Se você é um empresário e tem a intenção de fazer propaganda da sua empresa na internet, com certeza já se perguntou como divulgar sua marca no Google. Afinal, o Google é uma das principais ferramentas para navegar no universo online, de modo que a necessidade de usá-lo para divulgar uma empresa é uma das grandes chaves para o sucesso no marketing digital. Por isso, neste artigo, vamos apresentar 5 dicas de como divulgar sua marca no Google e fazer a sua empresa crescer. Continue com a leitura para descobrir que dicas são essas!
Entenda como divulgar sua marca no Google com essas dicas simples
Em primeiro lugar, é preciso ter uma dimensão do quão importante o Google realmente é para o sucesso de uma empresa na internet. Sendo assim, vamos começar com alguns números.
O Google recebe em torno de 3.8 milhões de buscas por minuto no mundo todo. Isso significa 63.000 buscas por segundo, número que corresponde, portanto, ao número de pessoas que usam a plataforma nessa mesma janela de tempo.
Fica claro, então, que, se alguém precisa procurar por alguma coisa na internet, é muito provável que essa pessoa recorra ao Google. E isso vale também para consumidores procurando por marcas e empresas que possam atender às suas necessidades.
Portanto, é evidente que o Google é uma das ferramentas de divulgação mais benéficas do marketing digital. Trabalhar com esse recurso não apenas pode aumentar o seu alcance, como também ajudar na imagem da sua marca, estabelecendo-a como uma autoridade no seu campo de atuação.
Mas como utilizá-lo da maneira correta? Veja as 5 dicas de como divulgar sua marca no Google.
Use as técnicas de SEO
As técnicas de SEO, ou Search Engine Optimization, são técnicas de otimização com o objetivo específico de fazer um site ou um conteúdo performar melhor no Google. Essas técnicas adequam a página em questão ao algoritmo da plataforma, o que permite que ela obtenha um posicionamento melhor nas páginas de resultados de busca.
Na prática, o que isso significa é que a página passa a estar entre os primeiros links que aparecem quando alguém digita alguma palavra-chave que corresponda a ela no Google. Isso faz com que ela receba muito mais cliques, o que, para uma empresa, significa um alcance muito maior.
Faça um anúncio
É possível fazer um anúncio pago no Google na forma de um link patrocinado. Esses links obtêm uma posição privilegiada nos resultados de busca, aparecendo no topo das páginas, o que induz mais usuários a clicar neles.
Esses anúncios funcionam no formato PPC, ou Pay Per Click. Neste formato, você paga de acordo com o número de cliques que o anúncio recebe. Assim, o investimento que você faz nesta estratégia é diretamente proporcional ao sucesso que ela obtém, o que torna um anúncio pago uma escolha segura para o seu plano de marketing digital.
Faça marketing de conteúdo
O papel do marketing de conteúdo para divulgar uma marca no Google é uma questão quantitativa. Isso porque, quando você cria um conteúdo, você o cria em torno de uma palavra-chave, o que direciona um número determinado de buscas para o seu site.
Sendo assim, quanto mais conteúdos você cria, mais palavras-chaves levam os usuários até o seu site. Assim, você ganha muito mais cliques.
É importante destacar que o investimento em divulgação no Google não basta para um marketing bem feito. Os anúncios são necessários para tornar sua marca visível, deixar sua empresa no mapa e apresentar seus conteúdos. No entanto, se o material que você apresentar não for de qualidade, dificilmente o lead gerado pelo anúncio se tornará um consumidor.
Para isso entra em ação o papel do marketing de conteúdo. Chamar a atenção do público é o primeiro passo, o próximo é fazer com que ele se interesse no seu produto, para isso é importante a apresentação de conteúdos de qualidade que traçam um elo com o lead. Dessa forma, as chances de ele efetivar uma compra e se tornar um cliente fiel são maiores. Tudo depende de um bom planejamento de marketing.
Mantenha seu portal abastecido de conteúdo
Como dito anteriormente, não adianta utilizar boas técnicas de SEO e fazer um bom anúncio se você não consegue captar os seus potenciais de compra e mantê-los consumindo seu conteúdo. Por isso, é essencial manter os leads abastecidos de conteúdo para fazer com que eles estejam sempre trocando informações com a marca, se aproximando mais dela de forma afetiva.
Essa dica é valiosa para quem quer fidelizar os clientes e fazer com que os novos visitantes se mantenham ativos no seu portal. No entanto, vale ressaltar que o conteúdo deve ser brevemente planejado para que a interação seja recíproca.
Tenha boas referências no seu site
Ter referências positivas nos seus portais de comunicação ajuda o algoritmo do Google a entender que seu site é bom para ser visitado, logo, aparecerá a frente dos demais, é a ideia de ter uma boa reputação. Só se consegue esse título enriquecendo seu material com conteúdos de qualidade, bem apresentados e muito bem apurados.
Divulgar informações em diversos formatos também é um ótimo negócio no que tange ao enriquecimento do material. Utilize infográficos, imagens, vídeo, texto e áudio. Isso torna seu site polivalente e multimídia.
Contrate uma agência de marketing digital
Anotou as 5 dicas de como divulgar sua marca no Google? Este é um tópico extremamente relevante para um bom resultado do seu planejamento de comunicação. Por isso, não abra mão da ajuda de especialistas no assunto que podem levar a sua empresa ao topo das buscas do Google que, como vimos, é a maior vitrine do mundo para a sua empresa.
Se você não sabe como divulgar uma marca no Google, a melhor opção é recorrer a uma agência especializada em marketing digital e campanhas na internet. A Agência IMMA, por exemplo, é uma ótima escolha e conta com profissionais altamente capacitados para este trabalho. Quer saber mais? Entre em contato com a agência e faça já um orçamento para a sua empresa!