Quando se fala de marketing digital, não dá para subestimar a importância do marketing de conteúdo. Afinal, é através da produção de conteúdo que você consegue atrair usuários e multiplicar o alcance do seu site, conseguindo muitos cliques de pessoas que, até então, poderiam não conhecer o seu negócio. E as empresas sabem disso: a estimativa é que a indústria de marketing de conteúdo alcance um valor de 412 bilhões de dólares em 2021 – ou seja, sua concorrência, provavelmente, já está criando uma estratégia de conteúdo e colocando-a em prática. Sendo assim, para evitar que você fique para trás, separamos 4 maneiras de produzir conteúdo para o seu site. Vem com a gente e descubra!
Entenda o que sua audiência está buscando
A produção de conteúdo visa atrair cliques provenientes principalmente de buscas em sites como o Google. Por isso, uma boa forma de encontrar assuntos para abordar é pensar na sua audiência e no que levaria um possível cliente seu a digitar uma busca no Google. Quais são os problemas, obstáculos ou curiosidades que faria o seu público-alvo recorrer à barra de buscas? É através dessa pergunta que você vai encontrar pautas para o conteúdo do seu site.
É claro que, para descobrir essa informação, é preciso que você saiba quem é o seu público-alvo. Sendo assim, é recomendável que o seu primeiro passo seja sempre a criação da sua persona de marketing.
Aposte em uma variedade de formatos
As pessoas são diferentes. Por isso, muitas vezes, diferentes usuários preferem consumir o mesmo conteúdo de maneiras diversas. Alguns preferem ler um artigo, e outros preferem ver um vídeo ou até ouvir um podcast.
Diante disso, uma das melhores maneiras de produzir conteúdo para o seu site é criar conteúdo em muitos formatos diferentes. Desse modo, você pode alcançar um público muito diverso e até reaproveitar um mesmo conteúdo mais de uma vez. Use a sua criatividade e mergulhe em formatos e ideias diferentes.
Mantenha-se atualizado
Toda área passa por mudanças e transformações. E muitas dessas mudanças podem gerar conteúdos relevantes para a sua página.
Sendo assim, procure sempre se manter atualizado às notícias que dizem respeito ao seu campo de atuação. Se você oferece serviços de mídias sociais, por exemplo, uma mudança no algoritmo do Instagram pode ser uma excelente pauta para um artigo ou um vídeo.
Esse tipo de conteúdo ainda tem a vantagem de ser algo que, por ser muito novo, não carrega concorrência antiga. Ou seja, você pode ser o primeiro a produzir um artigo falando sobre aquele assunto, o que significa que qualquer usuário que queira saber mais sobre a novidade pode encontrar o seu site. O seu alcance, então, aumenta muito.
Faça listas
Listas são conteúdos muito atraentes no marketing digital. Isso porque elas costumam ser fáceis de ler.
Normalmente, quando você faz uma lista de algo, você divide o artigo em parágrafos pequenos ou subtítulos. Essa distribuição em itens contribui para a escaneabilidade do seu texto, tornando-o mais atraente para os usuários.
Descubra mais maneiras de produzir conteúdo para o seu site
Agora que você já conhece as principais maneiras de produzir conteúdo para o seu site, é hora de colocar em prática algumas dessas estratégias. E a melhor forma de fazer isso é com a ajuda de uma equipe especializada na área.
Por isso, vale a pena considerar contratar uma agência de marketing digital para a sua empresa. A Agência IMMA é uma ótima opção, contando com uma equipe altamente qualificada que oferece diversos serviços para impulsionar o seu negócio no mundo online. Entre em contato com a empresa e faça o seu orçamento!