4 dicas simples de como dar títulos para os posts do blog

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
06/11/2020
Marketing de Conteúdo

Qualquer empresa que usa o blog como ferramenta de marketing digital, sabe que um dos maiores desafios que esse recurso apresenta é fazer com que mais usuários cliquem nas postagens. E um fator que influencia muito no interesse das pessoas é o título dos posts. Sendo assim, surge a pergunta: Como dar títulos para os posts do blog?

Pensar em respostas para essa questão é fundamental para qualquer estratégia de marketing digital. Isso porque, se você aposta em uma ferramenta de marketing de conteúdo, como o blog, é preciso fazer tudo ao seu alcance para que mais usuários consumam o conteúdo em questão. Isso inclui criar títulos chamativos e atraentes. Por isso, neste artigo, vamos ajudar você nesta tarefa. Continue com a leitura para saber mais sobre o assunto!

4 dicas simples de como dar títulos para os posts do blog

Fonte: freepik.

Entenda como dar títulos para os posts do blog com essas dicas simples

O primeiro passo para escolher títulos para os posts do blog é selecionar quais são os assuntos que você vai abordar. Dessa maneira, você pode organizar os tópicos em questão e começar a pensar em títulos. O título de um post deve ser autoexplicativo e interessante o bastante para chamar a atenção do usuário. Construir esses títulos é mais difícil do que parece. A seguir, então, vamos dar algumas dicas que podem facilitar esse processo. Confira!

1- Faça listas

Listas são conteúdos muito populares na internet. Isso porque elas são fáceis de ler, sendo divididas em tópicos. Para um usuário, isso é um atrativo, pois permite que ele vá direto ao ponto do texto que o interessa mais. Sendo assim, é uma boa ideia criar títulos que deixem claro que o conteúdo postado é uma lista. Por exemplo, “8 dicas para melhorar a produção de conteúdo da sua empresa”.

As próprias métricas de SEO identificam que o conteúdo em lista é mais agradável. Dessa forma, se você usa tópicos em seu conteúdo e os enumera, o próprio SEO tende a dar uma avaliação melhor para o seu artigo. Até porque, com a vida corrida que as pessoas têm, nem sempre ver um conteúdo extenso é chamativo, o que aumenta a taxa de rejeição para com este conteúdo.

Use um conteúdo em lista

2- Inclua uma palavra-chave

As palavras-chave são termos que são digitados na barra de buscas do Google quando um usuário quer procurar por alguma coisa. Através desses termos, o Google encontra os links que são mais relevantes e os ordena nas páginas de resultados.

Fica claro, então, que as palavras-chave são elementos importantes para levar um usuário até um post no seu blog. Portanto, ao fazer uma postagem, tenha uma palavra-chave em mente para repetir ao longo do texto. Essa palavra também deve estar presente no seu título, para fazer com que o Google possa levar esse conteúdo a quem pesquisar por termos relevantes.

O ideal é que essa palavra seja específica. Isso porque termos mais gerais (como, por exemplo, “marketing digital”) produzem muitos resultados, tornando-os mais concorridos. Assim, é melhor optar por uma palavra-chave mais longa, que torne mais fácil para o seu conteúdo se destacar.

Escolhendo a palavra-chave para o seu artigo com a ajuda de uma agência

Fonte: freepik.

Usando palavras-chave mais específicas, é possível concorrer com menos buscas e, fazendo uso das estratégias de SEO corretas, as chances de fazer com que seu artigo fique na primeira página do Google são ainda maiores.

Apesar disso, é necessário fazer uma busca nos Trends da plataforma para saber se essa estratégia será assertiva. Os Trends servem para nos dar uma ideia da quantidade de busca determinada palavra-chave tem em um período de tempo. Assim, é possível identificar se essa palavra é muito buscada ou não.

3- Evite usar clickbait

O clickbait é uma forma de atrair o usuário para clicar em um conteúdo sob uma premissa falsa. Por exemplo: dizer que uma determinada celebridade disse alguma coisa muito polêmica, quando na verdade ela falou algo completamente diferente.

Esse tipo de conteúdo é muito mal visto na internet, e por boas razões. Afinal, é uma maneira de mentir para os usuários e tirar vantagem do seu interesse. Por isso, o melhor é evitar esse tipo de tática, que só prejudica a credibilidade da sua marca.

O uso de clickbait faz com que sua empresa perca totalmente a credibilidade e cria um certo desgosto dos seus conteúdos para com o público. Dessa forma, é praticamente impossível reverter essa imagem negativa, o que acaba com a reputação da empresa.

Criação de conteúdo sem clickbait

4- Faça uso de técnicas de SEO

As ferramentas de SEO estão disponíveis e servem como forma de otimização do conteúdo para os buscadores do Google. Fazendo uso de algumas métricas e estratégias de SEO, é possível otimizar determinado conteúdo para que o mesmo possa aparecer em uma boa posição na lista de busca do Google.

Esse tópico também leva em consideração a dificuldade de criar conteúdo e moldá-lo de acordo com essas métricas. Um exemplo de conteúdo para SEO é o uso de lista, como já mencionada anteriormente, o que faz seu material ganhar mais relevância na plataforma. Palavras-chave também é fundamental neste contexto.

O SEO é essencial para quem quer ter visibilidade no segmento de atuação. Com isso, fazer títulos bem chamativos que sigam as métricas de utilização dessa ferramenta faz com que seu blog esteja sempre entre os mais visitados.

Dicas de seo off page para o seu site

Contrate uma agência de marketing digital

Se você não sabe como dar títulos para os posts do blog, a melhor opção é contratar uma empresa especializada para cuidar desse veículo para a sua marca. Neste caso, a melhor opção é investir no trabalho de uma agência de marketing digital. A Agência IMMA possui uma equipe altamente qualificada que poderia dar conta do recado, produzindo conteúdo de alta qualidade para a sua empresa.

Nossa agência é especialista em marketing de conteúdo para o seu blog além de gestão e otimização de sites. E aí, tem interesse? Quer saber mais? Então não precisa perder tempo. Entre em contato com a agência e faça já um orçamento para a sua marca! Invista em conteúdo, aumente seu alcance com estratégias sólidas de marketing digital e produção de conteúdo online.

Agência de Gestão e Otimização de Sites

Veja também