O marketing digital é uma ferramenta fundamental para o crescimento de qualquer empresa nos dias de hoje. Isso vale especialmente para empresas B2C, business to consumer (em português, “empresa para consumidor”), ou seja, empresas que lidam diretamente com o consumidor direto, como, por exemplo, restaurantes. Afinal, a internet é uma ferramenta que possibilita uma proximidade muito maior entre uma empresa e o seu público, permitindo que uma variedade de estratégias sejam colocadas em prática a seu favor.
Mas, se você ainda é iniciante neste assunto, não se preocupe. Neste artigo, separamos as 5 principais dicas de marketing digital para restaurantes para ajudar você a promover o seu negócio na internet. Continue com a leitura para descobrir que dicas são essas!
Descubra quais são as 5 principais dicas de marketing digital para restaurantes
Ter um restaurante é um ótimo empreendimento e o sonho de muitas pessoas. Contudo, justamente por causa disso, pode ser difícil acumular um público fiel e não sucumbir à competitiva concorrência. Mas essa dificuldade não é motivo para desistir. Ela só significa que a sua estratégia de marketing digital deve ser planejada com muito cuidado e pesquisa. E, para isso, vale a pena começar com algumas dicas básicas. A seguir, então, vamos apresentar as 5 principais delas. Confira!
Registre-se no Google Meu Negócio
O primeiro passo para criar uma presença online para o seu restaurante é registrá-lo no Google Meu Negócio. Essa é uma ferramenta do Google que facilita o processo através do qual o seu restaurante é encontrado pelo Google Maps. Trata-se, portanto, de um recurso importante para ajudar os clientes a acharem o seu restaurante.
No Google Meu Negócio, também é possível informar os clientes a respeito do seu estabelecimento. Você pode colocar fotos e inserir informações como os horários de funcionamento, por exemplo. Isso contribui para a construção de uma imagem positiva para o seu restaurante.
Crie um site para o seu restaurante
O site é um veículo fundamental para qualquer estratégia de marketing digital. Assim, vale a pena criar um para o seu restaurante. Com essa criação, é possível moldar uma identidade visual que corresponda à imagem que você quer passar do seu estabelecimento. Além disso, você também pode deixar que os clientes façam reservas através do site, o que é uma forma de facilitar todo o processo.
Os sites também são fundamentais para fazer um trabalho de captação e fidelização por meio da criação de conteúdo em blogs. Dessa forma, é possível escrever conteúdos relevantes para os seu clientes, torná-los cada vez mais fieis e, com um conteúdo bem montado e direcionado, sua captação de leads se torna ainda mais poderosa. Por isso, é fundamental criar um site, tendo em vista que ele é um dos endereços do seu estabelecimento na internet, é mais uma forma de se mostrar presente.
A criação de um site deve vir acompanhada de um trabalho de otimização do mesmo. O SEO, como é chamado, é uma espécie de métrica com diversas pequenas regras que ajudarão seus conteúdos a ficarem na primeira lista do Google. Isso quer dizer que se você seguir as métricas de SEO, você tem mais chance de ser visto, estando na primeira página das buscas. Mas, para isso, é preciso entender os conceitos de palavra-chave, lead, uso de comunicação visual, entre outros.
Esteja presente nas redes sociais
Para um restaurante, o marketing visual é de especial importância. Para fazer marketing visual, as redes sociais são plataformas indispensáveis. Plataformas como o Facebook ou o Instagram, por exemplo, permitem que você poste fotos dos pratos no seu cardápio para despertar o interesse e a gula dos seus seguidores. Também é possível investir na criação de uma estética coerente para o seu estabelecimento, o que estimula futuras visitas ao criar a sugestão de um ambiente atraente para os clientes.
Vale destacar que as redes sociais são como uma grande vitrine. Na era da informação e comunicação por meio da internet, é de vital importância ter uma marca bem posicionada e destacada nas redes sociais. Além de ser uma ótima forma de engajamento, elas também permitem fazer uma breve medição de popularidade da sua marca e uma pesquisa de satisfação por meio das reações do Facebook, por exemplo.
As redes sociais também ajudam a fazer uma análise da concorrência. Com isso, é possível traçar bons planejamentos de marketing e que sejam bem objetivos, principalmente quando se sabe quais são as falhas dos seus concorrentes no mercado. Reconhecer suas próprias falhas de comunicação também pode ser possível com a ajuda das redes sociais.
Faça um aplicativo para pedidos
Para o cliente, é muito conveniente poder fazer um pedido através do celular. E, para não ficar refém de outros aplicativos, é uma boa ideia criar um aplicativo para o seu próprio restaurante. Isso dá ao seu público a conveniência necessária sem que você precise abrir mão de uma parcela dos seus ganhos.
Para isso, ainda é preciso investir em profissionais especializados em criação de aplicativos. Esse investimento é necessário para que seu App seja bem fluido e harmonioso, ganhando a aceitação do público. Caso contrário, as chances de o seu App ser rejeitado são enormes e de nada adiantará ter criado um.
Contrate uma agência de marketing digital
Se você precisa de dicas de marketing na internet para restaurantes, a melhor opção é contratar uma agência de marketing digital. A Agência IMMA, por exemplo, é uma ótima opção, oferecendo diversos serviços de marketing online para qualquer tipo de empresa. Contamos com uma equipe especializada nos serviços de otimização de sites e marketing de conteúdo para ajudar você a fazer a sua empresa crescer.
Uma de nossas especialidades também é o trabalho com Inbound Marketing, o que ajuda a sua empresa a captar o máximo de leads dentro do segmento de atuação, fazendo com que sua marca consiga ter mais solidez no mercado. E aí, quer saber mais? Então não perca tempo. Entre em contato e faça já um orçamento para o seu restaurante ou estabelecimento!