Ao aprender sobre marketing digital, uma das siglas mais importantes que você vai conhecer é SEO. Trata-se de Search Engine Optimization, ou otimização para mecanismos de buscas. É uma ferramenta fundamental para o sucesso na internet, maximizando o alcance de qualquer site ou conteúdo.
Mas existem alguns erros básicos que podem afetar negativamente os resultados de uma otimização. Por isso, neste artigo, vamos ajudar você a saber mais sobre o assunto, enumerando 4 fatores que prejudicam o SEO. Continue com a leitura para descobrir que fatores são esses!
Conheça 4 fatores que prejudicam o SEO
A otimização para mecanismos de buscas é uma forma de tornar um site ou um conteúdo mais atraentes para plataformas como, por exemplo, o Google. Com a otimização, se torna mais fácil encontrar uma página através desses sites, porque ela passa a ocupar uma posição melhor nos resultados de buscas.
Sendo assim, fica claro que o SEO é crucial para garantir o alcance de uma página no mundo online. Por esse motivo, é necessário entender que tipo de coisas podem prejudicar o SEO de um site ou conteúdo. A seguir, então, vamos apresentar alguns elementos que podem estar afetando negativamente a sua estratégia. Confira!
URLs ilegíveis
Muitas pessoas não sabem, mas a URL de um site é um elemento fundamental para a sua otimização. Isso significa que URLs ilegíveis, com muitos números ou símbolos, podem prejudicar o SEO da sua página.
A solução, portanto, é optar por URLs fáceis de ler. A URL de uma página otimizada deve ser legível e simples. Ela também deve conter a palavra-chave da página em questão.
Palavras-chave muito gerais
As palavras-chave são os termos que um usuário digita na barra de buscas do Google quando procura por algo. É com esses termos que a plataforma encontra e ordena resultados relevantes. Trata-se, então, de um fator crucial para o SEO.
No entanto, nem todas as palavras-chave produzem bons resultados. Usar palavras-chave muito gerais (como, por exemplo, “marketing digital”) significa que você vai estar lidando com muita concorrência, o que prejudica a performance do seu site. Assim, é mais positivo optar por palavras-chave mais específicas (como, por exemplo, “como alcançar metas com o marketing digital”).
Site lento
Para o Google, é importante oferecer experiências positivas para os usuários. Por isso, a plataforma leva em conta quanto tempo um usuário costuma ficar em um site antes de ordenar os resultados de busca.
Desse modo, um site otimizado deve ser fácil de navegar, fazendo com que os usuários passem mais tempo nele. Isso quer dizer que um site lento pode ser prejudicial para o seu SEO.
Imagens sem otimização
Quando se fala em otimização, é comum esquecer o conteúdo visual. Mas as imagens de um site também devem ser adequadas às normas de SEO. Do contrário, você perde um grande alcance em potencial, proveniente do Google Imagens.
Assim, procure otimizar todas as imagens presentes no site da sua marca. A inclusão da palavra-chave no atributo alt, por exemplo, é uma mudança pequena que faz uma imensa diferença.
Por que investir em SEO?
Você já deve ter ouvido falar que o SEO é uma das principais formas de investimento em tráfego orgânico, não é verdade? E essa afirmação é correta. Quando o orçamento não é suficiente para captação de leads por meios pagos, investir em técnicas de tráfego orgânico acaba sendo a principal saída.
É claro que o SEO é essencial em qualquer momento, independente de a empresa investir ou não em formas de captação pagas, até porque, é muito comum a empresa distribuir seu planejamento em conjunto as maneiras orgânicas e pagas, dependerá do objetivo das campanhas e do planejamento de marketing.
O SEO é importante no tráfego orgânico, principalmente, por ser capaz de ajudar a empresa a captar a atenção dos clientes sem precisar pagar por anúncios, por exemplo. Isso porque um site bem otimizado com criação constante de conteúdo faz com que as métricas do Google entenda que ele é relevante para determinado segmento.
Assim, o Google começa a exibir o site da marca nas primeiras posições, o que implica diretamente na taxa de captação. Até porque, quem busca algo no Google além da primeira página? Quase ninguém. Vale ressaltar, ainda, que essa posição no Google implica diretamente na relevância da marca, já que costumamos julgar os conteúdos como mais relevantes de acordo com seu posicionamento na busca.
Mas para que este trabalho de SEO chegue a um bom resultado, é necessário entender que a otimização é um trabalho que pensa em longo prazo, por isso, os resultados não virão no dia seguinte. Mesmo assim, em poucos meses os resultados são notáveis. Marketing de Conteúdo, SEO, conteúdos direcionados e Inbound Marketing acabam se tornando parte dessas estratégias a longo prazo.
Por isso, é comum que as agências de marketing peçam um tempo hábil para demonstrar os resultados das estratégias de SEO adotadas, já que elas começam a aparecer, normalmente, após 3 meses do início dos trabalhos de Otimização e criação de conteúdo.
Dessa maneira, a melhor forma de ter uma estratégia de conteúdo mais assertiva e objetiva, é contando com a ajuda de profissionais especializados de uma agência de marketing digital, como a Agência IMMA. Esses profissionais podem ajudar a definir as métricas e as estratégias que serão usadas para a otimização.
Contrate uma agência de marketing digital para otimizar o seu site
Agora que você já conhece alguns dos principais fatores que prejudicam o SEO, é hora de pensar na otimização do seu site de forma prática. E, para fazer isso, vale a pena contratar uma empresa especializada no marketing online, como, por exemplo, uma agência de otimização e SEO.
Não sabe que agência contratar? A Agência IMMA é uma excelente opção. Quer saber mais? Então não precisa perder tempo. Entre em contato com a IMMA e faça já um orçamento para a sua empresa! Investir em profissionais é o primeiro passo para quem quer chegar ao sucesso no ambiente virtual com captação de leads e fidelização de clientes. Venha para a IMMA e invista na sua empresa.