4 dicas para usar notícias na sua estratégia de mídia social

As mídias sociais e o conceito de estar sempre conectado mudaram para sempre a forma como as notícias são produzidas, aumentando drasticamente a produção e a demanda por conteúdo. Mas como usar a mídia tradicional na digital? Confira 4 dicas para usar notícias na sua estratégia de mídia social.

4 dicas para usar notícias na sua estratégia de mídia social

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Atualmente, só o The Washington Post publica uma média de 1.200 reportagens, gráficos e vídeos por dia. E isso é muito conteúdo! Mas as mídias sociais têm dado a todos uma voz em diversas plataformas a partir das quais se pode expressar opiniões a quem queira ver. Todos podem ter a capacidade de criar conteúdo, o que certamente torna seu crescimento ainda mais exponencial.

E como as mídias sociais são essenciais no mix de marketing atualmente, esses fatores podem tornar uma estratégia incrivelmente complicada. Utilizar as últimas notícias para ajudar a amplificar uma mensagem de marca pode ser altamente eficaz, mas precisa que sua abordagem seja feita com muito cuidado para evitar problemas.

Mas como usar com sabedoria esse ciclo de notícias frenético das mídias sociais em sua vantagem? E como fugir de armadilhas que podem vir com o uso de notícias?

Veja 4 dicas para usar notícias na sua estratégia de mídia social:

Notícia na mídia social

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1. Tenha objetivos claros: o ciclo de notícias rápido nas mídias sociais parece ficar ainda mais louco a cada minuto. Na era do jornalismo clickbait, as pessoas estão começando a questionar a veracidade de toda e qualquer informação. E se você optar por usar notícias na sua estratégia de mídia social, precisa ter objetivos bem claros ao fazer isso.

As marcas usam notícias de última hora o tempo todo por vários motivos, mas o principal talvez seja capitalizar um tópico relevante à medida que ele vai ganhando atenção. Além disso, usar novidades na sua estratégia de mídia social também pode ser uma ótima oportunidade para transmitir os valores da sua marca.

Mas mesmo que uma novidade recente apresente uma oportunidade única para o seu negócio melhorar o alcance e o engajamento, não aja sem um plano. Certifique-se de saber exatamente o propósito de usar reportagens e notícias na sua estratégia de marketing digital.

Gestão de mídia social

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2. Observe todos os fatos: talvez o efeito colateral mais infeliz do constante ciclo de notícias nas mídias sociais seja que, em alguns casos, a cobertura que os meios de comunicação fazem nem sempre priorizam os fatos. Ao invés vez disso, eles preferem dar ênfase a velocidade para obter o conteúdo viral sem analisar bem os fatos e quem está envolvido.

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Devido à crescente quantidade de informações erradas ou inventadas publicadas nas redes sociais por veículos de comunicação na corrida para estar sempre a frente, as empresas podem facilmente perder sua credibilidade se as utilizam sem saber a história completa e a precisão dos detalhes. Embora grande parte disso seja culpa dos meios de comunicação, é preciso escolher as histórias e verificar sua veracidade. Por isso siga nossas dicas para usar notícias na sua estratégia de mídia social.

Observar todos os fatos é, talvez, o maior problema que as notícias enfrentam hoje, razão pela qual o Facebook anunciou recentemente seus planos na luta contra as falsas novidades através da sua nova parceria com o FactCheck.org.

Marketing digital

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3. Não se sinta obrigado a participar de debates ou tendências: muitas estratégias de mídia social atualmente são projetadas para atender a um cronograma. Esses horários são determinados examinando os dados das plataformas para encontrar os momentos em que os seguidores estão mais envolvidos e as postagens provavelmente alcançarão o maior número possível de usuários.

Sendo assim, quando uma grande notícia chega as redes sociais, é importante perceber que ao optar por usá-la provavelmente estará trocando uma publicação pensada e programada por uma notícia de última hora, que nem sempre foi checada. E isso pode ser um tanto perigoso.

Embora muito de uma estratégia bem-sucedida de marketing de conteúdo seja dependente de ser relevante e em sintonia com o mundo ao seu redor, nunca devemos nos sentir obrigados a participar de debates e tendências simplesmente para cumprir uma agenda. Quanto mais você se envolver com notícias, mais riscos estará correndo.

News

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Ao criar um cronograma de publicações para as redes sociais, é aconselhável dar preferência a conteúdos perenes, que serão relevantes por muito tempo. Esse tipo de informação não é sensível ao tempo e permanece objetiva, interessante e pertinente mesmo com a evolução contínua da indústria.

Usando essa estratégia, você não precisa se preocupar se houver um dia sem notícias especiais do seu nicho, nem precisará se esforçar muito em correr atrás de novidades para publicar nas suas redes sociais. Uma vez que você já tem vários conteúdos perenes em mãos, pode até republicá-los ou reciclá-los conforme a necessidade.

4. Considere o efeito de ondulação: quando você olha alguns dos maiores erros corporativos nas mídias sociais, pode perceber que muitos deles poderiam ser evitados considerando o efeito de ondulação. O fato de todos que todos tem voz nas mídias sociais torna quase inevitável que alguém se sinta ofendido por algo que você diz. No entanto, isso não deve impedir você de usar notícias na sua estratégia de mídia social.

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Mídias sociais

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Você só precisa ter certeza de que não irá ofender grandes grupos de pessoas com uma postagem. Embora praticamente quase nenhum post sobre notícias seja formulado com intenção maliciosa, muitas pessoas podem entender certos posicionamentos como uma forma barata de tentar fazer publicidade em cima da desgraça alheia. E essas pessoas nunca são tímidas em compartilhar suas opiniões.

Usar notícias de última hora nas mídias sociais para fins comerciais envolve um pensamento rápido, mas extremamente empático. Quando você elaborar algum post em cima de uma notícia, mostre-o ao maior número possível para ver como a postagem é entendida de diferentes ângulos. Isso também torna possível ver se existe a possibilidade de ofender alguém ou um grupo de pessoas.

Depois de ter uma ideia melhor da mentalidade geral, você estará bem mais bem posicionado para criar uma postagem que não seja tão insensível e acabar magoando uma pessoa ou mesmo grupo sociais ou minorias.

Estratégia de marketing digital

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Usar notícias na sua estratégia de mídia social é uma proposta de alto risco, mas que pode gerar uma alta recompensa. Você precisa planejar tudo com muito cuidado porque, como todos sabem, as pessoas nas mídias sociais não são pensam duas vezes antes de expressar suas opiniões.

Por outro lado, as mídias sociais se tornarão os polos mais populares para os usuários se manterem informadas e, se você optar por usar notícias para fins de marca, sempre olhe para o quadro geral.

Agora que você já conferiu as dicas para usar notícias na sua estratégia de mídia social da Agência IMMA, comece a colocá-las em prática!

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Sobre Rodrigo Darzi

Pai de 2 filhos. Especialista em Marketing Digital. MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.

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