Existem diversas maneiras de usar blogs para conquistar mais clientes. Da forma correta, é possível divulgar seu negócio com o objetivo de atrair ainda mais seu público-alvo.
Muitas pessoas ainda associam blogs a diários pessoais online. Embora realmente tenham começado como diários pessoais na internet, os blogs evoluíram muito ao longo dos anos, se tornando as plataformas perfeitas para publicações em geral. Atualmente, é uma das formas mais simples de manter um site constantemente atualizado.
O que é realmente um blog?
Atualmente, o blog é apenas um tipo de site ou o pedaço de um site que pode ser atualizado de maneira estruturada. Ele lista o conteúdo em uma ordem cronológica inversa e permite que os leitores interajam com materiais recentes ou antigos.
Devido as suas características de interação e constante atualização, os blogs tendem a atrair muitos visitantes e clientes. Por isso, eles são ferramentas perfeitas para promover qualquer site ou negócio online.
Ter credibilidade online é fundamental para gerar vendas, ganhar dinheiro e poder investir ainda mais no seu negócio. No entanto, construir uma reputação online demanda tempo, dinheiro e uma certa habilidade de convencer as pessoas.
Confira algumas maneiras de usar blogs para conquistar mais clientes
Para conquistar a confiança do público é preciso ter uma reputação para gerar credibilidade. Se você tem uma marca que fornece um bom produto ou serviço, ter um blog que oferece informações relevantes é fundamental.
- Apresentar seu conhecimento: os usuários querem comprar de empresas que sabem o que estão fazendo. Ter um blog permite demonstrar que você domina diversos assuntos relativos ao seu nicho.
Um blog torna você capaz de escrever mensagens sobre uma gama de temas, técnicas e outros assuntos, destacando seu conhecimento e experiência em seu campo específico. Isso pode atrair usuários, converter leads e ainda aumentar sua credibilidade.
Não se esqueça que se manter informado e atualizado sobre seu nicho e outros campos próximos é importante para fazer marketing de conteúdo com materiais relevantes e de qualidade, principalmente para quem busca se tornar referência em sua área.
- Interagir com os clientes: tanto os clientes atuais quanto os potenciais são capazes não apenas de ler seu material, mas também interagir com ele. Deixando comentários, respondendo a enquetes e utilizando o formulário de contato.
Interações aumentam sua credibilidade porque demonstram que sua empresa está disponível para conversar com os usuários, mesmo quando ainda não efetuaram uma compra.
- Ensinar algo aos usuários: uma das melhores maneiras de vender é ensinar.
Suponha que você esteja vendendo peças de computador. O lançamento de uma série de posts ensinando pessoas leigas no assunto em como escolher peças e montar uma máquina customizada é uma ótima forma de ganhar credibilidade e mais clientes sem fazer muito esforço, só apresentando coisas que você já sabe.
- Obter recomendações: Ao começar a usar um blog para postar conteúdo útil, de qualidade e de forma regular, é possível que, em breve, outros sites, blogs e revistas de sua área comecem a recomendar seus artigos (ou até os produtos!).
Impulsione ainda mais a sua credibilidade blogando. Isso vai ajudá-lo a ser visto como uma autoridade em seu nicho.
Usar blogs para conquistar mais clientes é uma ótima estratégia de marketing na internet. Além de trazer tráfego orgânico, o conteúdo gerado pode, por exemplo, diminuir custos em campanhas de Google Ads. Ou seja, ter um blog só traz benefícios para uma empresa.
Consulte a Agência IMMA para informações sobre os serviços de marketing de conteúdo e gestão de sites.