes de enviar qualquer e-mail, independentemente de ser para uso pessoal ou comercial.
Embora haja muitos motivos pelos quais as pessoas abandonam suas assinaturas de e-mail, um dos mais significativos é que eles recebem uma mensagem irrelevante de um anunciante ou empresa que não assinam regularmente (como uma instituição de caridade). Isso faz com que as pessoas sintam que suas caixas de entrada estão sujas e que ninguém tem respeito por elas.
Enviar e-mails com erros de português para os leads
Os erros que as pessoas podem cometer acabam sendo devido ao uso errado da gramática ou ortografia do português. Outras vezes, eles podem ter sido descuidados e cometido um erro porque estavam ansiosos para enviar o e-mail.
Independentemente da causa, esses erros podem criar uma impressão pouco profissional e afastar potenciais clientes em busca de uma empresa com atendimento ao cliente de alta qualidade. Quando você estiver escrevendo e-mails em português, certifique-se de dar o seu melhor!
Dicas para criar campanhas de e-mail marketing bem-sucedidas
Escrever uma campanha de e-mail marketing de sucesso pode ser um desafio. No entanto, se você seguir sem cometer esses erros, sua campanha de e-mail marketing será um sucesso fácil.
Para criar uma campanha de e-mail marketing bem-sucedida, você precisa começar com uma boa linha de assunto e, em seguida, qual conteúdo incluir no corpo do e-mail.
Você também deve incluir a frequência com que deseja enviar e-mails ou se há uma opção de cancelar. Criar uma frase de chamariz eficaz no final do e-mail também é importante e ajuda a fazer com que mais clientes comprem seu produto ou serviço.
Faça e-mail marketing com a ajuda especializada de uma agência de marketing digital
O e-mail marketing é uma forma eficaz de se conectar e envolver seu público. Também o ajuda a reunir informações valiosas sobre seus clientes. Hoje o e-mail marketing tornou-se extremamente importante, tanto que muitas empresas começaram a adotá-lo nos últimos anos.
Uma agência de marketing digital pode ajudá-lo a escrever e-mails melhores e aumentar as chances de obter mais respostas para suas campanhas.
Nós, da Agência IMMA por exemplo, podemos dar dicas sobre como melhorar o desempenho dos e-mails que você está enviando. A agência tornará mais fácil para você gerenciar tudo, desde o rastreamento das taxas de abertura até o cancelamento da assinatura de e-mails direcionados a segmentos específicos do mercado.