Facebook Pixel

5 dicas para lidar com reclamações de clientes nas redes sociais

Facebook
Twitter
LinkedIn

Estar presente nas redes sociais é uma ótima maneira de ter mais contato com os seus clientes. Afinal, através de plataformas como o Facebook ou o Instagram, seus consumidores podem interagir diretamente com a sua marca. E ainda, em uma velocidade muito mais alta do que por outros canais de atendimento. No entanto, nem sempre essas interações são positivas. Surge, então, o problema: Como lidar com reclamações de clientes nas redes sociais? Neste artigo, buscaremos a resposta para essa questão. Confira!

5 dicas para lidar com reclamações de clientes nas redes sociais
Fonte: freepik.

5 dicas para lidar com reclamações de clientes nas redes sociais

Imagine a situação: Você faz uma publicação muito bem pensada em uma das redes sociais da sua empresa. Essa publicação divulgaria um produto ou serviço novo. A publicação tem uma imagem de alta qualidade. Com um design que desperta o interesse do usuário, e o conteúdo da postagem é relevante e informativo. Em outras palavras, tudo está indo bem.

Mas, então, um novo comentário aparece. Um usuário furioso, desfiando queixas e reclamações sobre a sua marca de forma detalhada e agressiva. O comentário é como uma mancha na publicação. Combatendo a imagem positiva que você se esforçou tanto para passar com aquela postagem.

Esse tipo de situação pode ser muito desconfortável e, para um empresário iniciante, pode parecer desastrosa. No entanto, é importante lembrar que é possível contornar uma reclamação nas redes sociais. E, assim, evitar que ela prejudique a imagem da sua marca. A seguir, daremos algumas dicas de como fazer isso. Continue lendo para descobrir quais são elas!

Responda rapidamente

Se um cliente faz uma reclamação na sua página, ele espera que você o responda rápido. Isso porque você deve mostrar que, para a sua empresa, ajudar um cliente insatisfeito é uma prioridade. Algo que deve ser resolvido com urgência.

Desse modo, tenha um monitoramento constante das redes sociais da sua marca. Assim, você não corre o risco de deixar de ver uma reclamação e por isso acabar ignorando-a por muito tempo. Lembre-se que, se você responder o cliente rapidamente e oferecer uma solução para o problema, ainda é possível transformar uma experiência negativa em uma positiva.

Responda rapidamente
Fonte: freepik.

Não fique na defensiva

Ficar na defensiva ao lidar com reclamações de clientes nas redes sociais passa a imagem de uma empresa que não aceita críticas. E, além disso, não tem humildade para admitir erros. Isso é muito negativo e prejudicial ao seu negócio. Por isso, procure sempre responder às reclamações com a mente aberta. Disposto a reconhecer possíveis erros que a sua marca tenha cometido. Afinal, errar é humano, mas insistir no erro demonstra falta de profissionalismo.

Produza conteúdos que possam ajudar o cliente

Às vezes, uma reclamação só surge porque um cliente não entende bem um processo ou não sabe como fazer alguma coisa. Por isso, previna-se produzindo conteúdo nas suas redes sociais que informe os usuários sobre o que você acha importante que eles saibam. Assim, você evita ter que lidar com queixas que são apenas confusões ou mal entendidos.

Solicite feedbacks com frequência

Solicitar feedbacks dos seus clientes é uma forma de se manter informado sobre o que precisa melhorar no atendimento ao público da sua empresa. Com isso, você pode minimizar situações desagradáveis e tornar o relacionamento com os seus clientes cada vez mais positivo.

Solicite feedbacks com frequência
Fonte: freepik.

Contrate uma agência de marketing digital

Uma das principais dicas para lidar com reclamações de clientes nas redes sociais que podemos citar é: Contrate uma agência de marketing digital para gerir os perfis da sua empresa, como a Agência IMMA. Assim, você garante que essa área será administrada por profissionais especializados. Quer saber mais? Entre em contato com a agência e faça o seu orçamento!

Blog

Dicas e novidades sobre Marketing Digital

Site profissional para Escritório de Advocacia: por que ter
Criação de Sites Marketing Digital

Site profissional para Escritório de Advocacia: por que ter

Todo escritório de advocacia precisa de um site: A importância de um site para advogados Os tempos estão mudando e, nos dias atuais, ter uma presença online se tornou essencial...
Saiba mais
Como criar um site profissional em wordpress: Um guia completo
Criação de Sites Marketing Digital

Como criar um site profissional em wordpress: Um guia completo

Quando se fala em botar a mão na massa para criar seu site no WordPress, tem gente que acha que é como montar um quebra-cabeça sem olhar a caixa. Mas...
Saiba mais
Monitoramento de Mídias Sociais: Guia Completo para Empresas em 2024
Gestão de Mídias Sociais Marketing Digital Otimização de Sites (SEO)

Monitoramento de Mídias Sociais: Guia Completo para Empresas em 2024

Desvende o Poder das Mídias Sociais Em um cenário digital cada vez mais competitivo, o monitoramento de mídias sociais se tornou uma ferramenta crucial para empresas que desejam se destacar...
Saiba mais
5 plugins de SEO em WordPress que otimizam seu site no Google
Marketing Digital Otimização de Sites (SEO)

5 plugins de SEO em WordPress que otimizam seu site no Google

Enfrentando os desafios de SEO do seu site que está em WordPress? O processo de otimizar o seu site para os motores de busca pode ser complicado, especialmente na plataforma...
Saiba mais
Dominando o YouTube: O Guia Definitivo para Empresas Vencerem com Vídeos
Gestão de Mídias Sociais Marketing Digital

Dominando o YouTube: O Guia Definitivo para Empresas Vencerem com Vídeos

Como criar um canal no Youtube para empresas: Guia abrangente para ter sucesso com vídeos. Cansado de sentir que sua empresa não é vista no YouTube? Pense em ter um...
Saiba mais
Criação de site em WordPress: Guia Completo para 2024
Criação de Sites Marketing Digital

Criação de site em WordPress: Guia Completo para 2024

A criação de um site em WordPress em 2024 representa uma abordagem poderosa para estabelecer uma presença digital sólida e acessível. Como a principal plataforma de gerenciamento de conteúdo, o...
Saiba mais
Google Ads para Empresas: Tudo sobre Como Vencer a Concorrência
Google Ads Marketing Digital

Google Ads para Empresas: Tudo sobre Como Vencer a Concorrência

O mercado digital de qualquer negócio está se tornando cada vez mais saturado com concorrentes tentando ganhar uma fatia do bolo. Nessa tremenda concorrência, o Google Ads destaca-se como uma...
Saiba mais
Como a IA pode ajudar a criar posts?
Gestão de Mídias Sociais Marketing de Conteúdo Otimização de Sites (SEO)

Como a IA pode ajudar a criar posts?

A inteligência artificial (IA ou AI) pode ser uma excelente parceira para os criadores de conteúdo mundo afora. Descubra as vantagens de utilizá-la no dia a dia e conheça 4...
Saiba mais
Gestão de mídias sociais: estratégias e ferramentas para seu negócio
Gestão de Mídias Sociais Marketing Digital

Gestão de mídias sociais: estratégias e ferramentas para seu negócio

A gestão de redes sociais tornou-se um pilar essencial para o sucesso dos negócios na era digital. Com uma abordagem estratégica, as empresas podem aproveitar o poder dessas plataformas para...
Saiba mais
Open chat
1
Olá 👋
Como podemos ajudar?