4 motivos para investir em marketing visual

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
05/01/2021
Design Gráfico

Quando o assunto é marketing online, a importância do elemento da comunicação visual não pode ser subestimada. Isso porque, na internet, é crucial saber se comunicar de forma rápida e direta.

E, para isso, o elemento gráfico é indispensável. Mesmo assim, muitos empresários ainda não utilizam esse tipo de marketing, provavelmente por terem visões bem antigas a respeito da comunicação entre empresa e cliente.

4 motivos para investir em marketing visual

Fonte: Freepik

Na verdade, a comunicação visual tem papel fundamental no planejamento de marketing de uma empresa, principalmente pelo fato de que os conteúdos visuais são de mais fácil retenção, compreensão e geram mais engajamento.

Um exemplo claro disso foram estudos feitos nos últimos anos que comprovaram que 90% da informação processada pelo nosso cérebro é visual, sendo que apenas 20% das pessoas entrevistadas disseram se lembrar de um texto lido recentemente.

Relação entre design gráfico e mídias sociais

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Por isso, se comunicar e transmitir uma ideia com  o marketing visual é essencial para conseguir atingir de maneira assertiva o público e, além disso, ajuda na criação de conteúdo mais atraentes e harmoniosos.

Isso porque conteúdos inteiramente textuais, como de um blog, por exemplo, tendem a ser extremamente cansativos e nada chamativos. Neste ponto é que entra a comunicação visual.

Com elementos visuais em um texto, o artigo pode ficar muito menos cansativo, mais harmonioso e mais atraente aos olhos do leitor. Dessa forma, você pode usar elementos visuais como “quebra-texto”, podem ser imagens, banners, anúncios ou infográficos, por exemplo.

Portanto, neste artigo, vamos explicar por que vale a pena fazê-lo apresentando os 4 motivos para investir em marketing visual. Continue com a leitura para entender que motivos são esses!

Descubra quais são os 4 motivos para investir em marketing visual

Em primeiro lugar, é preciso definir o que exatamente é o marketing visual. Esse termo engloba qualquer iniciativa feita para promover uma marca que se expressa de forma gráfica. Sendo assim, posts em redes sociais, infográficos, logos e layouts de e-mail marketing são alguns exemplos de estratégias de marketing visual.

Fica claro, então, que esse tipo de publicidade pode ser usado de diversas formas diferentes. Mas quais são as razões para apostar nessa abordagem? A seguir, vamos citar algumas das principais delas. Confira!

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É uma maneira de construir uma identidade para a marca

Ter uma identidade para a marca, ou brand identity, é fundamental para se destacar no mercado. E o marketing visual pode ser crucial para a construção dessa identidade.

A razão para isso é que a identidade de uma empresa nada mais é do que a imagem que você quer que o público tenha do seu negócio.

E essa imagem precisa ser construída pelo aspecto visual (entre outros). Portanto, vale a pena escolher elementos gráficos que representem a essência da sua marca (como, por exemplo, uma paleta de cores) e utilizá-los nas suas iniciativas de marketing visual.

Design e marketing digital

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Aumenta o alcance do seu conteúdo

O marketing de conteúdo é mais eficiente se tiver um alcance considerável. Para isso, ele precisa ter uma boa performance nos mecanismos de busca, e principalmente no Google.

Desse modo, ter imagens no seu marketing de conteúdo é uma decisão muito vantajosa. Isso porque, quando você acrescenta o elemento visual, o seu conteúdo pode também ser encontrado através do Google Imagens. A consequência é que é mais fácil encontrar o que você produz através da plataforma, multiplicando o seu alcance original.

Aumenta o alcance do seu conteúdo

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Além disso, como dito anteriormente, o uso de elementos visuais em textos ajudam a deixá-los mais atraentes e a reter ainda mais leitores. Isso porque conteúdos textuais muito extensos tendem a assustar muitas pessoas, aumentando a taxa de rejeição para com aquele conteúdo.

Ajuda na popularidade nas redes sociais

O conteúdo visual é extremamente popular nas redes sociais. Estudos mostram que posts com imagens tendem a receber mais engajamento nas plataformas do que posts formados apenas por texto.

Por conta disso, ao criar esse tipo de conteúdo, você aumenta as chances da sua postagem ser compartilhada pelos usuários. E cada vez que um usuário compartilha um post seu, ele está expondo o conteúdo da sua marca para todo um público novo.

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Esse público também pode contribuir para o engajamento, curtindo ou comentando no post. Isso faz com que mais pessoas vejam a publicação original. Assim, a sua postagem cresce por conta das interações espontâneas dos usuários.

Além disso, dificilmente as pessoas param para ler longos textos nas redes sociais. Por isso, ter uma comunicação rápida e objetiva por meio de imagens é fundamental.

A grande dificuldade é em como ser tão objetivo e passar a informação com tão pouco tão pouco elemento textual, o que dá a importância de um investimento em profissionais qualificados de design gráfico.

Design gráfico e mídias sociais

Alcança novos usuários

Diferentes pessoas são persuadidas por diferentes conteúdos. Por conta disso, quando você abraça uma nova modalidade de marketing online ao investir no marketing visual, você passa a ser capaz de atrair uma nova audiência.

Esse novo público vai se somar ao seu público original, o que aumenta muito o número de leads em potencial da sua empresa.

Além disso, elementos visuais são de mais fácil compartilhamento. Ou seja, se você produz peças bem montadas e eficientes, aumentam as chances de alguém compartilhá-las com conhecidos, o que gera ainda mais leads para o seu negócio.

Agência de Gestão e Design Gráfico

Crie uma estratégia de marketing visual com ajuda especializada

Agora que você já conhece os motivos para investir em marketing visual, é hora de buscar ajuda para aplicar essa estratégia na prática. E, para isso, uma agência de marketing digital é o ideal.

A Agência IMMA, por exemplo, é uma ótima opção. Nós contamos com profissionais especializados em marketing de conteúdo, gestão de redes sociais e comunicação visual para ajudar a fazer a sua empresa  crescer no ambiente digital.

Tudo isso investindo na geração de leads em potencial, oportunidades de fidelização e produção de conteúdo direcionado ao seu nicho de mercado. Quer saber mais? Então entre em contato com a agência e faça já o seu orçamento!

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