Com o marketing de conteúdo se tornando uma estratégia de marketing digital cada vez mais popular, pode parecer difícil para um iniciante mergulhar nesse cenário. Afinal, o mercado é cada vez mais concorrido, e os conteúdos produzidos se tornam mais sofisticados a cada minuto. Porém, nunca é tarde para começar. Por isso, neste artigo, vamos apresentar 5 dicas básicas de marketing de conteúdo que vão ajudar você a dar início ao planejamento da sua estratégia. Continue com a leitura para descobrir que dicas são essas!
Conheça as 5 dicas básicas de marketing de conteúdo
O primeiro passo para investir no marketing de conteúdo é compreender que essa ferramenta requer um planejamento detalhado. Assim, é muito melhor tomar o tempo para criar uma estratégia cuidadosa do que simplesmente sair produzindo conteúdo de baixa qualidade.
Mas como fazer um plano de marketing de conteúdo para a sua marca? A seguir, vamos apresentar algumas dicas que podem ser de grande ajuda nessa tarefa. Confira!
Escolha um público-alvo específico
Se você está produzindo conteúdo, está produzindo conteúdo para alguém. E o ideal é que você já comece a planejar a sua estratégia com um público-alvo específico em mente.
A razão para isso é que entender bem qual é a sua audiência ideal ajuda o seu marketing a se tornar mais direcionado, o que faz dele mais efetivo. Um conteúdo sem um público-alvo acaba ficando desfocado e sem agradar ninguém. Por isso, procure criar uma persona de marketing, ou seja, um perfil abstrato de um cliente ideal, e baseie a sua produção no que aquela persona poderia achar interessante ou útil.
Selecione assuntos relevantes
Os assuntos que você aborda na sua produção de conteúdo também devem ser escolhidos com cuidado. Afinal, é importante que você esteja falando de tópicos que sejam relevantes tanto para a sua área de atuação como para a sua audiência. Por isso, procure sempre optar por assuntos que possam ajudar o seu cliente de alguma forma, fornecendo informações que podem melhorar a vida desse usuário ou resolver algum problema que ele tenha.
Crie conteúdo otimizado
O seu conteúdo deve estar de acordo com as normas de SEO, ou seja, as normas de otimização para mecanismos de busca. Desse modo, o que você postar vai receber um rankeamento melhor nos resultados de busca de plataformas como o Google, por exemplo, e isso é muito positivo para o seu alcance. Por isso, sempre produza conteúdo otimizado.
Não se esqueça do conteúdo visual
Quando se fala em marketing de conteúdo, é muito comum pensar automaticamente no conteúdo escrito. No entanto, na internet, o conteúdo visual é tão ou mais importante do que textos.
Sendo assim, procure explorar formatos visuais de conteúdo sempre que tiver a chance. Em um artigo, por exemplo, considere a possibilidade de incluir algumas imagens ilustrativas, ou um infográfico que ilustre o seu argumento visualmente. Isso enriquece o conteúdo, pois facilita a leitura para o usuário, e também contribui para o seu SEO, por conta da busca por imagens do Google. Assim, é um elemento com muitas vantagens que não deve ser esquecido.
Contrate uma agência de marketing digital para planejar a sua estratégia
Se você precisa de dicas básicas de marketing de conteúdo, talvez seja uma boa ideia recorrer à uma empresa especializada em marketing digital para planejar a sua estratégia. E a Agência IMMA é uma ótima opção, contando com uma equipe altamente qualificada que tem experiência na produção de conteúdo para empresas de todos os portes.
E aí, ficou interessado? Quer saber mais? Então não perca tempo: Entre em contato com a agência e faça já um orçamento para a sua marca!