4 dicas para melhorar o pós-venda da sua empresa

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
03/04/2020
Marketing Digital

Quando o assunto são vendas, muitos empresários acabam adotando um ponto de vista limitado. Nele, vê a transação comercial com o cliente como a luz no fim do túnel. Assim, considerando o objetivo final de uma longa jornada. Com isso, muitos ignoram a importância do período pós-venda. Ou seja, o período que segue a transação comercial e que é crucial para a fidelização de um cliente. Sendo assim, trouxemos dicas para evitar que você se esqueça desse momento tão importante na jornada de compra. Separamos, neste texto, 4 dicas para melhorar o pós-venda da sua empresa. Continue com a leitura para descobrir quais são elas!

4 dicas para melhorar o pós-venda da sua empresa

Fonte: freepik.

Conheça as 4 principais dicas para melhorar o pós-venda da sua empresa

Se você é um empresário e já estudou sobre o processo de vendas da sua empresa, com certeza você já está familiarizado com o funil de vendas. E, assim, com o que ele significa. Contudo, embora seja muito útil, o funil não é tudo. Achar que a relação de uma marca com um cliente termina quando este realiza uma compra é um erro gravíssimo, que pode custar caro a longo prazo.

Mas por quê? Bem, porque, como empresa, você deve buscar uma audiência fiel. Dessa forma, buscar clientes constantes, que tragam uma certa estabilidade para o seu negócio. Você quer ir além da venda única e fazer com que os consumidores sintam vontade de fazer negócio com você de novo e de novo. Em outras palavras, é preciso converter clientes em fãs.

E como é possível fazer isso? É aí que entra importância do pós-venda. A forma como a sua empresa interage com o consumidor depois da primeira compra do mesmo é crucial para determinar como a sua relação com aquela pessoa pode ou não se desenvolver no futuro.

Felizmente, existem muitas maneiras de melhorar o pós-venda da sua empresa. A seguir, vamos apresentar algumas das principais delas. Confira!

Conheça as 4 principais dicas para melhorar o pós-venda da sua empresa

Fonte: Freepik.

Valorize o feedback do cliente

Esquecer do cliente após a compra é uma falha grande que você não pode cometer. Ao invés disso, tome cuidado para perguntar ao cliente sobre como foi a experiência de compra para ele, e valorize o feedback que receber, seja ele positivo ou negativo.

Isso mostra ao consumidor que ele está sendo ouvido, e que a sua marca tem a intenção de melhorar a interação com o público cada vez mais. É uma forma muito efetiva de melhorar a percepção do cliente de você.

Sugira produtos ou serviços similares

Uma forma de aproveitar o período pós-venda para estimular o cliente a fazer outras transações é sugerindo produtos ou serviços similares ou complementares ao que ele já adquiriu. Com isso, você faz sugestões que são mais direcionadas para o que o cliente deseja, aumentando as chances de conseguir realizar mais uma venda.

Entre em contato com o cliente para saber se ele precisa de ajuda

Mostrar preocupação com a satisfação do cliente após a venda é muito benéfico para a relação entre consumidor e empresa. Por isso, vale a pena entrar em contato com o cliente por conta própria alguns dias após a compra e perguntar se ele está aproveitando o produto que adquiriu, se ele tem alguma dúvida sobre como usá-lo de maneira correta, etc. Essa pequena atitude demonstra uma postura atenciosa por parte da marca, o que agrada ao consumidor.

Entre em contato com o cliente para saber se ele precisa de ajuda

Fonte: Freepik.

Contrate uma agência de marketing digital para criar conteúdo pós-venda

Se você precisa de dicas para melhorar o pós-venda da sua empresa, é uma boa ideia recorrer a uma agência de marketing digital que possa ajudar você a criar conteúdo para essa etapa da fidelização do cliente. A Agência IMMA é uma ótima opção. Para mais informações, entre em contato e faça já um orçamento para a sua marca!

Veja também